sexta-feira, 19 de abril de 2013

Hospital Regional de Santarém rumo ao Nível II da Organização Nacional da Acreditação

HRBA celebrou a manutenção da Acreditação após auditoria de qualidade da ONA
Com o objetivo de garantir uma assistência de qualidade e segurança aos seus usuários, o Hospital Regional de Santarém (HRBA), administrado pela Pró-Saúde, no período de 15 a 18 de abril, passou por uma avaliação criteriosa da manutenção do seu Certificado de Acreditação. Em todo o país, dos mais de sete mil hospitais cadastrados, poucos são aqueles que possuem a certificação dentro dos padrões da Organização Nacional da Acreditação.
A Acreditação está baseada em um sistema de avaliação e certificação de instituições de saúde. Nessas avaliações existem três níveis: O Nível I, que é a Acreditação baseada na Segurança Assistencial do usuário. O Nível II, que é a Acreditação Plena, baseada na interação dos diversos processos e das áreas e o Nível III, que é a Acreditação com Excelência, em que a qualidade e segurança estão perpetuadas dentro do processo de Gestão. “O Hospital Regional conquistou há um ano o Nível I, seguindo os requisitos do manual da ONA, e estamos caminhando a passos largos para atingirmos o Nível II. Estamos muito felizes com os resultados obtidos. O HRBA tem atingido um patamar de qualidade e segurança em seus processos muito rápido. Por isso, o resultado da avaliação de manutenção do Nível I superou nossas expectativas. Agora é trabalharmos para, em muito breve, atingirmos o Nível II”, informou a Assessora da Qualidade do HRBA, Veruska Ramalheiro, que comemorou a manutenção do Certificado de Acreditação do HRBA.

Veruska, Manoel, Meire, Hebert, Tatiana, Daniella e Diego
Segundo a Assessora da Qualidade, a conquista do Certificado de Hospital Acreditado significa a melhoria contínua da assistência prestada pelo HRBA aos seus usuários. “A Acreditação é um sistema de avaliação que trabalha a educação continuada. Com o comprometimento e a competência de nossos profissionais, se torna um caminho sem volta. O Certificado da Acreditação é um selo que demonstra que o HRBA é um hospital que oferece qualidade e segurança, tanto para que utiliza os seus serviços, quanto para os profissionais que atuam conosco”, externou Veruska, após citar que as Auditorias de Avaliação, realizadas pela Fundação Vanzolini, ocorrem de forma contínua.

Comemoração entre os colaboradores após resultado da auditoria
A conquista e a manutenção do Certificado do HRBA de Hospital Acreditado passa por uma rigorosa avaliação que tem como único objetivo assegurar a qualidade, a segurança e a humanização dos serviços prestados aos seus usuários. “ Realmente, a visita de manutenção do nosso Certificado de Hospital Acreditado apresentou um resultado fantástico. Atingimos uma condição de Certificação de Nível II mais rápido do que o planejamento inicial. De todos os nossos serviços, cerca de 90% já estão em Nível II. Essa conquista foi viabilizada graças a metodologia de Gestão da Pró-Saúde, do apoio e investimentos feitos pelo Governo do Estado, através da SESPA e do Grupo Técnico de Controle dos Hospitais Regionais e Metropolitano. Mas, principalmente, pela competência, comprometimento e trabalho incessante dos médicos, enfermeiros, técnicos, administração e todos os demais profissionais que formam a “Família HRBA”. E o melhor de tudo é que toda a Sociedade ganha com a evolução do HRBA. Vamos rumo ao Nível II!”, afirmou Hebert.
Auditoras da ONA divulgam resultado e parabenizam HRBA
Diretores de Apoio, Enfermagem, SADT, Financeiro e Direção Geral

terça-feira, 16 de abril de 2013

Legislativo Montealegrense aprova requerimento de louvor e congratulações ao Hospital Regional de Santarém

A Câmara Municipal de Vereadores de Monte Alegre, município situado às margens do Rio Amazonas, aprovou no último dia 25 de março um requerimento do vereador Jezreel Souza de Meireles enviando votos de louvor e congratulações ao HRBA, ao Diretor Técnico do Hospital Regional de Santarém, Dr. Erik Jennings e toda sua equipe, pelo avanço na saúde pública da região com o processo de credenciamento do HRBA junto ao Ministério da Saúde para a realização de transplantes de órgãos.

O Vereador ressaltou que “O Oeste do Pará vive hoje um momento muito especial para a saúde de alta complexidade. "O Hospital Regional já é uma referencia nacional de qualidade. No ano de 2012, o Hospital Regional de Santarém realizou com sucesso quatro captações de órgãos e após o credenciamento, iniciará a realização de transplantes, começando pelo de rins, em função da grande quantidade de pacientes renais crônicos que aguardam na lista de espera”, disse o Vereador em seu pronunciamento.
Dr Erik, Diretor Técnico do HRBA recebeu votos de louvor e congratulações

Com a aprovação do requerimento não apenas a Direção Técnica do HRBA recebeu os votos de louvor, congratulações e reconhecimento do Povo Montealegrense. Mas, toda a “Família HRBA”. A cópia do requerimento encaminhado para Santarém também foi enviado a Assembleia Legislativa do Pará, à Deputada Josefina Carmo, à Prefeitura de Monte Alegre, às Igrejas Católica, Evangélicas, Colônia de Pescadores Z-11, Federação das Associações dos Bairros e Meios de Comunicação.
  
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, agradeceu ao Vereador e à População Montealegrense pelo reconhecimento. “ Temos trabalhado intensamente para aprimorar cada vez mais o atendimento do HRBA, e principalmente, trazer novos serviços de Alta Complexidade para o Oeste do Pará. As perspectivas para 2013 são excelentes. São vários os projetos em andamento, destacando-se a realização de Transplantes. Reconhecimentos como esse motivam ainda mais toda nossa equipe. Em nome de toda “Família HRBA”, eu e o Dr. Erik Jennings agradecemos imensamente ao Vereador Jezreel, a Câmara de Vereadores e a toda População Montealegrense pelos votos de louvor e congratulações”, afirmou Hebert.

Abaixo cópia do requerimento apresentado em sessão ordinária realizada em 25 de março deste ano.



segunda-feira, 15 de abril de 2013

Hospital Regional de Santarém na luta contra o Câncer



Palestras aconteceram em todas as recepções do HRBA
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realiza durante todo este mês de abril uma vasta programação interna e externa. A programação é uma iniciativa da equipe multiprofissional do HRBA e será destinada a todos os usuários, acompanhantes e colaboradores do hospital. A primeira campanha deste ano tem como foco principal a saúde do homem e visa realizar esclarecimentos sobre alguns mitos que durante anos afastaram os homens dos consultórios médicos.

A abertura da programação aconteceu no dia 8 de abril, segunda-feira, quando foi realizada a distribuição de material educativo aos pacientes e usuários do hospital. “O Grupo de Humanização do Hospital Regional segue um cronograma que é repassado pelo Ministério da Saúde. Seguindo esse cronograma, nós buscamos juntar duas datas importantes que é o 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e o 8 de abril, o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, para chamar a atenção quanto a necessidade da prevenção das doenças, principalmente o câncer”, disse a Psicóloga Gabriela Fortes, Coordenadora do Grupo de Humanização do HRBA.

Enfermeira Hatalvany orienta usuários do HRBA
No dia 9, terça-feira, a programação teve continuidade com palestras ministradas pela enfermeira Hatalvany Gimenes, que incentivou, principalmente os homens, a buscarem informações e acompanhamento médico como formas de prevenção. “Os cuidados com a saúde não devem ter idade. Mas, para os homens a partir de 40 anos a recomendação é que eles procurem o posto de saúde para fazer uma consulta com o clínico geral ou com o urologista, e se ele faz parte do grupo de risco, fazer o preventivo anual”, falou a enfermeira ao mencionar a necessidade dos exames para detecção precoce do câncer da próstata.

A Coordenadora da Radiologia do HRBA, Karine Niess, falou sobre a importância da realização da campanha em todos as áreas do HRBA. “A campanha nasceu da busca continua de sempre proporcionar o melhor para os nossos usuários. As palestras abriram um novo ciclo de prevenção contra os diversos tipos de câncer. Este mês estamos abordando o câncer de próstata e já realizamos diversas palestras com o intuito de orientar e conscientizar os usuários que se encontravam nas dependências do HRBA”, disse Karine.

Além desta programação, o HRBA realizará neste mês de abril outras ações como a “Caravana da Esperança” e a “Força Masculina”, no próximo dia 26, sexta-feira, na Comunidade da Boa Esperança. Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, essas ações são fundamentais para despertar na população um comportamento voltado para a prevenção. “ O HRBA é um hospital de média e alta complexidade. Mas, a prevenção é sempre o melhor caminho. Com o câncer não é diferente. Uma população informada e que mantém hábitos saudáveis é, com certeza, uma população mais saudável. Em 2013, teremos uma fasta programação de atividades externas, em que levaremos a nossa equipe especialidade para atuar junto às Comunidades, principalmente, as mais distantes e que têm maior dificuldade de acesso aos nossos serviços”, concluiu Hebert.