sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

HMFI realiza Passeio Ciclístico em Prol da Saúde neste domingo (27)


Neste domingo (27) o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu – Pró Saúde realizará a primeira edição do Passeio Ciclístico do HMFI. O evento terá início às 8 horas, com concentração em frente ao hospital.
Além de uma promoção de saúde o passeio também busca a aquisição de fraldas descartáveis para doação. Pacotes devem ser levados à corrida no ato da inscrição. Durante o evento, serão distribuídas camisetas, protetor solar, água mineral e haverá aluguel de bicicletas. Os participantes também serão recebidos com uma mesa de frutas.
O trajeto do passeio compreenderá as avenidas Adoniran Barbosa (frente do hospital), Duque de Caxias, JK, Tancredo Neves e Sílvio Américo Sasdeli. O encerramento do passeio será no Gramadão da Vila, onde a equipe de fisioterapia do HMFI fará exercícios. Durante o trajeto haverá a presença de ambulância e apoio da Guarda Municipal.
O Passeio Ciclístico é uma realização do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, parceria da Prefeitura Municipal e patrocínio da Pró Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, Altair Cycles, Sanepar, JMB Exportação e Super Muffato.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Alimentação à base de fibras reduz risco de morte em 22%, diz estudo


Comer bastante fibra ajuda a prevenir contra doenças cardiovasculares, infecciosas e respiratórias, reduzindo, desta forma, o risco total de morte em até 22%. Esses são os resultados preliminares de um estudo feito nos Estados Unidos e que será divulgado na revista da Associação Médica Americana.
Pesquisadores americanos do Instituto Nacional do Câncer avaliaram informações sobre 219.123 homens e 168.999 mulheres, que responderam um questionário sobre alimentação no início do acompanhamento, entre 1995 e 1996, e foram reavaliados nove anos depois. Nesse tempo, morreram 20.126 homens e 11.330 mulheres.
As fibras são nutrientes que não são digeridos pelo organismo e que não possuem calorias. Elas são encontradas em nozes, legumes, cereais integrais, farelos, pão integral, frutas e vegetais. De acordo com Yikyung Park, um dos autores do estudo, o consumo diário de fibras pelos participantes do estudo variou entre 13 g a 29 g para os homens, e 11 g a 26 g para as mulheres.
Os resultados mostraram que os que consumiram mais fibras (20% entre todos os voluntários) tiveram um risco de morte 22% menor na comparação com aqueles que comiam menos o nutriente.
Os pesquisadores afirmam que uma série de estudos já vem demonstrando os benefícios das fibras contra doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade. Segundo Park, a fibra auxilia na digestão, reduz o nível de colesterol, melhora os níveis de glicose e da pressão, diminui inflamações, entre outros benefícios.
O recente estudo americano demonstrou ainda que o risco de desenvolver uma doença cardiovascular, infecciosa ou respiratória, entre aqueles que consumiram a maior quantidade de fibras, diminuiu de 24% a 56% nos homens, e de 34% a 59% nas mulheres.
- Uma dieta rica em fibra alimentar pode proporcionar benefícios significativos para a saúde.
Fonte: R7