sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Hospital Regional de Santarém: Aprovada implantação da Residência Multiprofissional


Nesta quinta-feira, 29, foi publicada no Diário Oficial da União a homologação da seleção dos projetos que se candidataram ao Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional e em Área Profissional
da Saúde. Para Santarém foi aprovada a residência multiprofissional em Traumato-Ortopedia, através da parceria entre a SESPA – Secretaria Estadual de Saúde, Universidade do Estado Pará (UEPA) e o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde.
A residência multiprofissional em Ortopedia e traumatologia será realizada no período de janeiro de 2013 a janeiro de 2015, com carga horária teórica/teórica-prática de 1.152 horas e carga horária prática de 4.608 horas, sendo em regime de dedicação exclusiva. O público-alvo será enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e fonoaudiólogos, formados em Instituições de Ensino Superior oficiais e reconhecidas pelo MEC, ou portadores de diploma revalidado por Universidade Pública Brasileira de acordo com a legislação vigente e demais normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde – COREMU.

As vagas foram distribuídas da seguinte forma:
Terapia Ocupacional - 01
Enfermagem - 02
Psicologia - 01
Fisioterapia - 02
Farmácia - 01
Fonoaudiologia - 01
Serviço Social - 01

Início do Projeto

Sob a coordenação dos profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) e da UEPA, em junho deste ano, foi realizada no Hospital Regional de Santarém uma Oficina para construção do Projeto
de Residência Multiprofissional em Traumato- Ortopedia, tendo também a participação de profissionais do Hospital Regional de Altamira. O Projeto foi aprovado no dia 06 de agosto pelo COREME – UEPA.

Benefícios

Em virtude do aumento significativo de pacientes vítimas de acidentes automobilísticos em Santarém e Oeste do Pará, a necessidade de profissionais mais capacitados em Traumato-Ortopedia para atender essa demanda é grande. Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, essa nova residência multiprofissional trará muitos benefícios para o sistema de saúde pública, para os profissionais e, principalmente, para a população. “O Hospital Regional de Santarém, além prestar assistência de média e alta complexidade, também tem outra missão de grande valor, que é ser um hospital formador de profissionais na área de saúde. Estamos vivendo uma verdadeira epidemia de acidentes automobilísticos e motociclísticos, e a tendência é de que essa realidade piore a cada dia. Em função disso, discutimos a necessidade de implantarmos a Residência Multiprofissional em Traumato-ortopedia. Estamos muito felizes com essa conquista. Ela trará benefícios sem precedentes à População de Santarém e Oeste do Pará”,
conclui Hebert.


Residência Multiprofissional


As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir
das necessidades e realidades locais e regionais. Abrangem as seguintes categorias da área da saúde: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. (Resolução CNS nº 287/1998).

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Hospital Regional participa do II Seminário de Jornalismo



 
Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará, o II Seminário de Jornalismo e de Mídia Training do Oeste do Pará foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro, nas dependências da UFOPA e IESPES, com palestras sobre ética e oficinas temáticas.
Ana Lúcia e José Ronildo
O Hospital Regional de Santarém foi representado pelos locutores voluntários da “Rádio HRBA”, José Ronildo e Ana Lúcia, que participaram das palestras e da oficina sobre Radiojornalismo, ministrado pela jornalista Jeniffer Galvão. Na oficina, os locutores do HRBA conheceram novas técnicas de gravação de áudios, criação de textos para rádio e edição de notícias. Ao final dos trabalhos a equipe gravou a simulação de um jornal de rádio nos estúdios do IESPES.
José Ronildo - Locutor HRBA
Além do radiojornalismo, outras oficinas foram ofertadas no II Seminário de Jornalismo, o que atraiu estudantes e profissionais de Santarém e das cidades vizinhas interessadas em atualizar conhecimentos sobre jornalismo impresso (A edição jornalística e suas implicações penais), web design (assessoria digital Web 2.0), telejornalismo, assessoria de imprensa, mídia training e reportagem (cobertura jornalística de acidentes naturais).
Cristina Serra - Jornalista
O tema central do evento foi Ética e Jornalismo – Fronteiras da Cidadania, abordado pela jornalista da Rede Globo, Cristina Serra, na palestra de encerramento. A palestra magna foi feita pelo Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Celso Schröder, com o tema: Que jornalistas a sociedade exige? Formação e informação de qualidade.
Ao final do evento, o público presente conheceu os primeiros membros da Diretoria Regional do SINJOR no Oeste do Pará formados por jornalistas de Santarém.







terça-feira, 27 de novembro de 2012

Hospital Regional de Santarém: Conselho Regional de Medicina empossa nova Comissão de Ética Médica




A Presidente do Conselho Regional de Medicina do Pará, Dra. Maria de Fátima Couceiro, fez a posse da nova Comissão de Ética Médica do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, em Santarém. Além da Dra. Fátima, estiveram presentes o vice-presidente do CRM-PA, Dra. Joaquim Pereira Ramos, representando a Direção Geral do HRBA, a Diretora Administrativo-Financeira, Meredith Barcelos e o Vice-Diretor Clínico do HRBA, Dr. Albeto Tolentino.
A cerimônia aconteceu na última sexta-feira, 23, no auditório do Hospital Regional e celebrou a eleição feita, no dia 18 de setembro, entre os 25 médicos do Corpo Clínico aptos a votar para escolher a nova Comissão de Ética Médica do HRBA para gestão 2012/2014. Foram escolhidos para fazer parte da comissão os médicos Dr. Antônio Carlos, Dr. Evandro Aguiar, Dr. Gilvandro Valente, Dra. Kalysta Borges, Dr. Marcos Fortes, Dr. Paulo Pires, Dra. Rosangela Lima e Dr. Carlos Sinimbu.
Dra. Maria de Fátima
Para a Presidente do CRM-PA a posse da nova Comissão de Ética é importante para acompanhamento da assistência prestada pelos profissionais médicos no Hospital Regional de Santarém. “Os médicos do Hospital Regional do Baixo Amazonas estão de parabéns pelo compromisso que assumiram com a população da região. Eles atuam em uma das maiores e mais importantes unidades de alta e média complexidade de todo o Pará e isso precisar ser valorizado e acompanhado por essa comissão que representa o CRM dentro do HRBA”, finaliza Dra. Maria de Fátima.












segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Hospital Regional de Santarém realiza Projeto “HRBA na Escola”



Três dias de muita informação, prevenção, cuidados e diversão, assim foi o “HRBA na Escola”, o projeto que levou o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, para as escolas de Santarém. O “HRBA na Escola” foi lançado no último dia 21 e encerrado na sexta-feira, 23, visitando seis escolas e atendendo aproximadamente 500 crianças com palestras educativas e apresentações lúdicas.
O Projeto “HRBA na Escola” é uma iniciativa conjunta do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo de Educação Permanente (NEP), Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Serviço de Reabilitação e Fisioterapia e Diretoria de Enfermagem do Hospital Regional de Santarém. Na abertura do Projeto, no auditório do HRBA, mais de 30 crianças da Escola Municipal Maestro Wilson Fonseca participaram da programação. Os pequenos alunos estavam acompanhados por professores e diretores de todas as escolas que participaram do projeto e assistiram às palestras educativas e apresentações lúdicas com o Grupo de Fantoches do IESPES.
Um projeto inovador e muito importante para o HRBA e, principalmente, para o público alvo, as crianças de escolas públicas e privadas de Santarém. Para uma das coordenadoras do “HRBA na Escola”, Dra. Mariana Quiroga – Coordenadora do SCIH, o projeto é uma atividade com foco educativo e preventivo que vai ter resultados a médio e longo prazo. “Nós profissionais da saúde precisamos ter atitudes pró-ativas, mais preventivas. Uma alimentação saudável na infância pode evitar que o adulto de amanhã seja um paciente com diabetes, hipertensão e obesidade. Bons hábitos de higiene podem evitar aparições de doenças infecciosas como diarreias e hepatites que são doenças graves nas crianças”, diz a médica infectologista.
Nas escolas a criançada assistiu às palestras especialmente montadas com uma linguagem simples e ilustrativa que facilita a compreensão da mensagem. O Coordenador do Serviço de Fisioterapia, Antônio Jonas, falou da importância da postura corporal correta para o crescimento das crianças, como carregar a mochila de acordo com o peso ideal e o uso de bolsas com rodinhas para evitar o sobrepeso nas costas.
A Equipe do Serviço de Nutrição e Dietética mostrou que a alimentação deve ser a mais saudável possível, evitando-se o consumo excessivo de refrigerantes, alimentos industrializados e frituras em geral. Sem perder nenhuma informação, as crianças permaneciam atentas para levar para casa tudo o que lhes foi ensinado nesta tarde.
As Escolas Olindo Neves, Novo Horizonte, Joaquim Cavalcante Maia, Ulbra e Casinha Feliz receberam a caravana do “HRBA na Escola” neste primeiro momento. Para 2013 uma nova programação será elaborada e novas escolas serão convidadas a participar do projeto que pretende expandir o número de crianças atendidas.

HRBA na Comunidade
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, essas atividades junto à Comunidade são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da População do Oeste do Pará. “O HRBA é um hospital voltado para a média e alta complexidade. Mas, entendemos que também é nosso papel o investimento na promoção de saúde, com atividades preventivas. E falando em prevenção, nada melhor que levar educação em saúde para nossas crianças de hoje para que tenhamos adultos mais saudáveis amanhã. Além disso, a criança acaba sendo uma disseminadora desses conceitos e bons hábitos, pois o que ela aprende com a nossa equipe acaba levando para casa e repassando essas informações para seus pais, irmãos e vizinhos. Estamos muito felizes com o lançamento desse projeto. Nossa equipe está de parabéns!”, conclui Hebert.