quinta-feira, 4 de julho de 2013

HRBA realiza “I Workshop sobre monitorização do Processo de Esterilização do Oeste do Pará”

Nos dias 26 e 27 de junho o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela Pró-Saúde (ABASH), realizou em Santarém o “I Workshop sobre Monitorização do Processo de Esterilização do Oeste do Pará”. O evento visa aprimorar os conhecimentos dos colaboradores e profissionais da área da saúde sobre o processo de monitorização e esterilização de artigos críticos e semi-críticos. Atualmente, o Hospital Regional possui 128 leitos, 05 salas cirúrgicas e uma média de 350 cirurgias de média e alta complexidade por mês, com uma produção mensal de 25 mil pacotes manuseados 24 horas por uma equipe de 18 técnicos de enfermagem e 05 auxiliares de serviços gerais que fazem o transporte deste material aos diversos serviços, além de uma enfermeira que realiza a coordenação das atividades.

De acordo com a Coordenadora da CME, Enfermeira Conceição Jennings, o trabalho de esterilização contribui para o pleno funcionamento de qualquer hospital, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. “Sempre ouvimos falar que a CME é o “cantinho” do Hospital. Eu digo o contrario: nós somos a alma do hospital. Sem os trabalhos da CME não ocorrerão cirurgias, não teremos curativos, inalações. Então o CME é o começo, o meio e o fim. Nós recebemos o material considerado sujo,  o descontaminamos e o esterilizamos para que ele possa ser utilizado, seguindo as normas de controle da ANVISA”, falou a Coordenadora após citar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

No HRBA, o trabalho de esterilização do material acontece por meio da limpeza manual e mecânica, sempre de acordo com a classificação dos artigos críticos ou semi-críticos. “Nós temos os dois métodos de esterilização: o físico, que é o calor e o fisíco-químico que é através da utilização do peroxido de hidrogênio. Após a esterilização esse material é organizado no arsenal segundo a sua validade, e fazemos também o controle de temperatura e umidade, para então distribuirmos este material em boas condições de uso”, enfatizou Conceição Jennings que também informou que os artigos são esterilizados por meio de um autoclave, com temperatura elevada em até 134º ou ainda por meio da baixa temperatura, esterilização por plasma de peróxido de hidrogênio. 

O evento contou com importantes representantes de empresas da área, que consideraram o evento importantíssimo para o desenvolvimento de novas tecnologias e disseminação do conhecimento sobre o assunto. 





Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a interação com outros hospitais permite a troca de experiências e o crescimento dessa importante atividade em nossa região.” Fico muito feliz com a realização de um evento de tamanha importância, não só local e sim regional. O processo de Esterilização é fundamental para que qualquer serviço de saúde possa prestar uma assistência de qualidade e segurança para seus usuários. Aqui no HRBA primamos por isso. Estamos investindo em novas tecnologias de gestão da CME, que estão trazendo excelentes resultados. Além disso, como um hospital de referência e com o compromisso de desenvolver a saúde de nossa região, compartilharmos nossa experiência e conhecimento adquirido com os demais hospitais do Oeste do Pará. Com isso, tenho a certeza de que os maiores beneficiados são nossos usuários”, concluiu Hebert.