terça-feira, 28 de maio de 2013

IV Semana de Enfermagem do HRBA traz como tema “ A Segurança do Paciente”




Com um tema voltado à segurança do paciente, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou nesse mês de maio a IV Semana de Enfermagem. A programação diversificada contou com a participação de palestrantes renomados que trataram sobre assuntos atuais e, principalmente, a diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) que neste ano lançou a “Aliança Mundial da Segurança do Paciente”. Essa aliança foi prontamente abraçada por toda a Equipe Multiprofissional do HRBA, sob a coordenação da Diretoria de Enfermagem.

A programação contou com a presença do Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Mario Antônio, que falou da importância do Conselho. “O Conselho Regional de Enfermagem tem a função de fiscalizar o exercício da profissão e a regularidade dos profissionais para saber se eles estão habilitados para desenvolver suas atividades, e dentro desta Semana de Enfermagem, se trata a segurança do paciente na perspectiva dos 10 passos para que seja dada uma assistência melhor a cada dia”, falou o Presidente do COREN.

Neste ano, sempre abordando a segurança do paciente, foram ministradas as seguintes palestras: Gerenciamento da Segurança do Paciente, Prevenção de Infecção da Corrente Sanguínea Associada ao Cateter Venoso Central, Boas Práticas na Administração de Medicamentos, Segurança no Uso de Gases Medicinais e Limpeza, Desinfecção e Esterilização de Artigos Médico-Hospitalares. “A Organização Mundial de Saúde preconiza a segurança assistencial e nós aqui do Hospital Regional estamos trabalhando diariamente junto às equipes multiprofissionais. Nessa semana, estamos lançando uma cartilha com os 10 passos para a segurança da assistência para que os usuários possam ser tratados de forma humanizada e saírem recuperados do HRBA, livres de qualquer dano” falou a Diretora de Enfermagem, Daniella Mengon.

Além das palestras, as equipes puderam apresentar aos profissionais do HRBA, usuários e visitantes os protocolos já implantados em seus serviços. Diversos “stands” foram montados abordando processos como a Importância do Preenchimento Adequado do Prontuário, Assistência Hemoterápica Segura, Assistência Segura ao Paciente em Cuidados Intensivos, Acolhimento Seguro do Paciente, entre outros. Através de atividades lúdicas e de forma bem descontraída, todos os projetos apresentados receberam aplausos dos visitantes pela qualidade e, principalmente, pelos resultados obtidos.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância do tema desenvolvido pela IV Semana de Enfermagem do HRBA. “Nós sabemos que em qualquer processo assistencial os riscos são muitos. Nós estamos falando da manipulação de materiais pérfuro-cortantes, da administração de medicamentos, da infecção hospitalar, que ainda é um problema mundial, entre outros aspectos que envolvem a assistência. É impossível obtermos uma assistência completa e segura dentro de um hospital sem falarmos da Enfermagem, que é ponto crucial neste processo todo. Nós estamos há cinco anos investindo na qualidade dos serviços do HRBA seja em materiais, formação e aperfeiçoamento das pessoas, processos e condições de trabalho. Não adianta exigirmos segurança assistencial sem dar as condições de trabalho adequadas. A Equipe da Enfermagem está de parabéns pela riqueza das informações, pelos trabalhos apresentados e pela qualidade da “IV Semana de Enfermagem do HRBA!”, concluiu o Diretor Geral.