quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Hospital Regional de Santarém comemora o sucesso do “Outubro Rosa 2012” com uma mesa redonda.



 


O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, realizou durante todo o mês de outubro a Campanha Outubro Rosa 2012. Diversas ações internas e junto à Comunidade levaram informações sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. E na noite de ontem, 31 de outubro, o HRBA promoveu o encerramento da Campanha com uma atividade denominada de “Quarta Rosa” que contou a presença de médicos, Diretores do Hospital Regional, profissionais de diversas categorias e acadêmicos de medicina da Universidade do Estado do Pará.
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, fez a abertura da programação com uma retrospectiva das principais atividades desenvolvidas durante a Campanha Outubro Rosa 2012, destacando o envolvimento dos profissionais, a “Ação Rosa” feita na Comunidade de São Miguel no Rio Arapiuns, as participações em programas de rádio e televisão para divulgar a campanha e por fim, a grande “Caminhada Rosa” que aconteceu no último dia 27, do Hospital Regional até a Orla da cidade. “Temos a certeza de que foi o melhor Outubro Rosa que Santarém já viu. A participação de entidades públicas e privadas, o apoio da imprensa e, principalmente, o envolvimento da nossa população foi algo que nunca se viu antes. Todos os profissionais do HRBA estão de parabéns pelo comprometimento com essa nobre causa!”, concluiu Hebert Moreschi.
A “Quarta Rosa” promoveu o aprofundamento sobre a detecção precoce e o tratamento do Câncer de Mama, e envolveu especialistas do HRBA e profissionais que atuam na Saúde Pública de Santarém. A acadêmica do 3° ano de Curso de Medicina e Vice-Presidente da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do Oeste do Pará, Juliana Costa Carvalho, apresentou dados do SISMAMA (Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama) e falou sobre a importância do preenchimento adequado das solicitações de mamografia.
O ponto alto da “Quarta Rosa” foi a Mesa Redonda que discutiu relatos de casos feitos pelos acadêmicos, Fabio Henrique Dolzany Rosales, do 1° ano de Medicina e Membro da Liga Acadêmica de Oncologia do Pará, e Márcia Castro de Oliveira, aluna do 3° ano de Medicina e Presidente da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do Oeste do Pará. As discussões foram mediadas pelo Coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital Regional, Dr. Marcos Fortes, e contou ainda com a participação do Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, Dra. Angeluce Santos Médica Mastologista, Dr. Carlos Hummes, Médico Oncologista Clínico, Dr. Moacir Borelli, Médico Patologista, Dr. Bruno Moura, Responsável Técnico pelo Serviço de Radiodiagnóstico, Dr. Alberto Tolentino Sotelo, Médico das Unidades Básicas de Saúde e as Enfermeiras Hatalvany Gimenes e Janete Aguiar. Todos profissionais especializados que atuam no Serviço de Oncologia do HRBA.
 Para o médico Oncologista Clínico, Dr. Carlos Hummes, o evento contribuiu para que os profissionais presentes, principalmente para os acadêmicos de medicina, discutissem sobre os protocolos clínicos e cirúrgicos nos tratamentos de câncer de mama. “Esse foi um evento típico de um grande Hospital-Escola. Precisamos muitos outros momentos para debater, tirar dúvidas e ouvir opiniões que irão beneficiar principalmente os pacientes em tratamento”, ressalta Dr. Carlos.
A participação dos alunos da UEPA nos debates mostrou o envolvimento do Hospital Regional na formação de novos médicos para a região. “Além de prestar assistência de média e alta complexidade, o HRBA tem outra missão importante, que é a formação de profissionais de saúde para nossa região. Por isso, o encerramento das atividades do “Outubro Rosa 2012” não poderia ser melhor. A Mesa Redonda da “Quarta Rosa” foi um sucesso! Conseguimos envolver e promover a interação entre a nossa equipe multidisciplinar especializada com os acadêmicos de medicina, que serão os futuros médicos de nossa região. Atividades como essa contribuem de forma significativa para uma formação de excelência dos nossos acadêmicos. Estou muito feliz com os resultados que obtivemos. O HRBA busca diariamente a melhoria contínua dos seus serviços para levar uma assistência de qualidade, segura e humana para toda a população do oeste do Pará”, concluiu Hebert Moreschi.











Nenhum comentário: