quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pró-Saúde e UEPA assinam Convênio para Cursos de Pós-Graduação e Residências Médicas no Hospital Regional do Baixo Amazonas




A última sexta-feira, 09 de setembro, entrou para história da Saúde de toda Região Oeste do Pará. A Pró-Saúde e a UEPA - Universidade do Estado do Pará celebraram a assinatura do Convênio para a disponibilização de Pós-Graduação e Residência aos alunos do Curso de Medicina da Instituição Estadual. A cerimônia aconteceu no auditório do HRBA e contou com a presença da Reitora da UEPA, Dra. Marília Brasil Xavier, do Sr. Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA, do Prof. Luiz Fernando Gouvêa e Silva, Coordenador do Campus de Santarém, do Dr. Fábio Tozzi, Coordenador do Curso de Medicina, de Josiane Maia, Representante da SESPA, do Dr. Erik Jennings,  Diretor Técnico do HRBA, da Dra. Ilmara Silva de Souza, Coordenadora do Curso de Medicina, além de outros Diretores, alunos de medicina e outros profissionais do HRBA.
A assinatura do Convênio representa o primeiro passo para transformar o Hospital Regional em um Hospital Universitário e aprimorar ainda mais Santarém como um Pólo de Formação. “O Hospital Regional caminha para o credenciamento como uma instituição de ensino e o Convênio com a UEPA é um passo importante para que ele atinja esse objetivo. Isso traz melhorias para a formação dos acadêmicos, para a qualidade do atendimento, e principalmente, a região terá muito mais profissionais médicos à disposição para trabalhar junto a nossa população”, explica Dra. Marília.
No próximo ano, a UEPA - Campus Santarém, formará 40 novos médicos que poderão optar por realizar sua Residência Médica no HRBA. Para a Dra. Ilmara Silva de Sousa, Coordenadora do Curso de Medicina, esse convênio abre as portas para aumentar o número de profissionais médicos na Região. “Nós sabemos que hoje a maioria dos médicos está concentrada na Região Sul e Sudeste do Brasil. Mas, hoje Santarém avança para em breve não depender tantos desses profissionais. Temos todas as condições técnicas, estruturais e científicas para formar profissionais de qualidade”, destaca Dra. Ilmara.
Para a Pró-Saúde, esse momento é um marco importante para o avanço da Saúde no Oeste do Pará. “Através dessa parceria entre a Pró-Saúde e a UEPA nós colocamos em prática duas diretrizes fundamentais do Governo do Estado do Pará, por meio da SESPA, que é a descentralização da Assistência de Média e Alta Complexidade, através dos Hospitais Regionais, e também a formação de profissionais de saúde, principalmente médicos, em outras cidades além de Belém, utilizando a estrutura dos Hospitais Regionais também para esse fim. Com essas ações os avanços da saúde na nossa Região e em todo o Estado serão bastante significativos, e a maior beneficiada é a população paraense. Para a Pró-Saúde, participar desse momento histórico é motivo de orgulho”, afirma o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.