sexta-feira, 23 de outubro de 2015

HRBA promove workshop sobre úlceras vasculares




 Com o tema ‘Úlceras Vasculares: Manejo Clínico na Prevenção e Tratamento’, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, realizou o  19º Workshop de Saúde, durante os dias 22 e 23 de outubro. O evento foi uma iniciativa do “Grupo de Pele” do hospital e teve  o objetivo de qualificar colaboradores e futuros profissionais do setor. A programação contou com cinco palestras.
Segundo a coordenadora do grupo, enfermeira Aline Aguiar, a abordagem esse tema partiu da “necessidade de  ampliarmos o conhecimento técnico da equipe multiprofissional, para melhorar o diagnóstico e, sobretudo, para que se identifiquem as características da úlcera venosa, que são diferentes da úlcera arterial”.
Valdecir Mendes, acadêmico de enfermagem, disse que as palestram foram oportunidade “para ampliar ainda mais o conhecimento e contribuir para a nossa formação.”
O cirurgião vascular Adelson Pedrosa palestrou sobre a ‘Fisiopatologia das Úlceras Vasculares’. Ele diz que o tema é importante também para os pacientes, para que façam prevenção. “1% da população adulta tem sinal da doença venosa crônica e 30% das pessoas que estão de benefício previdenciário sofrem de ferimentos causados pela doença”, afirma.
O evento iniciou na manhã de quinta-feira (22), no Auditório do HRBA, e prosseguiu até a tarde de sexta-feira (23).

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Projeto do HRBA vai transformar resíduo orgânico em adubo



O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, vai implantar um projeto pioneiro na região, na área ambiental: aparas de gramas, folhas, galhos e restos de alimentos do hospital serão transformados em adubo para a produção de legumes e verduras para o consumo do público interno.
O projeto, lançado durante a 6ª Campanha de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do HRBA, no início do mês, está em fase de preparação em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Entre junho a agosto deste ano, o HRBA consumiu pouco mais de 11 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros. O hospital produz, em média, 23 toneladas de resíduos por mês, sendo reciclados 10% desse total. Com a compostagem, essa parcela vai passar para quase 30%.
De acordo com a coordenadora do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do HRBA, Sheila Mara Bezerra, quatro toneladas mensais de resíduos orgânicos “deixarão de ir para o aterro público e serão transformadas em adubo, retornando para o meio ambiente de forma benéfica”.
A compostagem é um processo biológico que permite transformar matéria orgânica em um composto rico em substâncias e nutrientes para o uso em jardins e hortas. “O projeto tem grande importância, pois trabalha a questão ambiental. Por isso, é muito importante para o Hospital. Será um salto muito grande na questão da sustentabilidade com o aumento do volume de resíduos recicláveis produzidos pelo hospital”, ressalta Sheila.
Os materiais até então desperdiçados serão aproveitados em benefício da comunidade do hospital, onde os paciente e usuários poderão desfrutar de alimentos saudáveis sem agrotóxicos, informa Sheila.
“A experiência é pioneira e educativa. O material não causa odor, portanto não vai atrair insetos e roedores, por exemplo, que podem ser vetores de doenças”, explica o técnico da Emater, Pedro de Sousa.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Santarém, Podalyro Neto, a geração de lixo orgânico representa 66% do total de resíduos domésticos do município. Ele elogia o empenho do hospital na busca da redução dos impactos ambientais. “A iniciativa do Hospital Regional, com o projeto de Compostagem da Horta Orgânica, pode servir de exemplo para muitas instituições que atuam em Santarém, pois esse procedimento traz benefícios tanto para o meio ambiente como para os custos das empresas, barateando os gastos com alimentação”, finaliza Neto.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dia do Médico é comemorado com café da manhã especial no HRBA




Em comemoração ao Dia do Médico, no dia 18 de outubro, um café da manhã especial foi servido a esses profissionais e residentes do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), na segunda-feira (19). A programação iniciou às 8h30 no Centro Cirúrgico e prosseguiu na capela do hospital.
A iniciativa foi do setor de Recursos Humanos (RH). “O objetivo é reconhecer e valorizar a importância do trabalho dos profissionais da medicina quanto a sua responsabilidade e contribuição com a sociedade”, diz a coordenadora do RH, Auricléia Corrêa.
O café da manhã foi momento animado de confraternização entre os colaboradores do HRBA. “É sempre bom celebrar este momento. Temos médicos guerreiros e é bom ter o reconhecimento dos diversos profissionais que atuam na área”, agradece a Diretora Técnica do HRBA, médica Lívia Corrêa.



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Pró-Saúde abra vaga para Oficial de Manutenção em Santarém

A Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar - Pró-Saúde abre vaga para o cargo de Oficial de Manutenção no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Quem desejar concorrer deve enviar currículo atualizado para o email trabalheconosco@hrbaprosaude.org.br. É preciso ter ensino médio completo e curso em hidráulica. É desejável que o candidato tenha experiência de seis meses, comprovada em carteira, na área de manutenção.

Dia do Médico: Dom Eurico dos Santos Veloso, presidente da Pró-Saúde, deixa mensagem



As datas comemorativas existem para que a sociedade não se esqueça das pessoas ou de temas que são fundamentais para o desenrolar de nosso cotidiano. Assim, o Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, deve ser lembrado e reverenciado como forma de gratidão a estes profissionais que dedicam suas vidas para salvar vidas.
Nas mais diversas regiões do País onde a Pró-Saúde atua, vocês, médicos e médicas, trabalham, incansavelmente, para levar cuidado e um atendimento humanizado aos milhares de pacientes que estão sob nossos cuidados.
A todos vocês, meus sinceros agradecimentos pela dedicação e esforço. Tenho a convicção de que a escolha por esta magnífica profissão é feita por pessoas que têm uma capacidade que vai muito além da competência técnica. São pessoas que sabem o verdadeiro sentido da palavra “doação”. E os doentes, neste momento da vida de tanta fragilidade, precisam de mãos tão especiais.
Invoco ao Senhor Deus Todo Poderoso e a São Lucas, padroeiro dos médicos, que derramem as suas bênçãos sobre todos os profissionais, para que continuem exercendo, de forma magistral, a sua profissão. Que este dom divino concedido a vocês, médicos e médicas, contribua para que sejam bem-sucedidos em cada consulta, atendimento, cirurgia e exame realizados.