sexta-feira, 20 de junho de 2014

HRBA investe na qualidade de vida de seus profissionais


Visando resguardar a saúde e integridade física dos seus colaboradores, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, por meio do Serviço Especializado de Medicina do Trabalho (SESMT), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), realizou nesta terça-feira, 17, uma atividade intitulada “Ginasticão no HRBA”. A programação iniciou às 8h30min na área externa do HRBA e marcou o encerramento do ciclo de atividades do 1º semestre da cinesioterapia laboral.

A professora de estágio supervisionado em saúde do trabalhador do curso de fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Sabina Lima de Carvalho, falou sobre a importância da pratica da ginástica laboral. “A Cinese laboral, popularmente conhecida como ginástica laboral, é importante termos no ambiente de trabalho, primeiro pela integração da própria equipe e no segundo momento pela importância de que as pessoas consigam em seu próprio ambiente de trabalho, desenvolver alguma dinâmica ou atividade que favoreça o processo laboral durante a execução da jornada”, explicou.

A programação já acontece há três anos e durante este tempo apresentou resultados significativos para o pleno desempenho das funções dos colaboradores do HRBA. “Esse é um trabalho que a gente já vem desenvolvendo há três anos e surgiu a partir da constatação que grande parte dos trabalhadores reclamava de dores musculares. Nos reunimos com as direções e apresentamos o projeto sobre o beneficio da ginástica para os colaboradores e tivemos um impacto significativo na redução de colaboradores afastados das suas atividades, o número de atestados e também o estresse diminuíram  e aumentou o rendimento no trabalho e a capacidade de trabalho em grupo”, enfatizou o Técnico em Segurança no Trabalho do SESMT, Hudson Rodrigo.
A programação visa combater o sedentarismo, estimular uma melhor qualidade de vida, além de orientar sobre técnicas de alongamento que garantirão ao colaborador uma postura mais adequada. “A ginástica nos motiva e incentiva a uma vida mais saudável. Aqui nós temos novidades trazidas pelos acadêmicos de fisioterapia para que a gente mantenha uma postura mais adequada no nosso local de trabalho, eles nos orientam a realizar esses exercícios antes da nossa rotina laboral e isso nos deixa mais dispostos a trabalhar”, declarou o auxiliar de faturamento, Leandro Tavares, que trabalha no HRBA há quatro anos e que participa de todas as edições do Ginasticão no HRBA.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, reconhece a importância da implementação desta atividade nos últimos três anos pelo SESMT. “A prevenção é sempre o melhor caminho. Temos um objetivo claro de estimular nossos profissionais a terem hábitos saudáveis de vida, como uma alimentação equilibrada e uma atividade física regular. Esses dois fatores são imprescindíveis para evitarmos doenças como a hipertensão e o diabetes, principais responsáveis por levar pacientes a adquirirem diversas patologias, dentre elas as cardíacas e renais. Outro questão importante é o fato de nossos profissionais se tornarem disseminadores de cultura voltada à vida saudável”, conclui Hebert.