sexta-feira, 19 de julho de 2013

HRBA apoia e incentiva ações de melhoria na qualidade de vida da População do Oeste do Pará

 “Cuidar de vidas antes mesmo que estas precisem de atenção hospitalar!”. Este é um dos muitos objetivos do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, que atende a população de Santarém e toda a Região Oeste do Pará, e que por meio de parcerias consegue disponibilizar a sociedade serviços básicos de orientação e também de prevenção à doenças, além do cuidado com a sustentabilidade ambiental e responsabilidade social além dos serviços de média e alta complexidade disponibilizados em sua unidade. Entre as mais diversas ações desempenhadas pela equipe multiprofissional do HRBA podemos citar o “I Circuito Unimed” que no final do mês de junho reuniu um público aproximado de 1.000 pessoas dispostas a destinarem um tempo para a prática de esportes.

O Circuito, realizado pela Unimed, contou com apoio de inúmeros parceiros, como o HRBA, e mesmo debaixo da forte chuva que caiu na região o público compareceu e participou das atividades. “Pra nós restou o sentimento de missão cumprida por reunir em um evento atividades que estimulam o bem estar e práticas saudáveis aos nossos usuários, médicos, funcionários e a população em geral. Temos que agradecer imensamente ao apoio dos nossos parceiros que contribuíram de forma significativa na realização deste evento. Para o ano que vem esperamos mais investimento, mais envolvimento e que seja um sucesso como foi a 1ª edição.” Declarou empolgada a Coordenadora de Marketing da Unimed, Andressa Aguiar.

Durante a programação, que foi composta de uma caminhada de 3 km e de uma corrida de 5 km, a equipe multiprofissional do HRBA disponibilizou a população orientações nutricionais relacionadas a alimentação na terceira idade, orientação sobre o tipo de pisada em parceria com a empresa Tênis & CIA, aferição de pressão arterial e índice de massa corporal (IMC). Também foi feita a distribuição de folder sobre a prevenção de doenças renais e hipertensão. Voltada para a conscientização ambiental, houve a distribuição de mudas de árvores, em parceria com o IGPA, realizada pelo Comitê de Sustentabilidade e do Selo “Adote uma Árvore”.

De acordo com a Presidente do Comitê de Sustentabilidade Ambiental, enfermeira Daniella Mengon, essa foi apenas uma das muitas ações realizadas pelo HRBA em parceria com  outras entidades. “Nós temos ações voltadas ao público escolar, parceria com Unidades Básicas de Saúde, Barco Abaré e outras atividades voltadas à prevenção de doenças e à Sustentabilidade. No Sairé, por exemplo, nós fazemos orientações sobre o câncer de pele, e nas Comunidades Ribeirinhas sobre o câncer de mama e colo do útero”, falou a presidente ao recordar outras ações em desenvolvimento pelo HRBA.

Desde o mês de junho o HRBA passou a contar com a atuação do Comitê de Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social. O comitê, que é composto por representantes dos mais diversos setores, cuidará de projetos voltados não só ao meio ambiente como também de ações sociais. “Essa foi uma das primeiras ações realizadas pelo Comitê de Sustentabilidade. Temos vários projetos tanto dentro do hospital quanto em outras empresas e comunidades, visando à Sustentabilidade Ambiental e Social. Nós queremos envolver não só os colaboradores. Mas, a sua família e comunidade”, enfatizou a Presidente.

O Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, ressaltou a importância da atuação do Comitê em ações como o “I Circuito Unimed”. “Já temos um longo histórico de ações voltadas à Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Mas, resolvemos implantar o nosso Comitê de Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social para realizar um planejamento e acompanhamento de todos os projetos desenvolvidos. A participação do HRBA no “I Circuito Unimed” foi excelente e muitas ações parecidas serão desenvolvidas ao longo desse ano. Nosso principal objetivo é conscientizar nossos colaboradores, familiares e comunidade de que não basta sermos bons profissionais. É necessário exercermos a cidadania para que possamos evoluir enquanto sociedade!”, conclui Hebert.






quarta-feira, 17 de julho de 2013

“Arraiar Solidário do Regionar” do HRBA resulta em doações a três importantes instituições assistenciais

Na sexta-feira, dia 12 de julho, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou em suas dependências o “Arraiar Solidário do Regionar”, evento que além de promover um momento de entretenimento entre os colaboradores, também ajudou três importantes instituições assistenciais de Santarém. A festa teve inicio às 20 horas com a apresentação de danças regionais, apresentadas pelos colaboradores e convidados, degustação de comidas típicas e também a disputa da “Miss Caipira do HRBA” que teve como uma das tarefas a prova de arrecadação de alimentos não perecíveis que foram doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Asilo São Vicente de Paulo e Creche Seara, um momento de total alegria para a todos os colaboradores do HRBA.

Segundo a Coordenadora de Recursos Humanos (RH) do HRBA, Jeovânia Cruz, “A festa julhina é feita para os colaboradores e familiares para aproximar a família do ambiente do trabalho, o qual passamos mais tempo do que com eles. Esse ano agregamos um valor especial, o de ajudar o próximo com arrecadação dos alimentos não perecíveis”, explicou Jeovânia que juntamente à toda a equipe do RH cuidou de todos os detalhes da festa que uniu os colaboradores em prol da solidariedade com a arrecadação de 2,5 toneladas de alimentos.

Na terça-feira, 16, após a separação dos itens e composição dos kits, que pesavam cerca de 850 kg, uma comissão composta pelo Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, Coordenação do RH Jeovânia Cruz e Edinéia e as Missis Gisele Ribeiro, representante do Serviço de Nutrição e Dietética, Poliana Gallas, da Clinica Oncológica e Karina Cunha, dos Setores Administrativos, visitou às instituições beneficiadas e entregou os alimentos arrecadados pelos colaboradores do HRBA.


Doação à APAE Santarém
A primeira instituição a receber os alimentos foi a APAE que atende 264 usuários, entre jovens, adultos e crianças nos turnos manhã e tarde. “Nós estamos só sorrisos com esta doação do Hospital Regional que prestou uma atitude louvável de solidariedade à APAE e serve de exemplo para a sociedade santarena. Graças a Deus nós temos bons parceiros, somos uma instituição filantrópica que precisa desses parceiros”, falou a presidente da APAE Santarém, Albanita Dolzanes, que comemorou a doação dos alimentos.

Doação ao Asilo São Vicente de Paulo
Após a doação à APAE a comissão seguiu para o Asilo São Vicente de Paulo que atende 30 idosos, alguns com muitos anos de vivência longe da família, como é o caso do Sr. Luiz que comemorou 45 anos e que reside no Asilo desde os 05 anos de vida, quando ficou órfão, e que no dia da entrega comemorava aniversário. “Essa doação tem uma grande importância para continuidade dos trabalhos de assistência com os nossos idosos que hoje passam de 30 e que necessitam de uma alimentação saudável”, falou a Coordenadora do Asilo, Aldamira Nobre.

Doação à Creche Seara
Quem também recebeu a doação foi a Creche Seara, que fica localizada no bairro do Uruará, na Rua Nações Unidas nº 114. “A nossa despesa é muito alta, imagine alimentar 140 crianças todo dia e essa ajuda é muito bem vinda. Nós esperamos que outras empresas e entidades possam ajudar e nós ficamos muito agradecidos e esperamos que outras ações como esta sejam realizadas pelo Hospital Regional que é uma grande entidade em nossa cidade. Convido a todos a virem conhecer nosso trabalho junto as crianças, algumas com problema de desnutrição”, enfatizou Mara Rúbia, Coordenadora do Centro Educacional João de Barro, Creche Seara que agradeceu a Direção do HRBA pela doação.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou da importância da doação e do comprometimento do HRBA para com a sociedade. “Quero parabenizar a todos os profissionais que fazem parte da “Grande Família HRBA”! Acredito que quando conseguimos evoluir enquanto pessoas, é natural que nos tornemos profissionais e cidadãos melhores. Nosso Arraial Solidário trouxe diversão, integração e fortaleceu os laços. Mas, o mais importante foi a demonstração de respeito e comprometimento com o bem-estar daqueles que nos cercam. As Entidades beneficiadas com a arrecadação prestam um belo serviço a nossa sociedade, e por isso, precisam de todo nosso apoio”, concluiu Hebert.







Crianças atendidas pela APAE Santarém acompanharam a entrega dos alimentos






Diretor Geral do HRBA recebe reconhecimento e homenagem do Ministério Internacional da Restauração



No último dia 15 de julho, Dia Nacional do Homem, o Ministério Internacional da Restauração (MIR) em Santarém realizou no salão de eventos Pérola do Tapajós um “Jantar de Honra”. O evento teve início às 21 horas e reuniu membros da igreja e personalidades da sociedade santarena representando os mais diversos segmentos que foram homenageados pela passagem da data com a entrega do título “Homem de Honra”.

De acordo com a Apóstola do MIR, Varlinda Galdino, o “Jantar de Honra” visa destacar o papel positivo do homem, celebrando suas conquistas e contribuições na comunidade. “É um evento voltado para a honra do homem onde nós escolhemos pessoas que se destacam em vários setores da sociedade como na saúde, política, atividades comerciais e profissionais liberais. Essas pessoas serão homenageadas em nome de tantos outros homens de honra”, falou a Apóstola.

Diferentemente do Dia da Mulher, o Dia do Homem nem sempre é comemorado e segundo a Apóstola a programação foi organizada para evitar esquecimentos. “Nós percebemos a necessidade de reaver esta lembrança, tirar do esquecimento e comemorar o Dia Nacional do Homem. O Dia Internacional é em novembro. Mas, nós resolvemos comemorar no dia Nacional, afinal o homem foi eleito sacerdote ele foi criado para governar sobre toda a terra”, enfatizou a Apóstola.

Durante o jantar foram homenageados vários representantes da sociedade. Na área da política o prefeito de Santarém Alexandre Von, na educação o pró-reitor da UFOPA, Dr. José Aquino, na área empresarial o presidente da ACES, Alberto Oliveira, e os empresários Argemiro Nogueira e Jonilson Oliveira, na construção civil, José do Vale, Otávio Simões, na religião o Pastor Reginaldo Silva e o Apóstolo Wellington Galdino e na área da saúde o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Hebert Moreschi.

O Diretor Geral do HRBA, um dos homenageados pelos relevantes serviços prestados à Santarém e todo o oeste paraense, falou sobre o evento que é celebrado em diversos países seguindo quatro objetivos, melhorar a saúde do homem, a relação entre os gêneros, promover a igualdade entre eles e destacar os papéis positivos do homem na sociedade. “Estou muito feliz e agradeço o reconhecimento. Ele é fruto do trabalho e dedicação de todos os profissionais do HRBA em prol da Saúde de Santarém e todo Oeste do Pará”, afirmou Hebert.