segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SESPA capacita profissionais de saúde




A Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA através da 9ª Regional realizou  no fim do mês de novembro no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Dr. Waldemar Penna o primeiro Módulo do Curso de Formação de Agentes de Planejamento em Saúde. A atividade está sendo ofertada pelo Planeja SUS, Ministério da Saúde, é executado pela Escola Técnica do SUS em parceria com a SESPA. Participam do treinamento Secretários de Saúde e técnicos que trabalham na área de planejamento e gestão em saúde de 14 municípios da 9ª Regional. No município de Itaituba, oeste do Pará, um segundo pólo, também sob a jurisdição da 9ª Regional, reuniram-se mais cinco municípios para participar da mesma atividade.
 Neste primeiro módulo estão sendo ofertadas disciplinas de Epidemiologia, Sistema de Informação, Produção Textual e Metodologia do Trabalho Científico. Até março de 2010, encerramento do curso, mais três módulos deverão ser ministrados. O objetivo principal do curso é formar e capacitar os profissionais de saúde para trabalhar com os instrumentos de planejamento em saúde: Plano Municipal de Saúde, Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de gestão.
 O segundo módulo do curso deverá acontecer no período de 25 a 29 de janeiro de 2010. De acordo com a avaliação dos participantes, a partir deste primeiro módulo já é possível aproveitar o conteúdo do curso para detectar, diagnosticar e promover mudanças em seus pólos de atuação.

Nenhum comentário: