segunda-feira, 27 de junho de 2011

Hospital Regional de Santarém: Governador Simão Jatene inaugura a Ampliação da Hemodiálise, Fisioterapia e anuncia novos Serviços e Investimentos


O Governador do Estado do Pará, Simão Jatene, inaugurou no último dia 22 de junho, dia do aniversário de Santarém, a ampliação do Serviço de Hemodiálise e o Serviço de Fisioterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.
O novo anexo de Hemodiálise conta com 15 novas máquinas, totalizando agora 27 equipamentos em todo serviço, que são suficientes para atender a toda demanda de renais crônicos do Oeste do Pará, assistindo aos 19 municípios da região. A inauguração também resgata um compromisso assumido há três meses, na agenda mínima de governo. Hoje a demanda não atendida de pacientes renais que necessitam de atendimento no HRBA é de 32 vagas. Com a nova estrutura serão ofertadas mais 70 vagas. “Esse é um momento de celebrar a vida. Sabemos que os renais crônicos necessitam dessas máquinas para viver melhor e disponibilizá-las significa garantir condições para que essas pessoas possam lutar contra a doença e ter uma vida mais digna. Sendo assim, o meu sentimento é de felicidade, por estar contribuindo para que tantas delas possam ter uma melhor qualidade de vida”, destacou o Governador.
O HRBA também ganhou um Setor completo de Fisioterapia, principalmente para assistência aos pacientes referenciados dos Serviços de Oncologia e Terapia Renal Substitutiva. O Secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, informou ainda que a partir do mês de junho todos os pacientes dos 19 municípios da região, além de Altamira, não precisarão mais se deslocar para Belém para tratamento de câncer. Segundo ele, com a reestruturação do Hospital Regional será possível oferecer tratamento cirúrgico, quimioterápico, radioterápico e braquiterápico em Santarém. “Vamos ampliar alguns serviços, como o de neurologia e neurocirugia, e também estamos iniciando o atendimento na área cardiológica. Este mês já foram implantados marcapassos em diversos pacientes, que outrora necessitavam viajar para Belém para fazer esse tipo de intervenção. Outro avanço é a ampliação de vagas para UTI Adulto e Pediátrica, das 07 atuais para 20 cada uma, a fim de que possamos efetivar, até o ano que vem, a realização de cirurgias cardíacas, assim como os transplantes”, disse o Secretário.
Simão Jatene acompanhado pelo Vice-Governador, Helenilson Pontes, Secretários Estaduais, Deputado Federal Lira Maia, Deputado Estadual Alexandre Von, Diretor Operacional da Pró-Saúde Aguinaldo Correa, Vereadores de Santarém e Belterra, e outras autoridades também conheceram as instalações do Serviço de Oncologia e visitaram pacientes que realizavam sessões de hemodiálise.
O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, agradeceu a Simão Jatene pela enorme contribuição para a saúde da região com a construção do Hospital Regional, ainda em sua primeira gestão, e agora ampliando os serviços da unidade. Hebert entregou ao Governador, através do Diretor Técnico do HRBA, Dr. Erick Jennings, um álbum fotográfico com registro da história do Hospital. “Durante todo o ano passado e início desse ano, o Pará enfrentou e enfrenta problemas com relação ao atendimento dos renais crônicos. O Governador não se omitiu e assumiu publicamente que em 90 dias o problema estaria resolvido. Hoje estamos aqui, 90 dias após o seu pronunciamento, inaugurando e tornando esse momento histórico. Esse é o tipo de ação que nossa população quer e necessita, por isso queremos dar os nossos parabéns”, afirmou o Diretor Geral.
O Presidente da Associação dos Renais Crônicos do Oeste do Pará, Miguel Maciel, também prestou homenagem ao Governador com a entrega de uma placa em agradecimento pela atenção com os pacientes renais. “Agradeço ao Governador pela competência e sensibilidade para com o Povo do Oeste do Pará, demonstrada aqui com a implantação do Centro de Terapia Renal Substitutiva e do Centro de Fisioterapia. Quem vive a realidade desses problemas sabe o quanto isso pode ajudar na melhoria da nossa qualidade de vida”, ressaltou Maciel.
O Vice-Governador Helenilson Pontes também foi homenageado por sua colaboração na área da saúde pelo Diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Correa. Já o Secretário de Saúde, Hélio Franco, foi homenageado pela Diretora da 9ª Regional da SESPA, Eliane Miranda, pela forma como vem conduzindo as ações da SESPA na Região. Hebert Moreschi também homenageou o Coordenador do Grupo Técnico responsável pelo acompanhamento e controle da Gestão de todos os Hospitais Regionais e Metropolitano, Dr. Arthur Lobo.
Dr. Arthur Lobo fez um belo pronunciamento, agradecendo ao Governador pelo apoio, à Pró-Saúde pelo comprometimento com os projetos e ao seu Grupo Técnico pelo trabalho e profissionalismo. Também fez questão de ressaltar que além da Inauguração da Ampliação da Hemodiálise e Fisioterapia, diversos serviços serão ampliados ou implantados no segundo semestre desse ano, como por exemplo, Cirurgia Cardíaca (iniciando com consultas ambulatoriais e implante de marca-passos) Oncologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Urologia, Cirurgia Pediátrica, Exames de Diagnóstico e outros.
O Diretor Geral do HRBA destacou que dos 48 serviços previstos inicialmente para o hospital, 46 já estão em pleno funcionamento. O HRBA recebeu o reconhecimento da Direção de Urgências e Emergências da SESPA como um dos hospitais mais resolutivos do interior do Pará, e também o reconhecimento do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer com o título de UNACON -Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. Mencionou que a partir de 2012, o Hospital Regional do Baixo Amazonas se tornará um grande centro de formação de profissionais de Saúde. Hebert Moreschi também ressaltou durante seu pronunciamento que o Governador também mostrou seu compromisso com a região autorizando a ampliação do números de leitos de UTI. “ No aniversário de 350 anos de Santarém, todo o Oeste do Pará foi presenteado com o anúncio de vários investimentos no HRBA. Além dos novos serviços que serão implantados, temos que dar destaque a ampliação do número de leitos de UTI, que hoje acaba sendo um fator limitador para a assistência de alta complexidade. Nosso Complexo Oncológico também receberá investimentos e será referência para outras regiões. Essas decisões rápidas e técnicas do Governador Simão Jatene, Dr. Hélio Franco e Dr. Arthur Lobo tornarão o Hospital Regional de Santarém mais resolutivo e com um papel fundamental não só para a Saúde do Oeste. Mas, para todo o Estado do Pará. Os profissionais de saúde e a População do Oeste do Pará agradecem ao Governador”, conclui Hebert.

ASCOM HRBA com informações da SECOM