quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Hospital Regional de Santarém: Investimento na Segurança de Profissionais e Pacientes





Garantir a segurança dos pacientes assistidos e dos profissionais que atuam na entidade. Com esta preocupação e finalidade o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, o 4º Grupamento de Bombeiros Militar do Pará e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT do HRBA capacitaram aproximadamente 25 profissionais de saúde para atuarem em situações de emergência. Entre as principais ações treinadas podemos destacar: acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área e combater princípios de incêndio. Foram 30 dias de atividades e treinamentos, divididos em duas etapas, na última segunda-feira (28) foi realizado o encerramento no quartel do Corpo de Bombeiros com ações práticas.
Para a coordenação do curso, cada detalhe repassado é importante para que a atuação do “brigadista” na hora do socorro seja precisa. Evitar uma explosão foi um dos treinamentos feitos com o gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás de cozinha. Os colaboradores aprenderam como se portar diante de uma situação de risco, assim como realizar procedimentos que ajudam no processo de domínio do acidente, estancar a fonte de gás e depois vedar totalmente para cessar a fonte de risco. Outra prática comum de grande importância foi o uso dos extintores de incêndio e o conhecimento de suas especificidades para cada tipo de fogo. A Equipe do Hospital participou de uma grande simulação de socorro às vítimas de incêndio. Em meio à pressão do acidente os “brigadistas” são orientados a agir com precisão e rapidez para prestar um atendimento adequado.
No final, os instrutores avaliaram positivamente a primeira turma, o que é excelente. Os treinamentos para formar a brigada de incêndio do Hospital Regional de Santarém devem continuar com mais uma turma em fevereiro de 2010. Com um Hospital mais seguro todos ganham: Pacientes, Profissionais e Comunidade, pois segurança na assistência médico-hospitalar é sinônimo de qualidade!
 
 
  
  
   







segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Nota à Imprensa - Fim da Paralisação Parcial dos Serviços Médicos


              A Direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna informa que o pagamento correspondente a 50% da remuneração do mês de novembro que ainda faltavam ser repassados ao Corpo Clínico desta unidade foi feito na manhã desta segunda-feira (28).
Desta forma, todas as atividades estarão disponíveis à população a partir de amanhã (29), como consultas ambulatoriais, exames, novas internações e cirurgias eletivas, além dos serviços de UTIs, hemodiálise, oncologia, atendimentos emergenciais (exames, cirurgias e internações) que funcionaram normalmente durante a paralisação.
O Hospital Regional informa que os atendimentos que não foram realizados serão remarcados pela Central de Regulação do município de Santarém e pela 9ª Regional da SESPA.

Santarém, 28 de dezembro de 2009.


Dr. João Batista Alves Júnior
Diretor Técnico-Médico
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna
Pró-Saúde