terça-feira, 30 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém realiza mais ações da " Campanha Outubro Rosa 2012"




 


Na manhã de sexta-feira, 26, o assunto foi tema do “Programa Rural Debate” da Rádio Rural, e contou com a presença de uma das coordenadoras da campanha em Santarém, Dra. Nádia Berreta, que falou sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama para o sucesso do tratamento, do Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, que esclareceu dúvidas sobre a disponibilização e solicitação dos exames de mamografia no Hospital Regional, da Enfermeira Hatalvany Gimenes, que explicou sobre os procedimentos em uma paciente com tumor mamário maligno e os fatores de risco para a ocorrência do câncer de mama. Além do médico mastologista do HRBA, Dr. Rui Alho, que falou das complicações em pacientes com detecção do tumor em estágio muito avançado. O debate também levou informações importantes para os ouvintes que participaram por telefone fazendo diversas perguntas relacionadas ao tema.
No último sábado, 27, os profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, participaram da “Caminhada Rosa” de conscientização para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
A caminhada teve participação de cerca de 100 pessoas, dentre elas o Diretor Geral do HRBA Hebert Moreschi, a Diretora Administrativo-Financeira Meredith Barcelos, a Diretora de SADT(s) Tatiane Santos e Karine Niess, da Coordenação de Radiodiagnóstico e Imagem do HRBA. Também estiveram presentes profissionais de diversos setores,  Acadêmicos de Enfermagem e Radiologia, do IESPES e CEPROEN, familiares  e pacientes atendidos pelo HRBA. A movimentação fez parte das ações do HRBA na Campanha "Outubro Rosa 2012", que iniciou na segunda quinzena de outubro, com atividades informativas internas e externas.
A caminhada partiu do portão de entrada do Hospital Regional e seguiu até o centro de Santarém, onde o se concentrava o grupo com cerca de 300 outros participantes, coordenados pela Dra. Nádia Berreta, que promove a campanha há quatro anos. A caminhada percorreu as ruas do centro da cidade até a Praça do Pescador.
A Campanha Outubro Rosa tem o objetivo de sensibilizar, alertar e orientar mulheres e homens quanto ao risco que o câncer de mama representa. Em Santarém, durante o mês de outubro, vários órgãos parceiros da campanha desenvolveram ações com o intuito de promover a prevenção do câncer de mama e, principalmente, estimular a solicitação e realização da mamografia nas mulheres que estejam dentro do protocolo.
"É preciso desmistificar o exame. É simples e não dói nada. Muitas mulheres fazem. Mas, têm medo de saber o resultado. A questão é que, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento", afirmou o Dr. Telmo Moreira.
"O único exame que detecta de forma mais precisa este tipo de câncer é a mamografia. O autoexame é importante mais ele só detecta a doença em estágio avançado. Outros casos, como a microcalcificação agrupada, só podem ser identificados através da mamografia", alertou a mastologista do HRBA, Dra. Angeluce Santos.
A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões ainda muito pequenas. “Estou muito feliz com a participação e receptividade da nossa população em relação à Campanha Outubro Rosa 2012. A união de forças dos serviços de saúde públicos, privados e de outros segmentos da sociedade mostram o quanto o tema é importante. A “Caminhada Rosa” foi um sucesso! Tenho certeza de que a partir do movimento realizado nesse ano, nossa cidade e região estarão mais conscientes e alertas quanto a necessidade de realização da mamografia para a detecção precoce e tratamento do câncer de mama em seu estágio inicial, o que aumenta significativamente a possibilidade de cura. Também faço um alerta aos homens: câncer de mama não é uma exclusividade feminina. A cada 100 casos diagnosticados em mulheres, temos 01 caso em homens. O preconceito e a desinformação fazem com que o diagnóstico seja tardio, dificultando o tratamento”, afirmou Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.
As ações da Campanha Outubro Rosa 2012 serão encerradas na quarta-feira, 31, com a realização de uma “Mesa Redonda” no Auditório do Hospital Regional de Santarém, voltada para profissionais da saúde, principalmente, médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Serão debatidas questões relacionadas ao protocolo de solicitações de mamografia, dados estatísticos e os tratamentos oferecidos pelo Serviço de Oncologia do HRBA.































Nenhum comentário: