quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Hospital Regional de Santarém comemora o sucesso do “Outubro Rosa 2012” com uma mesa redonda.



 


O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, realizou durante todo o mês de outubro a Campanha Outubro Rosa 2012. Diversas ações internas e junto à Comunidade levaram informações sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. E na noite de ontem, 31 de outubro, o HRBA promoveu o encerramento da Campanha com uma atividade denominada de “Quarta Rosa” que contou a presença de médicos, Diretores do Hospital Regional, profissionais de diversas categorias e acadêmicos de medicina da Universidade do Estado do Pará.
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, fez a abertura da programação com uma retrospectiva das principais atividades desenvolvidas durante a Campanha Outubro Rosa 2012, destacando o envolvimento dos profissionais, a “Ação Rosa” feita na Comunidade de São Miguel no Rio Arapiuns, as participações em programas de rádio e televisão para divulgar a campanha e por fim, a grande “Caminhada Rosa” que aconteceu no último dia 27, do Hospital Regional até a Orla da cidade. “Temos a certeza de que foi o melhor Outubro Rosa que Santarém já viu. A participação de entidades públicas e privadas, o apoio da imprensa e, principalmente, o envolvimento da nossa população foi algo que nunca se viu antes. Todos os profissionais do HRBA estão de parabéns pelo comprometimento com essa nobre causa!”, concluiu Hebert Moreschi.
A “Quarta Rosa” promoveu o aprofundamento sobre a detecção precoce e o tratamento do Câncer de Mama, e envolveu especialistas do HRBA e profissionais que atuam na Saúde Pública de Santarém. A acadêmica do 3° ano de Curso de Medicina e Vice-Presidente da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do Oeste do Pará, Juliana Costa Carvalho, apresentou dados do SISMAMA (Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama) e falou sobre a importância do preenchimento adequado das solicitações de mamografia.
O ponto alto da “Quarta Rosa” foi a Mesa Redonda que discutiu relatos de casos feitos pelos acadêmicos, Fabio Henrique Dolzany Rosales, do 1° ano de Medicina e Membro da Liga Acadêmica de Oncologia do Pará, e Márcia Castro de Oliveira, aluna do 3° ano de Medicina e Presidente da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do Oeste do Pará. As discussões foram mediadas pelo Coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital Regional, Dr. Marcos Fortes, e contou ainda com a participação do Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, Dra. Angeluce Santos Médica Mastologista, Dr. Carlos Hummes, Médico Oncologista Clínico, Dr. Moacir Borelli, Médico Patologista, Dr. Bruno Moura, Responsável Técnico pelo Serviço de Radiodiagnóstico, Dr. Alberto Tolentino Sotelo, Médico das Unidades Básicas de Saúde e as Enfermeiras Hatalvany Gimenes e Janete Aguiar. Todos profissionais especializados que atuam no Serviço de Oncologia do HRBA.
 Para o médico Oncologista Clínico, Dr. Carlos Hummes, o evento contribuiu para que os profissionais presentes, principalmente para os acadêmicos de medicina, discutissem sobre os protocolos clínicos e cirúrgicos nos tratamentos de câncer de mama. “Esse foi um evento típico de um grande Hospital-Escola. Precisamos muitos outros momentos para debater, tirar dúvidas e ouvir opiniões que irão beneficiar principalmente os pacientes em tratamento”, ressalta Dr. Carlos.
A participação dos alunos da UEPA nos debates mostrou o envolvimento do Hospital Regional na formação de novos médicos para a região. “Além de prestar assistência de média e alta complexidade, o HRBA tem outra missão importante, que é a formação de profissionais de saúde para nossa região. Por isso, o encerramento das atividades do “Outubro Rosa 2012” não poderia ser melhor. A Mesa Redonda da “Quarta Rosa” foi um sucesso! Conseguimos envolver e promover a interação entre a nossa equipe multidisciplinar especializada com os acadêmicos de medicina, que serão os futuros médicos de nossa região. Atividades como essa contribuem de forma significativa para uma formação de excelência dos nossos acadêmicos. Estou muito feliz com os resultados que obtivemos. O HRBA busca diariamente a melhoria contínua dos seus serviços para levar uma assistência de qualidade, segura e humana para toda a população do oeste do Pará”, concluiu Hebert Moreschi.











quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Hospital Regional realiza 1º Workshop de Estomaterapia do Oeste do Pará




A iniciativa da realização do primeiro Workshop de Estomaterapia do Oeste do Pará foi da Diretoria de Enfermagem do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro e envolveu diversas entidades locais e de outros municípios, atendendo aos multiprofissionais do HRBA, do Hospital Municipal de Santarém e do Hospital de Porto Trombetas, também administrado pela Pró-Saúde.
O Workshop objetiva atualizar os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem por meio de conhecimentos científicos para atuação segura e de qualidade no manuseio de feridas e estomas. Tais conhecimentos poderão ser utilizados tanto nas atividades em hospitais, quanto em clínicas geriátricas, clínicas de pediatria, programas de atenção básica à saúde, assistência domiciliar ou consultórios particulares.
A palestrante convidada, Enfermeira Lisiane Moreira, membro da Sociedade Brasileira de Estomaterapia, destacou a importância do evento para a região. “As feridas e os estomas são considerados problemas de saúde pública pela falta de preparo e de conhecimento do tratamento por parte da maioria dos profissionais. E depois deste evento, os profissionais estarão muito mais preparados para tratar, cuidar e prevenir lesões, sempre trabalhando com os pacientes como uma forma de reabilitação delicada”, disse a palestrante.
A estomia, além de provocar uma série de alterações físicas, gera dificuldades emocionais principalmente relacionadas a imagem corporal e o convívio social. Hoje, nos serviços assistenciais, existe um despreparo do profissional de enfermagem para tratar com pacientes estomizados, tanto no que se refere à técnica de cuidado, como também a necessidade de reabilitação e apoio psicossocial.  O 1º. Workshop de Estomaterapia do HRBA também abordou a atuação segura e humanizada de profissionais capacitados, aliados a evolução tecnológica de novos produtos e coberturas (curativos), o que proporcionará aos pacientes ações eficazes e definitivas relacionadas ao tratamento.
A coordenadora do evento, Enfermeira Daniela Mengon, Diretora de Enfermagem do HRBA, avaliou como positivo o resultado dos dois dias de treinamento. “Nós temos muitos pacientes, tantos oncológicos quanto de outras patologias, que apresentam feridas e estomas. Esse Workshop, com participação de uma palestrante membro da Sociedade Brasileira de Estomaterapia, Enfa. Lisiane, foi um sucesso total pelo alto nível das informações repassadas e pela presença de todos os profissionais envolvidos diretamente no tema do evento”, ressaltou Daniela.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, o evento terá seu melhor resultado nos próximos dias, na melhoria da assistência que os profissionais que participaram do Workshop prestarão aos seus pacientes. “Por muito tempo o sucesso do tratamento de qualquer paciente foi vinculado exclusivamente ao bom resultado cirúrgico. Mas, sabemos que a assistência pós-operatória é importantíssima para que o tratamento cirúrgico proposto obtenha o objetivo desejado. Além disso, temos as úlceras por pressão, que podem aumentar em muito o tempo de permanência, os custos da assistência e comprometer o sucesso do tratamento proposto. Portanto, parabenizo a Direção de Enfermagem e a todos os profissionais que participaram desse belo evento. Tenho certeza de que as informações repassadas trarão uma melhor qualidade e segurança da assistência do HRBA e dos demais serviços de saúde que estavam presentes”, concluiu Hebert Moreschi.






terça-feira, 30 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém realiza mais ações da " Campanha Outubro Rosa 2012"




 


Na manhã de sexta-feira, 26, o assunto foi tema do “Programa Rural Debate” da Rádio Rural, e contou com a presença de uma das coordenadoras da campanha em Santarém, Dra. Nádia Berreta, que falou sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama para o sucesso do tratamento, do Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, que esclareceu dúvidas sobre a disponibilização e solicitação dos exames de mamografia no Hospital Regional, da Enfermeira Hatalvany Gimenes, que explicou sobre os procedimentos em uma paciente com tumor mamário maligno e os fatores de risco para a ocorrência do câncer de mama. Além do médico mastologista do HRBA, Dr. Rui Alho, que falou das complicações em pacientes com detecção do tumor em estágio muito avançado. O debate também levou informações importantes para os ouvintes que participaram por telefone fazendo diversas perguntas relacionadas ao tema.
No último sábado, 27, os profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, participaram da “Caminhada Rosa” de conscientização para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
A caminhada teve participação de cerca de 100 pessoas, dentre elas o Diretor Geral do HRBA Hebert Moreschi, a Diretora Administrativo-Financeira Meredith Barcelos, a Diretora de SADT(s) Tatiane Santos e Karine Niess, da Coordenação de Radiodiagnóstico e Imagem do HRBA. Também estiveram presentes profissionais de diversos setores,  Acadêmicos de Enfermagem e Radiologia, do IESPES e CEPROEN, familiares  e pacientes atendidos pelo HRBA. A movimentação fez parte das ações do HRBA na Campanha "Outubro Rosa 2012", que iniciou na segunda quinzena de outubro, com atividades informativas internas e externas.
A caminhada partiu do portão de entrada do Hospital Regional e seguiu até o centro de Santarém, onde o se concentrava o grupo com cerca de 300 outros participantes, coordenados pela Dra. Nádia Berreta, que promove a campanha há quatro anos. A caminhada percorreu as ruas do centro da cidade até a Praça do Pescador.
A Campanha Outubro Rosa tem o objetivo de sensibilizar, alertar e orientar mulheres e homens quanto ao risco que o câncer de mama representa. Em Santarém, durante o mês de outubro, vários órgãos parceiros da campanha desenvolveram ações com o intuito de promover a prevenção do câncer de mama e, principalmente, estimular a solicitação e realização da mamografia nas mulheres que estejam dentro do protocolo.
"É preciso desmistificar o exame. É simples e não dói nada. Muitas mulheres fazem. Mas, têm medo de saber o resultado. A questão é que, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento", afirmou o Dr. Telmo Moreira.
"O único exame que detecta de forma mais precisa este tipo de câncer é a mamografia. O autoexame é importante mais ele só detecta a doença em estágio avançado. Outros casos, como a microcalcificação agrupada, só podem ser identificados através da mamografia", alertou a mastologista do HRBA, Dra. Angeluce Santos.
A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões ainda muito pequenas. “Estou muito feliz com a participação e receptividade da nossa população em relação à Campanha Outubro Rosa 2012. A união de forças dos serviços de saúde públicos, privados e de outros segmentos da sociedade mostram o quanto o tema é importante. A “Caminhada Rosa” foi um sucesso! Tenho certeza de que a partir do movimento realizado nesse ano, nossa cidade e região estarão mais conscientes e alertas quanto a necessidade de realização da mamografia para a detecção precoce e tratamento do câncer de mama em seu estágio inicial, o que aumenta significativamente a possibilidade de cura. Também faço um alerta aos homens: câncer de mama não é uma exclusividade feminina. A cada 100 casos diagnosticados em mulheres, temos 01 caso em homens. O preconceito e a desinformação fazem com que o diagnóstico seja tardio, dificultando o tratamento”, afirmou Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.
As ações da Campanha Outubro Rosa 2012 serão encerradas na quarta-feira, 31, com a realização de uma “Mesa Redonda” no Auditório do Hospital Regional de Santarém, voltada para profissionais da saúde, principalmente, médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Serão debatidas questões relacionadas ao protocolo de solicitações de mamografia, dados estatísticos e os tratamentos oferecidos pelo Serviço de Oncologia do HRBA.