quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ministro da Saúde visita hospital administrado pela Pró-Saúde no Espírito Santo


O Hospital Estadual Central, em Vitória (ES), recebeu na última terça-feira, dia 2, a visita do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O Ministro foi recepcionado pelo Secretário Estadual da Saúde, Anselmo Tozzi, pelo Presidente da Pró-Saúde, Paulo Roberto Mergulhão, pelo Diretor Técnico da Entidade, João Eduardo do Nascimento, e pelo Diretor Geral do Hospital, Edemir Beltrame. Temporão visitou as enfermarias, unidades de terapia intensiva e conversou com pacientes, que elogiaram o atendimento oferecido pela unidade inaugurada no fim do ano passado, com investimentos de R$ 41 milhões do Estado, e recebe pacientes referenciados dos Hospitais Estaduais Dório Silva, São Lucas e Antônio Bezerra de Faria.
O Hospital Estadual Central, localizado no Parque Moscoso, centro da cidade, é administrado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo. Sendo o primeiro Hospital Público do Estado a ser gerenciado por uma Organização Social de Saúde (OSS). O HEC funciona como Hospital de referência.
Estrutura do HEC
- 8.300 metros quadrados de área construída em oito pavimentos.
- 26 enfermarias, 05 consultórios, UTI, Centro Cirúrgico com 05 salas, Posto de Coleta, Laboratório, Farmácia, Sala de Gesso e 05 salas de espera para visitante.
- Centro de Diagnóstico com Tomografia, Raios-X, Endoscopia, Broncoscopia, Ultrassonografia e Ecocardiograma).

O Ministro e o Secretário, na companhia do Governador Paulo Hartung e do Prefeito de Serra, Sérgio Vidigal, ainda conheceram as principais obras e instituições de saúde do Estado. Eles sobrevoaram a Farmácia Cidadã, que fica no Centro Regional de Especialidades Metropolitano, e a Maternidade de Cariacica. Também visitaram a obra do novo Hospital Estadual Dório Silva e o Pronto-Atendimento de Alto Lage, em Cariacica.
 
 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Diretor Geral do HRBA e sua equipe realizam reunião com Conselho Municipal de Saúde de Santarém


Na manhã da úlitma quarta-feira (03), o Diretor Geral do Hospital Regional e parte de sua equipe de direção participaram de uma reunião com os membros do Conselho Municipal de Saúde de Santarém. O objetivo da reunião era a apresentação do novo Diretor Geral, Sr. Hebert Moreschi e a discussão sobre as dificuldades de acesso aos serviços do HRBA, através da Central de Regulação Municipal. A reunião também serviu para estreitar os laços de colaboração entre o CMS, os Gestores da Saúde Municipais e do Hospital Regional.
Além do diretor geral, Hebert Moreschi, estiveram presentes o Diretor Técnico do HRBA, Dr. João Batista, a Diretora de Enfermagem, Daniela Cristina Mota e Renata Cavalcante, Diretora de Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento. Do Hospital Regional, também fizeram parte deste importante encontro o Dr. Marcos Fortes, Coordenador do Serviço de Oncologia, e o Dr. Érick Jennings, Neurocirurgião. A Secretaria Municipal de Saúde esteve representada pelo Secretário José Antônio Rocha e pelo Coordenador da Central de Regulação, Dr. Walter Sinimbú.
Os conselheiros receberam com satisfação a presença do novo Diretor do Hospital Regional e expressaram muito otimismo e a expectativa de que alguns obstáculos sejam superados por Hebert durante sua gestão. As discussões foram feitas na busca de soluções para agilizar o fluxo nos agendamentos através da Central de Regulação. Dr. Walter Sinimbú falou sobre a oferta de vagas em toda rede de saúde de Santarém que fazem parte do Sistema Único de Saúde – SUS. O CMS solicitou ao Coordenador da Central que, em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública – SESPA, seja criado um Núcleo de Atendimento da Central de Regulação exclusivo para o Hospital Regional e que seja operacionalizado dentro de suas dependências, o que traria rapidez e facilidade de acesso ao usuário.
Dr. Sinimbú concordou com a idéia e se comprometeu em tomar providências para colocá-la em prática. Para Hebert Moreschi, a nova proposta é excelente para os gestores, reguladores e, principalmente, para os usuários. “Com um posto da Central de Regulação dentro do Hospital Regional poderemos melhorar a comunicação, a disponibilidade de vagas, marcação de exames, internações e cirurgias. O usuário poderá receber todas as informações sobre o seu tratamento no mesmo local e assim, ganhamos muito tempo. E tempo em saúde é fundamental!”, afirma Hebert.
Moreschi aproveitou a reunião para repassar informações sobre a ativação dos Serviços Radioterapia, Obstetrícia de Alto Risco e Cirurgia Cardíaca, que devem entram em funcionamento no segundo semestre deste ano. O Diretor Geral explicou que estes serviços aguardam a entrega de equipamentos e processos de liberação técnica junto aos órgãos competentes. Em função disso, não é possível precisar uma data exata para a ativação, pois são ações que não estão exclusivamente sob a gestão do HRBA. Especificamente no caso da Radioterapia existe um impasse com a empresa fornecedora dos equipamentos, que já deveriam ter sido entregues. O problema está sendo acompanhado de perto em Belém pelo físico-médico, Dr. Luis Albuquerque, responsável técnico pelo serviço, e também pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA.
Como representantes da população, todos os conselheiros foram convidados pelo Diretor Geral do Hospital Regional para acompanhar o processo de implantação desses serviços. E também contribuírem com críticas e sugestões para a melhoria contínua dos serviços do HRBA. Os conselheiros agradeceram a presença de Hebert e sua equipe. Elogiaram e valorizaram a sua postura e interesse de estabelecer uma parceria com o Conselho Municipal, para juntos buscarem alternativas que tragam segurança e qualidade à saúde da população santarena.
 
  
  
  
  
  
  
 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Secretários de Saúde discutem sobre Central de Regulação e acesso aos Serviços do Hospital Regional


Na tarde da última quarta-feira (03), no Encontro de Gestores da Macrorregião Norte, Secretários de Saúde e representantes dos 19 municípios da região, o coordenador da Central de Regulação, Walter Sinumbú, e o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, Sr. Hebert Moreschi, discutiram estratégias para a melhoria no fluxo de marcação de exames, consultas, internações e cirurgias feitas pela Central de Regulação para o Hospital Regional, Hospital Municipal e demais hospitais conveniados.
Hebert iniciou sua apresentação demonstrando a evolução dos atendimentos realizados nos últimos anos no HRBA, sob a gestão da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Moreschi fez um detalhamento dos serviços e especialidades do Hospital Regional e esclareceu dúvidas quanto a ativação da Radioterapia, Cirurgia Cardíaca e Obstetrícia de Alto Risco, que estarão em pleno funcionamento no decorrer do segundo semestre deste ano. Hebert mostrou que o HRBA já está com 35 especialidades e serviços de alta e média complexidade em funcionamento, representando 92% da capacidade instalada. Também ressaltou a evolução do Hospital Regional, saindo de 160.000 atendimentos em 2008 e chegando a marca de 410.000 em 2009, o que demonstra a maior abrangência do HRBA em toda a região do Baixo Amazonas.
Os diversos municípios do Oeste do Pará apontaram dificuldades no processo de agendamento através da Central de Regulação, hoje executado pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, em Santarém e, por conseqüência, do acesso aos serviços do HRBA.
Para solucionar o problema, o Colegiado dos Secretários apontou duas alternativas: a primeira, que deve ser implantada imediatamente, é estruturar uma equipe da Central dentro do Hospital Regional, para realizar agendamentos exclusivamente para os seus serviços. A Segunda medida sugerida é a absorção da Central de Regulação pelo Estado, através da SESPA.  Foi redigido um documento do encontro com essas sugestões e solicitações que será enviado para a SESPA Belém e o Colegiado de Secretários esperam a sua aprovação e implantação o quanto antes.
 Hebert Moreschi afirmou que um dos seus principais objetivos frente a gestão do Hospital Regional é o fortalecimento da parceria com os municípios da Região Oeste do Pará e que o HRBA está de portas abertas para discutir sobre sugestões, oportunidades de melhoria e fazer com que a população do Baixo Amazonas tenha acesso rápido e eficaz aos seus serviços.