sexta-feira, 29 de julho de 2011

Hospital Regional: Muita criatividade, talento e alegria no “Arraiár do Regionár”


Organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o “Arraiár do Hospitár Regionar 2011” foi um verdadeiro sucesso de participação de profissionais do HRBA, parceiros e familiares . O evento aconteceu no mês de julho e contou com diversas atrações folclóricas promovidas pela equipe do Hospital Regional. Além das tradicionais quadrilhas, ainda foi realizado o Concurso do Casal Caipira às Avessas, Dança da Fita, Dança do Açaí e a presença do apresentador e locutor Teodorico, da Rádio 94 FM, como animador da Festa.
Premiação do Casal vencedor
Além das atrações, o evento contou com uma variedade de comidas típicas preparadas de forma muito especial pelos profissionais do Serviço de Nutrição e Dietética. O Concurso do Casal Caipira às Avessas movimentou o público e os jurados, composto por diretores, médicos e psicóloga do HRBA. A descontração dos participantes levantou a torcida com a criatividade e alegria das interpretações de cada casal. No final, os três melhores casais receberam um brinde e o grande campeão foi o casal  formado pelos profissionais, Cleber e Elielza, do Serviço de Processamento de Roupa.
Uma atração que chamou muito a atenção de todos foi a Dança da Fita, que é de origem européia e foi adaptada com o tema “Acreditação: Sucesso com comprometimento e trabalho em equipe!”, para divulgar a importância da participação de todos no Projeto de Acreditação do HRBA. A dança consiste em diversos movimentos sincronizados na sua evolução. O primeiro movimento é conhecido como preparação da terra para o plantio da árvore.  Isso significa que ao chegar ao HRBA o profissional passa por um processo de integração e treinamento. No segundo movimento os dançarinos cruzam as fitas, que representa a escolha da semente, ou seja, o profissional inicia suas atividades comprometido com a sua equipe e objetivos a serem alcançados pelo HRBA.
No terceiro movimento, as fitas já estão quase entrelaçadas, e é realizada a semeadura. Ele representa que o profissional está capacitado, integrado a sua equipe, identificado com os valores e comprometido com uma Assistência Segura, de Qualidade e Humanizada. No quarto, as fitas já estão totalmente entrelaçadas, formando várias tranças de cores diferentes, que simbolizam as raízes, ou seja, com o trabalho em conjunto e os talentos individuais, o HRBA está preparado para receber o Certificado de "Hospital Acreditado". E quando o mastro fica totalmente coberto pelas tranças, os adultos realizam a "destrança", que simboliza o aparecimento das folhas. Ao término do movimento, o mastro é transformado simbolicamente em uma belíssima árvore, simbolizando que o HRBA possui uma equipe comprometida com seus valores e, principalmente, com seu Usuário, realizadando  todas as atividades com Qualidade, Segurança e Humanização, estando preparado para um novo ciclo de qualidade, que é a Acreditação Nível II.
Hebert Moreschi (ao centro)
presenteado os brincantes
Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, o momento foi de muita alegria e descontração. Mas, sem esquecer nossos objetivos e valores: "O Arraiár do Hospitar Regionar 2011 foi um sucesso! Nossa equipe deu uma verdadeira demonstração da riqueza de criatividade e talento que dispomos. Fiquei surpreso e feliz com a adaptação da Dança da Fita, e com o comprometimento de nossos profissionais com o Projeto de Acreditação do HRBA. Não tenho dúvidas de que com a equipe talentosa, comprometida e motivada que temos conseguiremos obter o Certificado de Hospital Acreditado ainda em 2011. Parabéns ao nosso Grupo de Humanização e a todos que se empenharam para a realização desse belo evento."