quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pacientes oncológicas participam de Dia da Beleza no HRBA

Na manhã desta quinta-feira, 23, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, e a Organização Não Governamental Amigos do Peito realizaram na recepção da Oncologia uma ação de humanização que teve como principal objetivo elevar a autoestima entre as pacientes em tratamento contra o câncer. A ação teve abertura às 9h30min com um momento de sensibilização sobre a importância de desmistificar o câncer, realizar o autoexame e principalmente buscar o diagnóstico precoce.

A programação intitulada “Laços de Amizade” contou ainda com a doação de lenços para as pacientes oncológicas e também um “Dia da Beleza” com a realização de maquiagem, corte de cabelo, manicure e pedicure. “O Grupo de Trabalho de Humanização promove essas ações para deixar o paciente em um ambiente mais e adequado, tranquilo, longe da imagem do ambiente hospitalar e isso garante a qualidade de vida, o bem estar físico e ajuda a resgatar a autoestima da mulher que é muito importante para a recuperação”, falou a psicóloga hospitalar e coordenadora do GTH Gabriela Fortes. 
 
Além dos trabalhos já desenvolvidos no HRBA, como o “Dia da Beleza”, que acontece há quatro anos, outros projetos são implantados como o projeto em parceria com as Amigas do Peito. “O apoio amigo é uma das melhores formas de superar desafios, independente do câncer, o apoio da família é fundamental,. Hoje, nós temos uma equipe de humanização que atua dando esse calor humano, esse amor, carinho e afeto e os Amigos do Peito surgiu com esse proposito de dar apoio, calor, carinho. Somos parceiros do HRBA com muita alegria”, falou Leíria Rodriguês, membro da ONG Amigos do Peito que doou 24 lenços para as pacientes em tratamento oncológico.

Para as pacientes em tratamento, ações de humanização ajudam a dar força, minimizar o sofrimento e suavizar as mudanças corporais ocasionadas pelo tratamento do câncer. “A saúde é mais importante, o tratamento faz a gente perder os cabelos, abala o estado emocional. O que não pode é deixar se abater. O importante é saber que há a cura e o apoio é fundamental e eu só tenho que agradecer todo o apoio que eu recebo porque isso faz bem pra qualquer pessoa”, declarou a enfermeira Rosilda Tavares que teve o diagnóstico do CA de mama em junho de 2013 e hoje faz o tratamento de radioterapia.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, agradeceu a confiança dos Amigos do Peito em desenvolver ações que contribuem para elevar a autoestima das pacientes oncológicas em tratamento no HRBA. “O HRBA tem uma excelente estrutura e profissionais capacitados para realizar um atendimento de qualidade. Mas, nós sabemos que para o paciente oncológico o fator humano é fundamental. Por isso hoje foi um dia muito especial. Esse evento, organizado pelo nosso Grupo de Humanização e pelos Amigos do Peito, proporcionou um momento de descontração e valorização das mulheres com câncer de mama que fazem tratamento conosco”, concluiu Hebert.




terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Governador em Exercício, Helenilson Pontes, e Comitiva do Estado visitam obra de ampliação do Hospital Regional do Baixo Amazonas


Na manhã desta terça-feira, 21, a comitiva do Governador em Exercício do Pará, Helenilson Pontes, realizou uma visita às obras ampliação das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria do Governo do Estado e Pró-Saúde. A obra e equipamentos estão orçados em aproximadamente 10 milhões de reais e após sua conclusão dobrará a capacidade de atendimento. Atualmente, as UTI(s) do HRBA possuem 24 leitos distribuídos em 7 adultos, 7 pediátricos, 7 neonatais e 3 de cuidados intermediários. Depois da ampliação o HRBA terá 20 leitos adultos, 10 pediátricos, 10 neonatais e 09 de cuidados intermediários.
A comitiva também contou com a presença do Prefeito de Santarém, Alexandre Von, e diversas autoridades civis e militares tanto da capital como do município de Santarém, além dos assessores e engenheiros que verificaram de perto o avanço na obra que beneficiará Santarém e Região. “O Estado está com dois grandes investimentos que vão melhorar o atendimento da saúde. O primeiro é a ampliação das UTI(s) do nosso Regional, e o segundo expressivo é o inicio da construção do Hospital Regional de Itaituba que irá atender o Polo Tapajós e irá reduzir a área de abrangência do Regional de Santarém”, falou o Prefeito de Santarém, Alexandre Von.

O Governador em exercício visitou obras importantes como a construção do Ginásio Poliesportivo, conclusão do Estádio Colosso do Tapajós, construção do Centro de Pericias Cientificas e também a ampliação das UTI(s) do HRBA. Ele falou sobre a importância do Hospital Regional para a população de Santarém e região“O Hospital Regional é hoje uma referência na Nefrologia, Neurociurgia e Oncologia, serviços que, por exemplo, que não possuem estrutura parecida em outros Estados como o Amapá. Este hospital é um orgulho para o Povo do Pará. Vamos continuar com a ampliação deste hospital, que atende mais de um milhão de paraenses, e estamos com a construção do Hospital em Itaituba para descentralizar o atendimento, e População do Sudoeste do Pará possa ter um atendimento mais próximo”, disse Helenilson Pontes.

Na semana passada a Secretária de Saúde do Amapá, Olinda Consuelo Lima Araújo, visitou Santarém e veio conhecer pessoalmente toda estrutura proporcionada pelo Governo do Pará aos pacientes oncológicos. A visita teve por objetivo pactuar convênio para que os pacientes oncológicos do Amapá sejam atendidos no HRBA. “Nós constituímos um colegiado em 2013 que está discutindo a pactuação para o atendimento de alta complexidade no Serviço de Oncologia, principalmente, Radioterapia considerando que o Ministério da Saúde estará implantando este Serviço no Estado do Amapá somente em 2015”, explicou a secretária.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, apresentou o projeto de ampliação das UTI(s) à Comitiva do Governo do Estado e falou sobre a importância dessa obra. “A ampliação das UTI(s) do HRBA é de importância primordial para o desenvolvimento da saúde em nossa região. Hoje, o número de leitos que temos é um fator limitante para ampliarmos os serviços de alta complexidade. Com essa ampliação mais que dobraremos os leitos de terapia intensiva, o que permitirá a realização de procedimentos que precisam de retaguarda em diversas especialidades. Além disso, possibilitará a implantação de novos serviços, tais como transplantes e cirurgia cardíaca. Sem dúvida esse investimento feito pelo Governo do Estado do Pará trará mais segurança e resolutividade para toda a População do Oeste do Pará”, concluiu Hebert Moreschi.