segunda-feira, 22 de abril de 2013

Hospital Regional de Santarém recebe acadêmicos de medicina dos Estados Unidos em Intercâmbio no Brasil

Na última semana, O Hospital Regional de Santarém recebeu a visita de um grupo de estudantes universitários dos Estados Unidos que estão participando de um intercâmbio cultural firmado entre a Universidade Estadual do Pará (UEPA), Fundação Esperança, Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) e a Organização Não-Governamental Amizade Global Service Learning. Os estudantes, que cursam o último semestre de medicina, conheceram as dependências do HRBA que é referência em Média e Alta Complexidade para toda a Região Oeste Paraense.

Visita as enfermarias chamou atenção dos acadêmicos
Os acadêmicos da Universidade de West Viginia, Eric Lopez, Janice Aha, Adam Corcovilos e Leona Leung, acompanhados do membro da Amizade Global, Nathan Darity, fizeram um “hospital-tour”, conheceram os serviços e os procedimentos realizados no Hospital Regional. “Nós estamos aqui com os estudantes de medicina que fazem parte de um intercâmbio, em que o alvo é ampliar o sistema de educação deles, e neste mês o foco é saúde comunitária. Estamos conhecendo como é o conceito de saúde comunitária aqui no Brasil, mais precisamente aqui no norte, em Santarém”, falou Nathan.

Acadêmicos conheceram processo de esterilização do HRBA
Em Santarém, o intercâmbio iniciou pela Rede Pública Municipal de Saúde e os acadêmicos visitaram a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e toda a sua estrutura de atendimento básico para então conhecer a Rede Pública do Estado. “Começamos o trabalho na Semsa e lá conhecemos os Postos de Saúde, Ambulatórios, o Pronto-Socorro Municipal, até chegarmos aqui no Hospital Regional, que foi citado com a mais complexa e referência em Saúde para toda Região. Na quinta-feira (18), iremos para o Projeto Quilombo onde faremos a intervenção de cinco dias com os profissionais da Fundação Esperança. Em outubro, vamos levar alunos daqui para os Estados Unidos, também para fazer o intercâmbio”, enfatizou.

Karine Niess demonstrou equipamentos do HRBA
Em relação a visita ao HRBA, o membro da ONG Amizade Global citou que os estudantes ficaram encantados com o tratamento ofertado e com a qualidade dos equipamentos, como o de Radioterapia. “Algum deles comentaram que o Serviço de Radioterapia que eles conheceram aqui, nunca haviam visto antes, mesmo estudando medicina nos Estados Unidos, onde temos uma estrutura sofisticada. Eles querem voltar e falar do tratamento recebido aqui, e também comparar o processo daqui com o dos Estados Unidos”, finalizou.

Enfermeira Janete explicou sobre a quimioterapia
O intercâmbio e a visita ao Hospital Regional tiveram a coordenação da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) e fazem parte dos projetos do HRBA. “Hoje já somos uma referência na formação de profissionais em nossa região. Atividades de intercâmbio e visita técnica são importantes para a troca de experiências com outras entidades, e também, outros países. Estamos caminhando a passos largos para a Certificação do HRBA como Hospital de Ensino e nosso interesse é desenvolver fortemente a pesquisa científica em nosso hospital”, concluiu o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.