terça-feira, 22 de julho de 2014

HRBA recebe velejadora sueca para palestra 'O impossível é um fantasma em sua mente”



Na sexta-feira, 18, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) recebeu a fisioterapeuta sueca Eva Kullgrer para ministrar uma palestra motivacional, aos colaboradores e pacientes em tratamento do Câncer, denominada 'O impossível é um fantasma em sua mente”. A palestra aconteceu no auditório do HRBA, às 8h30, e teve duração de aproximadamente 1h30, período em que todos puderam conhecer um pouco sobre a vida da fisioterapeuta sueca, que após completar 51 anos resolveu realizar um sonho de infância: velejar. Porém, sua paixão ganhou novos rumos, atravessando o Atlântico e passando por 19 países.



Uma viagem que iniciou há 4 anos, em agosto de 2010, no pequeno veleiro feito de fibra e madeira denominado de Olina, uma homenagem aos filhos Oliver e Ina. Em sua bagagem, a velejadora acumula histórias interessantes de sua passagem por 19 países e também, a travessia do Atlântico. “Quando planejei a viagem, jamais pensei que iria aparecer um câncer. Mas, a vida é assim, cheia de surpresas e desafios para vencer. Os médicos falam que o câncer é traidor. Eu não estarei plenamente curada antes de cinco anos. Todos os anos eu faço a revisão buscando novos nódulos e permaneço tomando a medicação”, falou Eva.


Sua palestra é baseada em suas vivências. Histórias de coragem, disciplina e determinação de alguém que dedicou a vida ao trabalho e família, que sofreu a dor do fim de um casamento e teve que buscar forças para enfrentar um câncer, uma história real de superação. “Você pode vencer e seguir! Só porque um médico diagnosticou um câncer não significa que será o final da vida. Nos primeiros dias você chora muito. Após esse primeiro tempo, você observa que pode vencer e seguir fazendo uma vida mais ou menos normal. Agora eu quero compartilhar minha história com outras pessoas para que elas realizem seus sonhos. Eu penso que estou curada. Há diferentes formas de se ver a vida”, complementou a velejadora, que segue só em sua viagem.


O diretor técnico do HRBA, Dr. Erik Jennings, explicou que o papel do hospital não é só tratar a doença, é também levar aos nossos pacientes uma força interior para que eles possam saber que é possível vencer essa doença. O objetivo da palestra foi promover a motivação, tanto em colaboradores quanto em pacientes do HRBA. “É importante mostrar o exemplo dela que durante a viagem descobriu um câncer, se tratou e até hoje toma medicação para o controle do câncer, velejando o mundo inteiro, atravessando o Atlântico sozinha em um barco de pouco mais de 8m. Essa mensagem que ela trouxe foi importante para os nossos funcionários e os nossos pacientes que lidam com o câncer, e também pra nós como pessoas pra sabermos que é possível vencer os desafios”, declarou o diretor técnico.


Atualmente, o HRBA é reconhecido como um centro de referência em oncologia. A realização de palestras motivacionais e ações voltadas para os aspectos psicológicos do tratamento também fazem parte da rotina de colaboradores e usuários. “Nós somos um hospital referência no tratamento oncológico e ela (Eva) é um bom exemplo, pois mostra que o câncer não é o fim. É uma etapa difícil, mas existe vida após tratamento do câncer. Hoje, trouxemos esta palestra que foi muito proveitosa para todos nós, que nos acomodamos ao invés de reagirmos e batalharmos perante os desafios da vida”, disse o diretor geral, Hebert Moreschi.


Moreschi também citou o trabalho desenvolvido por toda a equipe de Oncologia do HRBA, que com pouco mais de 5 anos já é uma referência em toda Região Norte do País, graças ao projeto do Governo do Estado de descentralização da saúde de alta complexidade. “Nós temos um serviço completo de oncologia no HRBA, tanto na assistência cirúrgica quanto na clínica, com radioterapia, quimioterapia e inúmeras possibilidades de tratamento. Hoje, somos uma referência para o Oeste do Pará e outros estados da Região Norte”, finalizou.