sexta-feira, 30 de abril de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Agradecemos ao leitor Washingtom G. Silva, pela informação publicada no Blog Quarto Poder (http://quarto-poder.blogspot.com/), no dia 29 de abril de 2010.

O Hospital do Baixo Amazonas realizou em 2008 cerca de 160.000 atendimentos. Em 2009, esse número foi ampliado para 412.000 atendimentos. Esse número demonstra um aumento significativo na abrangência da assistência do HRBA para a População do Oeste do Pará. Apesar disso, o Hospital Regional ainda continuava com inúmeras solicitações de melhoria da comunidade pela dificuldade de acesso, lembrando que a responsabilidade pelo envio das solicitações de internação e cirurgias, agendamento das consultas e exames é da Central de Regulação do município de Santarém. Preocupados com essa situação o Hospital Regional, 9ª. Regional da SESPA e Central de Regulação de Santarém fizeram uma parceria e com profissionais da SESPA, montaram uma base da Regulação dentro do HRBA.
O grande benefício gerado para a comunidade foi que o usuário, no caso de novas solicitações de exames e consultas, após o seu primeiro atendimento, não precisa ir mais ao seu Posto de Saúde, ou até mesmo retornar ao seu município de origem para o agendamento, o que agiliza em muito o processo de assistência.
Essa modificação foi implantada entre os meses de fevereiro e março e o número de reclamações sobre o acesso dos usuários ao Hospital Regional caiu significativamente.
Mas, por outro lado, anteriormente tínhamos todos os agendamentos realizados em locais diferentes, e até mesmo, em municípios diferentes. Agora estão concentrados em um único local (Hospital Regional).
Os meses de março e abril foram experimentais e demonstraram que trazer uma base da Central de Regulação para o Hospital Regional é uma excelente alternativa para resolver a questão de acesso.
De posse da informação do usuário Washingtom G. Silva estaremos reavaliando o processo para identificar quais os ajustes necessários para resolver o problema da concentração de pessoas e melhorar ainda mais o atendimento à População do Baixo Amazonas.

Assessoria de Comunicação do HRBA