quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Hospital Regional promove Qualidade de Vida no trabalho





Com o objetivo melhorar a qualidade de vida dos profissionais o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará- Dr. Waldemar Penna, está proporcionando aos seus colaboradores, desde o mês de outubro, exercícios físicos através de ginástica laboral, gerando motivação, diversão e melhor desempenho e rendimento em suas atividades profissionais. O projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente – NEP do Hospital Regional, conta com a parceria de estagiários do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará – UEPA, que associa o aprendizado teórico da sala de aula com a experiência prática desenvolvida junto aos colaboradores do HRBA.


A ginástica laboral é ofertada em todos os turnos de trabalho no Hospital, nos dias de terça e quinta-feira, onde cada funcionário tem a liberdade de optar pelo exercício. Cada setor recebe atividades de acordo com o trabalho que desenvolve, deste modo, o objetivo da ginástica é atingido beneficiando a todos e focando diretamente a área de desgaste, seja ela física ou mental. Cerca de 260 colaboradores participaram das atividades e já sentem as melhorias decorrentes dos benefícios do exercício físico.
A Ginástica Laboral se caracteriza por ser uma atividade desenvolvida no ambiente de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica, através de exercícios, que vão compensar as estruturas utilizadas durante a função e ativar outras que não estejam sendo solicitadas. Durante esse trabalho o objetivo maior é prevenção das doenças conhecidas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Órteo-Muscular Relacionado ao Trabalho), desenvolvidas pela fadiga decorrente da tensão e repetitividade dos movimentos, prejudicando as articulações, músculos, nervos, e outras partes do corpo. Essas doenças são campeãs de afastamentos dos empregados de suas funções profissionais no Brasil.


 



2 comentários:

... disse...

Bem gostaria de deixar meu profundo recentimento pois percebo que apenas os colaboradores dos periodos matutino e vespertino são assistidos,nós dos plantoes noturnos somos sempre esquecidos seja com atividades como esta acima citada seja como treinamentos entre outros...
Agradeço com antecedencia no intuito de apartir de agora sermos mais assistidos..
"Uma boa noite a todos!!!"...

Blog do Regional disse...

Prezada Mari,

Informamos que este trabalho é voluntário dos estudantes da Universidade do Estado do Pará - UEPA e que dependemos da colaboração deles e dos horários destinados a este tipo de atividades.

No mais, informamos que estamos atentos as sugestões e agradecemos a observação feita por você.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará
Pró-Saúde