sexta-feira, 17 de julho de 2015

Biblioteca do HRBA recebe doação de mais de 250 volumes

Érik Jennings, Hebert Moreschi, Selva Jennings, Luiz Otávio Simões e Daniel Simões. Ao centro, o retrato do médico Paulo Jennings, a quem o acervo pertencia.

A biblioteca do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) recebeu, nesta quinta-feira (16), a doação de 238 livros, 45 CDs e DVDs, 11 revistas, 11 livros eletrônicos e duas apostilas. O acervo aborda várias áreas médicas, como anatomia, cardiologia e neurologia. A doação foi da família do médico santareno Paulo Jennings, falecido em 2011, – que atuava em São Paulo. A entrega mereceu uma cerimônia no auditório do hospital; contou com a participação de familiares e amigos do médico, além de médicos residentes e colaboradores do HRBA.
A iniciativa foi da esposa do médico, Lândia Jennings, e das filhas Cláudia, Felícia e Beatriz.  “Apesar de atuar em São Paulo, Paulo Jennings trabalhava em prol dos pacientes daqui de Santarém e da região. Sua esposa e filhas acharam que nada era mais significativo do que trazer o acervo para o hospital, para que possa ser útil aos residentes que estão em formação”, explica o neurocirurgião do HRBA, Érik Jennings.
O Diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA, Luiz Fernando Gouvêa, falando da importância dessa doação para a formação médica em Santarém, diz que “a doação vem  complementar e a enriquecer mais ainda o acervo da nossa biblioteca, que é de acesso comum tanto para os colaboradores do hospital, quanto para os acadêmicos.”
O Hospital Regional do Baixo Amazonas, gerido pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar - Pró-Saúde, é o primeiro do Norte, fora de uma capital, a obter a certificação  Hospital de Ensino e Pesquisa.
O Diretor Geral da instituição, Hebert Moreschi, reafirma a necessidade do constante aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nesse hospital do estado. “Para nossa região, isso é muito importante. Nós temos uma carência muito grande de profissionais de saúde atuando em Santarém e nos municípios vizinhos. Nossa missão, além de prestar assistência de alta complexidade, é também de formar profissionais para atuar na região, dando suporte ao curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará -  Uepa.”
A doação realizada pela família do médico Paulo Jennings elevou o acervo da biblioteca do HRBA para 1318 volumes. “O gesto da família do Dr. Paulo Jennings é muito importante. Mesmo não estando mais conosco, ele continua, com sua memória, contribuindo para a formação das pessoas e crescimento da saúde em nossa região”, diz Moreschi, ao agradecer a doação. E “a família se sente agradecida pelo Hospital Regional ter aceitado a doação, cuidando das obras e fazendo com que seja útil para os profissionais e pacientes”, finaliza Érik Jennings.











terça-feira, 14 de julho de 2015

Colaboradora do HRBA promove reciclagem

Waneide Ferreira atua como telefonista no HRBA (Foto: Joab Ferreira)
A criatividade da telefonista do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Waneide Ferreira, de 37 anos, não tem limite. Ela reaproveita materiais usados no hospital, como tampas de medicamentos, para confeccionar diversos objetos e jogos educativos, como quebra-cabeças, números e letras, desenhos, cartões e agendas.
Waneide deixa um coletor, em cada clínica do hospital, reservado especificamente para os materiais que podem ser reaproveitados. Após a coleta, é feita a higienização e, a partir deste processo, a artista dá uma nova forma aos objetos que seriam jogados no lixo.
“É muito importante contribuir com o meio ambiente. E, para mim, a melhor ideia é permitir que a criança aprenda brincando. As escolas e os pais querem ensinar o aluno e os filhos, forçando eles a aprender. E, muitas vezes, se a criança pegar um brinquedo educativo, ela vai aprender brincando e vai se divertir”, diz Waneide.
Não é de agora que Waneide tem intimidade com a arte. Desde pequena, timidamente, pintava alguns poucos guardanapos.  A partir dos 10 anos, foi se soltando, pintando quadros e confeccionando artesanatos. Agora, está mais voltada para a educação infantil, colocando em prática o que tem aprendido em seu curso de pedagogia.
“Eu pretendo fazer uma cartilha. Quero criar o alfabeto com essas peças e fazer vários jogos com números. As ideias estão surgindo. Vou vendo os materiais disponíveis e  tendo ideias para confeccionar os objetos. É legal porque as crianças vão montar os bichinhos e colocar as letrinhas correspondentes em cima do desenho. Ao mesmo tempo em que ela vai brincando, vai aprendendo.”