sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Hospital Regional anuncia avanços na Saúde da Região Oeste do Pará


Coletiva de anuncio sobre os avenços do HRBA

Na tarde de quarta-feira (09), o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, Hebert Moreschi, recebeu a imprensa santarena em entrevista coletiva para falar sobre os avanços que vem ocorrendo no HRBA e dos novos projetos para 2011, destacando-se a disponibilização do Serviço de Transplantes de Órgãos (iniciando pelo transplante renal) e a implantação da Residência Médica para os alunos de medicina que serão formados em 2012 pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus Santarém.

Transplantes Renais
Hebert (ao centro) e Dr. Emaunel e Sr. Miguel
Acompanhado pelo Coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional de Santarém, Dr. Emanuel Espósito e do Presidente da Associação dos Renais Crônicos do Oeste do Pará, Sr. Miguel da Conceição Maciel, Hebert Moreschi anunciou que em março o HRBA receberá uma a Coordenação de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) para avaliar a estrutura física, equipamentos e necessidade de profissionais, como também verificar as necessidades de novos investimentos para a viabilização do serviço.
Dr. Emanuel Espósito - Coord. CIHDOTT
Dr. Emanuel ressaltou que já participou de um treinamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para capacitação no  diagnóstico de morte encefálica de pacientes, primeiro passo para o Transplante Renal em “doador falecido”.
Caso seja identificado um possível doador de órgãos em Santarém, uma equipe vem de Belém para fazer a captação dos órgãos.
“Os profissionais do Hospital Regional são competentes e especializados. Hoje já realizamos o diagnóstico de morte encefálica, mas para realizar o primeiro transplante em Santarém, é necessário investimento em treinamento e a complementação de profissionais com a estrutura já existente em Belém, além de investimentos da SESPA em alguns equipamentos específicos para o HRBA”, destaca Emanuel.
Miguel Maciel - Ass. Renais Crônicos STM
         Para o Presidente da Associação dos Renais Crônicos do Oeste do Pará, Miguel Maciel, os pacientes em tratamento, que hoje são 60 no Hospital Municipal de Santarém, tendo 20 pessoas na fila de espera e mais 72 sendo atendidos no Hospital Regional, com 10 em espera, serão os principais beneficiados. “Nossas vidas estão ligadas a uma máquina e o transplante é a única solução para quem sofre de insuficiência renal. A fila para um transplante é muito grande, mas temos a certeza que muito em breve teremos o Hospital Regional salvando muito mais vidas”, destaca Miguel.

Residência Médica
         Também estão em andamento as negociações entre o Governo do Estado do Pará (SESPA), UEPA e a Pró-Saúde/ Hospital Regional do Baixo Amazonas para a implantação da Residência Médica no HRBA. Essa parceria também poderá contar com a participação de outras entidades de reconhecimento nacional, como por exemplo, a Universidade de São Paulo (USP), assessorando na estruturação da Residência Médica e fornecendo médicos-professores, com o objetivo de oferecer aos futuros médicos formados na UEPA, Campus Santarém, a oportunidade de fazer a especialização no Hospital Regional.
Hebert Moreschi - Dir. Geral HRBA
         “No passado os médicos recém formados tinham que buscar sua especialização em outros centros e muitas vezes recebiam propostas de trabalho e acabavam não voltando para sua cidade de origem. Em 2012, teremos a primeira turma de medicina formada em Santarém. Os alunos já fazem seus estágios conosco e com o Hospital Regional oferecendo Residência Médica, os municípios de nossa região poderão absorver esses profissionais e quem ganha com isso é toda População Oeste do Pará”, afirma Hebert Moreschi.

Benefícios
Hemodiálise do HRBA
         “Dentre todos os usuários atendidos pelo Hospital Regional, os renais crônicos representam um dos grupos mais complexos tanto para pacientes quanto seus familiares, pois suas vidas são vinculadas e dependentes de uma máquina durante quatro horas por dia, em três dias por semana. O transplante renal é uma alternativa que permite ao renal crônico ter uma rotina próxima a normalidade, conseguindo, acima de tudo, liberdade e qualidade de vida.
         Tornar o HRBA um Hospital Universitário representa o atendimento de uma das principais carências de nossa região, que é a falta de profissionais médicos em número suficiente para atuarem nos 19 municípios assistidos pelo Hospital Regional, que juntos representam cerca de 1 milhão de habitantes.
         "Considero que estamos vivendo um momento histórico para o Baixo Amazonas, pois com essas estratégias estaremos trabalhando questões importantíssimas para consolidarmos uma saúde acessível, segura e resolutiva para toda a População do Oeste do Pará”, ressalta o Diretor Geral do HRBA.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cientistas criam vasos sanguíneos em laboratório



Pesquisadores norte-americanos criaram vasos sanguíneos em laboratório para utilização em cirurgias de ponte de safena e para o aceso vascular na hemodiálise. A pesquisa feita por cientistas da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, e da Universidade de Yale, foi publicada na revista Science Translational Medicine no último dia 2.
As veias são geradas pelo cultivo de células humanas em um biorreator que forma um tecido espesso. As células, então, são retiradas do tecido, e as veias feitas podem ser armazenadas por até 12 meses em refrigeração até a necessidade do paciente.
Diante dessa tecnologia, os pesquisadores desenvolveram veias com diâmetro maior, para acesso vascular em casos de hemodiálise renal, e menor, para uso em cirurgia.
As veias foram testadas em babuínos e cães e funcionaram por seis meses, sem rejeição. Elas também puderam ser armazenadas em solução salina por até um ano, sugerindo que os cirurgiões um dia poderão arrancar uma veia "da prateleira" para uso em um paciente doente, disse o estudo.
Os ensaios clínicos em humanos devem começar em breve, de acordo com Shannon Dahl, porta-voz da Humacyte, empresa de medicina regenerativa com base na Carolina do Norte, que também contribuiu para o estudo e financiou a pesquisa.

Fonte: R7

Pesquisa acompanha evolução de leucemia com 'regressão' de células



Células doentes da medula óssea foram levadas a um estágio embrionário. A partir daí, o crescimento do câncer pode ser estudado em laboratório.

Um estudo da Unversidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, criou um modelo, com placas de laboratório, para observar como células do tecido sanguineo podem desenvolver leucemia. O segredo é a "regressão" das células cancerígenas adultas a um estágio embrionário, com um técnica conhecida como células-tronco pluripotentes induzidas (iPS, na sigla em inglês). O estudo foi divulgado na publicação científica "Blood" na última sexta-feira (4).
Segundo os autores da pesquisa, é a primeira reprogramação de células sanguíneas obtidas a partir de um paciente com leucemia. Com a técnica, os pesquisadores, liderados por Igor Slukvin, conseguiram transformar células doentes em estruturas pluripotentes, que podem gerar qualquer tipo de tecido.
A paciente tinha um tipo de leucemia conhecida como mieloide crônica, responsável pela morte de 1.500 pessoas por ano nos Estados Unidos. Como qualquer tipo de leucemia, a doença tem origem na região da medula óssea responsável pela produção de glóbulos brancos, estruturas responsáveis pela defesa do organismo.
Trata-se de um novo modelo para o estudo de células cancerígenas, de acordo com a equipe de Slukvin. Outra virtude do trabalho é a manipulação de células da medula óssea e do cordão umbilical para obter células-tronco induzidas. Normalmente, o material escolhido para a reprogramação são células adultas da pele.
Slukvin explica que as células induzidas a um estágio embrionário também possuiam as mesmas alterações genéticas das células cancerígenas adultas, o que permitiu aos cientistas a reprodução da doença em placas de laboratório, o que permite o acompanhamento detalhado do avanço da patologia.
O próximo passo é saber identificar novas formas de tratamento como, por exemplo, a eliminação de genes responsáveis por desencadear a multiplicação exagerada de células.
A pesquisa foi financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), agência federal de pesquisa médica nos Estados Unidos, e pela Fundação Charlotte Geyer.

Fonte: G1, em São Paulo

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Piauí será o primeiro estado com cartão SUS


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse no último sábado (05) que será implantado neste semestre o cartão Sistema Único de Saúde (SUS), contendo informações pessoais dos pacientes. O cartão, segundo ele, permitirá que o estado que atender o paciente possa receber uma restituição dos gastos pelos estados de origem das pessoas internadas. O cartão também visa fazer o controle do atendimento de pacientes, com objetivo de reduzir as fraudes e os desvios de recursos destinados ao SUS.
O ministro anunciou ter acertado com o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), que o cartão SUS será implantado inicialmente no Piauí e em sua capital, Teresina, que recebe, nos hospitais públicos, pacientes de Maranhão, Pará, Tocantins, Ceará e até do Suriname.
Segundo Padilha cada brasileiro terá um cartão SUS, que será chamado de Cartão Nacional de Saúde e terá um número para atendimentos ambulatoriais, consultas e internações. Para ele, a grande vantagem é que o cartão SUS permitirá que as cidades que atenderem mais pacientes de outros estados recebam a compensação financeira. Ainda no primeiro semestre, os cartões do SUS começarão a ser distribuídos em todo o país.
A aprovação do Piauí como o primeiro estado a ter o cartão SUS foi decidida depois de discurso do governador, que cobrou mais recursos de financiamento para o sistema público de saúde.

Fonte: Saúde Business Web

ANS esclarece norma para ressarcimento do SUS



A Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou esclarecimento sobre políticas de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) em virtude de recentes notícias veiculadas em alguns canais de imprensa.
Confira parecer:
No final de novembro de 2009, os atuais gestores responsáveis pelo Ressarcimentoao SUS tomaram posse. De imediato, foi realizado um levantamento das pendências existentes, do fluxo operacional do ressarcimento ao SUS, dos recursos logísticos, humanos e tecnológicos existentes. Tomou-se conhecimento, também, da existência de um Acórdão contendo determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), fruto de trabalho realizado por esse órgão de controle em 25 de março de 2009.
O diagnóstico inicial foi apresentado à diretoria colegiada da ANS, 15 dias após a posse e, ainda em dezembro de 2009, ao Ministério da Saúde e ao TCU. As providências a serem então tomadas, fruto do envolvimento de diversas diretorias e áreas da Agência, também foram apresentadas e aprovadas em reunião de diretoria colegiada, em 14 de dezembro de 2009 e envolveram ações e aprovações do Ministério da Saúde, Datasus e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O diagnóstico inicial e as medidas a serem adotadas foram apresentados em 18 de março de 2010 na 61ª reunião da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), tornando-se públicos. Em 21 de setembro de 2010, foram feitas apresentações com atualizações das medidas tomadas em relatório entregue ao TCU e novamente apresentadas, em 20 de outubro de 2010, na 65ª reunião da CAMSS, prestando-se contas novamente e publicamente do andamento dos trabalhos. A CAMSS é órgão consultivo da ANS, composto por mais de 30 entidades representativas de toda a sociedade, inclusive órgãos de defesa do consumidor.
Entre as providências tomadas, estão:
1. Contratação de mais 89 servidores temporários para tratar o passivo existente pendente de análise e demais atos pertinentes ao fluxo de trabalho do ressarcimento ao SUS (a equipe continha apenas 30 pessoas, entre servidores efetivos e colaboradores de contratos de terceirização).
2. Padronização dos procedimentos de forma a consolidar, homogeneizar e padronizar entendimentos e rotinas em manuais, os quais serão anualmente reeditados para que estejam sempre atualizados frente à legislação vigente.
3. Reorganização de local e de estrutura com reforma e ampliação da área física e de arquivos.
4. Criação da Gerência-Geral de Ressarcimento ao SUS, na qual se inseriu a Gerência de Ressarcimento ao SUS e demais equipes do Arquivo, Protocolo, Análise de 1ª e 2a instância, Recolhimento e Sistemas. Apesar dessa melhoria da estrutura organizacional, a unidade do Ressarcimento ao SUS demandará ainda novas adequações para fazer frente às necessidades futuras do processo de ressarcimento.
5. Melhoria do parque de equipamentos de informática e dos sistemas de informação, de modo a simplificar e viabilizar as tarefas, aumentar o controle, a gestão e a produtividade do processo, além de reanálise e redimensionamento do sistema eletrônico em desenvolvimento.
6. Elaboração de nova metodologia para valoração do ressarcimento, com vistas à simplificação e transparência das cobranças e homogeneização de critérios.
7. Estudo preliminar do ressarcimento de autorizações de procedimentos ambulatoriais (Apac) para futura operacionalização.
8. Melhoria dos algoritmos de identificação de atendimentos passíveis de ressarcimento.
9. Consolidação e atualização de normativos.
10. Implementação do atendimento a operadoras de plano de saúde.
11. Organização dos processos de parcelamento e providências para o encaminhamento daqueles sem pagamento para a inscrição em Dívida Ativa.
12. Organização de arquivo e protocolo para tratamento do extenso volume de documentos.

Como consequência das ações implementadas, foram possíveis os seguintes resultados:
1. Retomada da rotina, a partir de maio de 2010, da identificação de beneficiários da saúde suplementar que utilizaram estruturas de atendimento do SUS, através do batimento de arquivos (registros) de internações do Datasus com o sistema de identificação de beneficiários da ANS, que estava interrompida há um ano e nove meses.
2. Enviados às operadoras de plano de saúde, a partir de junho de 2010, seis arquivos de beneficiários identificados (ABI) contendo o total de
235.733 Autorizações de Internações Hospitalares (AIH) feitas pelo SUS a beneficiários da saúde suplementar. O cálculo de necessidades foi feito com o objetivo de regularização do passivo identificado, em um prazo máximo de quatro anos.
3. Padronização dos procedimentos de forma a consolidar, homogeneizar e padronizar entendimentos e rotinas em manuais, os quais serão anualmente reeditados para que estejam sempre atualizados frente à legislação vigente.
Obs: Em 2006, o Ministério da Saúde promoveu a descentralização do processamento das AIHs para estados e municípios, o que acarretou dificuldades de consolidação das bases de dados até então enviadas rotineiramente à ANS. Isso afetou a rotina de batimentos dos arquivos entre Datasus e ANS.

Fonte: Saúde Business Web

Pró Saúde adere ao Pacto Pelo Emprego e já disponibiliza 19 vagas pelo PAT-Cubatão (SP)


Paulo Mergulhão (presidente da Pró-Saúde) e a
Prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, assinando o Pacto


"Ter um trabalho e através dele manter a sua família é uma conquista de dignidade muito importante, que acaba se refletindo na qualidade de vida e na saúde das pessoas", afirmou a prefeita Marcia Rosa no último dia 4, durante a solenidade de adesão da Pró-Saúde ao Pacto Pelo Emprego de Cubatão.
Na oportunidade, a prefeita lembrou que, graças ao apoio dos empresários ao Pacto, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do município alcançou em 2010, pelo segundo ano consecutivo, a melhor posição no estado de São Paulo em intermediação de vagas (6.933 empregos). E ressaltou a iniciativa da administradora do Hospital Municipal, que, além de assinar sua adesão, colocou de imediato 19 vagas à disposição dos cubatenses, a serem recrutados junto ao PAT a partir da próxima segunda-feira, dia 7.
O evento contou com a presença de Paulo Roberto Mergulhão, presidente da Pró Saúde-Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar; Marcelo Durante Bittencourt, diretor operacional regional daquela entidade; e José Donizette Stoque, novo diretor geral do Hospital Municipal de Cubatão "Luiz Camargo Fonseca e Silva". Representando o Legislativo, compareceram os vereadores Agnaldo Araújo, Paulo Tito, Severino de Oliveira e José Aparecido dos Santos, Dedinho.
Elogios – Aproveitando a presença de seus secretários e principais assessores, a prefeita Marcia Rosa fez questão de apresentá-los ao novo diretor geral do Hospital, destacando o trabalho realizado pelos diferentes setores da administração e a importância da prática da transversalidade nas políticas públicas, sempre voltada à melhoria da qualidade de vida da população e, portanto, da prevenção de doenças e manutenção da saúde.
A adesão da Pró-Saúde ao Pacto Pelo Emprego foi saudada, ainda, por Benito Santiago Martinez Gonzalez, secretário interino da Saúde e titular da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Sustentável; e pelo vereador Agnaldo Araújo. Em agradecimento, Paulo Roberto Mergulhão afirmou que a Pró-Saúde, com esta iniciativa, está apenas retribuindo o apoio que tem recebido em Cubatão, apoio este que permitiu transformar o Hospital Municipal numa unidade referência para todo o País.
Ao assinar o Pacto Pelo Emprego, a Pró-Saúde passa a utilizar a estrutura do PAT local para realizar a intermediação na contratação de sua mão-de-obra, com prioridade para candidatos residentes no município, além de viabilizar vagas para candidatas do sexo feminino, portadores de necessidades especiais, trabalhadores sem experiência e egressos do sistema prisional.
As 19 vagas anunciadas referem-se às funções de Copeiro (2 do sexo masculino e 1 feminino), Auxiliar de Centro de Estudos (1 vaga), Auxiliar Administrativo de Suprimentos (1), Estagiária de Farmácia (1), Auxiliar de Serviços Diversos/Limpeza (1), Auxiliar de Serviços Diversos/Lavanderia (1), Ascensorista (1, temporário), Técnico de Raios X (1, temporário) e Auxiliar de Enfermagem (9).

Fonte: Departamento de Imprensa – Prefeitura de Cubatão (SP)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

SUGESTÃO DE PAUTA

Retranca: Hospital Regional unifica Programas de Qualidade e Meio Ambiente.
Local: Auditório do Hospital Regional (1° Andar)
Av. Sérgio Henn, 1100 – Diamantino Santarém – PA
Data: 10 de fevereiro de 2011
Horário: 14h00m
Sugestão de entrevistados:
        - Hebert Moreschi - Diretor Geral do Hospital Regional;
        - Dra. Mariana Quiroga – Médica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.
Informações:
O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde, fará na próxima quinta-feira (10), às 14h, no Auditório do HRBA, o lançamento do Programa PGR"5S" para gestores e colaboradores da instituição. O Programa unifica o PGRSS e o 5S, que tratam do cuidado com o Meio Ambiente e da Qualidade nos serviços de saúde, respectivamente.
O Plano de Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS) tem por objetivo cumprir a Legislação Federal (005/93 Conselho Nacional do Meio Ambiente e RDC Nº 306/2004 Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dando destinação adequada para os resíduos produzidos pelo Hospital. E o Programa “5S” vai beneficiar o Hospital através da busca da qualidade no cumprimento dos Sensos de Descarte, Organização, Limpeza, Saúde e Disciplina.
A iniciativa é da Comissão de Gerenciamento de Resíduos e Gestão Ambiental, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e da Assessoria de Qualidade do HRBA.