quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

HRBA disponibiliza vagas para pessoas com deficiência física



De acordo com lei nº 8.213, de 24 de julho de 1999, O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Dr. Waldemar Penna, que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, sediado em Santarém, Oeste do Pará, disponibiliza três vagas de trabalho para pessoas com deficiência física (PDF). As vagas ofertadas contemplam profissionais das áreas administrativa, pessoal e enfermagem e as pessoas interessadas devem encaminhar curriculum que preencha os pré-requisitos necessários para a função almejada.

Vagas ofertadas:
-Auxiliar de serviços gerais: ensino fundamental completo;
-Auxiliar administrativo: ensino médio completo, noções de informática (planilhas e documento de texto e internet);
-Técnico em enfermagem: formação completa em técnico em enfermagem e registro no conselho da classe.

O HRBA fica localizado na Avenida Sérgio Henn, esquina com a Avenida Moaçara, no bairro do Diamantino. Interessados podem ainda enviar e-mail para o endereço eletrônico novostalentos@hrbaprosaude.org.br com o título Vaga.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dr Erik Jennings recebe Moção de Aplausos por realização do II Congresso de Neurologia e Neurocirurgia do Oeste do Pará


Equipe que coordenou o II Congresso de Neurologia e Neurocirurgia

No dia 22 de novembro o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do estado e Pró-Saúde realizou na Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém, região Oeste do Pará, o II Congresso de Neurológia e Neurocirurgia do Oeste do Pará, evento coordenado pelo médico neurocirurgião e diretor técnico do HRBA, Erik Jennings. O evento teve sua I edição em 2001, na época não existia na região um Hospital de Média e Alta Complexidade, como o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), e nem o Curso de Medicina, que formou sua primeira turma em 2012. O objetivo do Congresso foi promover a qualificação dos profissionais da área da Saúde (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e estudantes das áreas afins) sobre temas importantes que envolvem a neurologia e neurocirurgia.
No dia 27 de novembro, reconhecendo o mérito do Congresso para o aperfeiçoamento profissional, a Câmara Municipal de Santarém, aprovou por unanimidade uma Moção de Aplausos nº 399, de autoria da vereadora Marcela Tolentino, ao Hospital Regional do Baixo Amazonas, representado pelo seu Diretor Técnico Erik Jennings, coordenador do evento que abordou “Princípios da Clínica Neurológica e Neurocirúrgica”
A importância do Congresso.
De acordo com o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA, professor Luiz Fernando Gouveia, o evento foi uma oportunidade para os profissionais de Saúde e estudantes universitários, atualizarem seus conhecimentos. “O intuito era fazer uma capacitação em neurologia e neurocirurgia, tanto para médicos quanto para os próprios profissionais da saúde e um aprendizado para os acadêmicos, então é uma atualização com profissionais renomados. Nós fazemos em Santarém as neurocirurgias e estamos buscando para o próximo ano a residência médica em neurocirurgia”, disse o diretor que também acompanhou a visita dos avaliadores do Conselho Nacional de Residência Médica às instalações do HRBA.
Para o acadêmico do terceiro ano de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Átila Barros, que faz parte da Liga Acadêmica de Neurocirurgia do HRBA, falou sobre a importância da realização de Seminários e Congressos de especialidades, como a Neurocirurgia.“O curso de medicina de santarém vem acompanhando uma evolução tanto pela interiorização do curso, quanto pela chegada da residência médica e, nós temos os prerrequisitos que o MEC solicita para ter uma especialização de Neurocirurgia, e o Congresso é uma forma de demonstrar que nós temos condições de realizar eventos científicos voltados para a sociedade acadêmica e profissionais”, falou o acadêmico de medicina.
HRBA poderá ter residência médica em Neurocirurgia.
Um dos Representante da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Dr Benedito Cólis, falou da impressão que teve após a visita ao HRBA e sobre a possibilidade de em 2014 Santarém ganhar novos cursos de residência médica. “O Hospital Regional nos impressionou muito, eu particularmente não conhecia Santarém e fiquei surpreso porque há boas condições para formar médicos daqui e fazer com que estes médicos permaneçam”, falou o representante que participou da visita ao HRBA para analisar a possibilidade de Residência Médica em Neurocirurgia a partir de 2014.
O Diretor Técnico do HRBA e coordenador do II Congresso de Neurologia e Neurocirurgia, Dr. Erik Jennings, recordou como tudo começou e falou dos projetos futuros. “Quando nós fizemos o I Congresso, há 12 anos, ele foi tão bem recebido que os representantes do Amapá e Amazonas ficaram de fazer este mesmo Congresso em seus estados, pela Região Norte, só que a turma não se mobilizou para fazer estes encontros regionais, então nós puxamos de volta o congresso para Santarém e agora nós queremos realizar este evento anualmente”, declarou o médico que é considerado como um dos melhores neurocirurgiões da região.
Já em relação à possibilidade do HRBA ter a Residência Médica em Neurocirurgia, possibilidade citada pelos Representante da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Dr Erik foi cauteloso, porém não escondeu a satisfação. “A gente recebe com muita alegria porque para se preencher os critérios do MEC e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia é necessário ter toda uma estrutura hospitalar confiável e isso é um sonho, é uma conquista do Hospital Regional, de Santarém e toda a Região Oeste do Pará”, complementou o médico santareno que estudou fora da capital e conhece os desafios de estudar longe de casa e por isso luta pela interiorização da Residência em Neurocirurgia em Santarém.