quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Hospital Regional realiza 1º Workshop de Estomaterapia do Oeste do Pará




A iniciativa da realização do primeiro Workshop de Estomaterapia do Oeste do Pará foi da Diretoria de Enfermagem do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro e envolveu diversas entidades locais e de outros municípios, atendendo aos multiprofissionais do HRBA, do Hospital Municipal de Santarém e do Hospital de Porto Trombetas, também administrado pela Pró-Saúde.
O Workshop objetiva atualizar os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem por meio de conhecimentos científicos para atuação segura e de qualidade no manuseio de feridas e estomas. Tais conhecimentos poderão ser utilizados tanto nas atividades em hospitais, quanto em clínicas geriátricas, clínicas de pediatria, programas de atenção básica à saúde, assistência domiciliar ou consultórios particulares.
A palestrante convidada, Enfermeira Lisiane Moreira, membro da Sociedade Brasileira de Estomaterapia, destacou a importância do evento para a região. “As feridas e os estomas são considerados problemas de saúde pública pela falta de preparo e de conhecimento do tratamento por parte da maioria dos profissionais. E depois deste evento, os profissionais estarão muito mais preparados para tratar, cuidar e prevenir lesões, sempre trabalhando com os pacientes como uma forma de reabilitação delicada”, disse a palestrante.
A estomia, além de provocar uma série de alterações físicas, gera dificuldades emocionais principalmente relacionadas a imagem corporal e o convívio social. Hoje, nos serviços assistenciais, existe um despreparo do profissional de enfermagem para tratar com pacientes estomizados, tanto no que se refere à técnica de cuidado, como também a necessidade de reabilitação e apoio psicossocial.  O 1º. Workshop de Estomaterapia do HRBA também abordou a atuação segura e humanizada de profissionais capacitados, aliados a evolução tecnológica de novos produtos e coberturas (curativos), o que proporcionará aos pacientes ações eficazes e definitivas relacionadas ao tratamento.
A coordenadora do evento, Enfermeira Daniela Mengon, Diretora de Enfermagem do HRBA, avaliou como positivo o resultado dos dois dias de treinamento. “Nós temos muitos pacientes, tantos oncológicos quanto de outras patologias, que apresentam feridas e estomas. Esse Workshop, com participação de uma palestrante membro da Sociedade Brasileira de Estomaterapia, Enfa. Lisiane, foi um sucesso total pelo alto nível das informações repassadas e pela presença de todos os profissionais envolvidos diretamente no tema do evento”, ressaltou Daniela.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, o evento terá seu melhor resultado nos próximos dias, na melhoria da assistência que os profissionais que participaram do Workshop prestarão aos seus pacientes. “Por muito tempo o sucesso do tratamento de qualquer paciente foi vinculado exclusivamente ao bom resultado cirúrgico. Mas, sabemos que a assistência pós-operatória é importantíssima para que o tratamento cirúrgico proposto obtenha o objetivo desejado. Além disso, temos as úlceras por pressão, que podem aumentar em muito o tempo de permanência, os custos da assistência e comprometer o sucesso do tratamento proposto. Portanto, parabenizo a Direção de Enfermagem e a todos os profissionais que participaram desse belo evento. Tenho certeza de que as informações repassadas trarão uma melhor qualidade e segurança da assistência do HRBA e dos demais serviços de saúde que estavam presentes”, concluiu Hebert Moreschi.






Nenhum comentário: