quarta-feira, 20 de março de 2013

Hospital Regional de Santarém amplia seu Sistema de Gestão Integrada com a implantação do Prontuário Eletrônico

Desde o dia 11 de março, sexta-feira, o Hospital Regional de Santarém implantou uma importante ferramenta para assistência aos seus usuários, o Prontuário Eletrônico. Atualmente, a utilização do sistema integrado é mais evidenciada em hospitais dos grandes centros. No HRBA, o Prontuário Eletrônico está fase de ajustes e funcionando no Ambulatório Geral e Oncologia. A chegada desta ferramenta tecnológica, além de dinamizar a forma como as equipes multiprofissionais interagem, vai agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera na realização de exames.

Gerente de tecnologia explica as vantagens da ferramenta.
Segundo o Gerente de Tecnologia da Informação, Ruan Thyerre Alves Coelho, a ferramenta oferece toda a segurança e comodidade necessária para o atendimento do paciente. “Foram feitos todos os treinamentos lógicos para implantação do sistema e desde o dia 11 de março foi iniciada a utilização efetiva do módulo Prontuário Eletrônico do Paciente, que é operado pelos diversos profissionais da saúde para acompanhar a evolução, realizar todos os registros da assistência prestada e gerar solicitação de exames, tudo feito pelo sistema”, informou.

O Gerente de Tecnologia do HRBA ainda explicou que o Prontuário Eletrônico tem como vantagem o auxilio no planejamento da assistência ao usuário. “Com o Prontuário Eletrônico, a equipe de saúde pode agilizar os processos internos e disponibilizar os resultados de exames de forma ágil e segura. Ainda permite a ação simultânea integrada entre a equipe multidisciplinar, possibilitando o monitoramento e acompanhamento da evolução dos pacientes, inclusive, através de gráficos que são disponibilizados pela ferramenta”, declarou Ruan.

Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, com esse investimento o Hospital Regional proporciona aos seus usuários o que há de melhor em tecnologia relacionada à saúde. “Estou muito feliz com a implantação dessa importante ferramenta que dará a toda equipe multidisciplinar condições de assistir aos nossos usuários de maneira mais rápida e segura. É um passo importante também para o nosso Departamento de Ensino e Pesquisa, que terá a possibilidade de gerar dados, realizar estudo de casos e pesquisas na área de saúde com maior agilidade. Parabéns a nossa equipe de Tecnologia da Informação pelo empenho e a toda Equipe Multidisciplinar pelo comprometimento com o projeto. Com certeza, os maiores beneficiários da implantação dessa importante ferramenta serão nossos usuários”, concluiu Hebert.

terça-feira, 19 de março de 2013

Hospital Regional de Santarém investe na qualidade e humanização do atendimento


Com o objetivo de melhorar continuamente e garantir um atendimento humano e seguro aos seus usuários, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, vem disponibilizando a todos os seus profissionais uma série de treinamentos e capacitações que visam complementar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de cada colaborador. As palestras, que seguem um calendário de realizações, acontecem no auditório do HRBA e são agendados na área de Recursos Humanos, onde cada colaborador recebe uma carteira que é preenchida de acordo com os cursos que eles participaram.

Assessora de Qualidade do HRBA Veruska Ramalheiro
Para o calendário de 15 de março à 03 de maio estão agendadas as palestras:
·         Cultura da Qualidade - 19 de março, nos turnos manhã, tarde e noite;
·         Foco no Usuário - 22 de março, nos turnos manhã e noite;
·         Trabalho em Equipe - 28 de março, nos turnos manhã e tarde;
·         Foco no Resultado - 5 de abril, nos turnos manhã e tarde;


·         Relacionamento interpessoal -  12 de abril nos turnos manhã e tarde;
·         Competências em Negociações - 19 de abril à tarde;
·         Competência e Liderança - 26 de abril, nos turnos manhã e tarde;
·         Responsabilidade e Tomada de Decisões  - 5 de maio encerrando essa etapa de treinamentos.

Na semana passada, dando abertura ao ciclo de palestras, os colaboradores participaram da palestra “Comportamento Ético”, ministrada pelo Professor Paulo Sena que deu dicas sobre o Comportamento Funcional Ético, que respeita as diversidades e promove a maturidade profissional. Também o comportamento sem ética, que compromete a imagem do colaborador e da empresa.“É muito importante que o profissional esteja atualizado com as ideias e mudanças que o mundo vem passando e estas palestras promovidas pela Pró-Saúde ajudam o colaborador a compreender que todo dia é dia de mudança, para que ele tenha um comportamento diferenciado e que acrescente algo para sua vida”, falou o palestrante.

Entre os participantes da palestra de abertura está a colaboradora Eneida Guimarães de Freitas, que atua na Unidade Pediátrica do HRBA. Segundo ela, os conceitos da simpatia na relação com os colegas e usuários, a honestidade, educação, lealdade e respeito que compõem a ética devem ser exercitados todos os dias. “O treinamento fala sobre a ética, sobre como se comportar no ambiente do trabalho e isso é muito importante pra todos nós. Pra mim mesma o treinamento veio mostrar que temos alguns comportamentos que nem damos conta que são errados”, falou a colaboradora ao reconhecer que a pressa do dia-a-dia faz com que deixemos de lado um bom dia, boa tarde, um tratamento cordial e gentil, que também podem ser o nosso diferencial.

O palestrante agradeceu a oportunidade que a Pró-Saúde proporcionou a todos os colaboradores e orientou aos participantes de como ter um melhor aproveitamento das palestras. “Nós estamos aqui neste ciclo de treinamento e o convite para o colaborador é sempre o mesmo: que ele venha com o coração de aprendiz, um coração sincero e aberto, porque não sabemos  tudo e com as outras pessoas nós podemos aprender coisas novas”, enfatizou Paulo Sena que ainda ministrará outras seis palestras.

Além destes treinamentos a Assessora de Qualidade do HRBA, Veruska Ramalheiro, também ministrará outras duas palestras voltados para o “Atendimento de Excelência”. Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, o Programa de Desenvolvimento Profissional e o comprometimento dos colaboradores com a sua formação traz grandes benefícios diretos aos usuários e aos próprios profissionais do Hospital Regional de Santarém. ''Quero parabenizar a nossa Equipe de Recursos Humanos.  É importante ressaltar que num hospital nós temos pessoas cuidando de pessoas, e a grande responsabilidade de zelar  pelo maior patrimônio que alguém pode ter, que é a sua vida. Por isso, é fundamental investirmos cada vez mais na formação de nossos profissionais. Dessa forma, temos a garantia que a assistência dada pelo HRBA aos seus usuários será de qualidade, segura e, principalmente, humanizada”, conclui Hebert.







segunda-feira, 18 de março de 2013

Hospital Regional comemora o Dia Mundial do Rim com atendimentos no centro de Santarém


Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, 14 de março, e para difundir a importância sobre um comportamento saudável, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou uma vasta programação de atendimento médico, orientação e realização de exames no Centro Comercial de Santarém. A programação iniciou por volta das 8h30min e nem mesmo a chuva que caiu sobre a cidade no inicio da manhã conseguiu impedir que a população tivesse acesso a assistência multiprofissional da equipe multiprofissional do HRBA que realizou, aproximadamente, 500 atendimentos até às 14 horas.

Dr. Emanuel Espósito coordenador do CTRS.
De acordo com o Coordenador do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), Dr. Emanuel Espósito, a programação este ano visa a prevenção por meio do conhecimento sobre o que pode causar problemas renais “O foco da nossa campanha é orientar a população quanto aos cuidados para não adoecer dos rins e o objetivo deste ano é a prevenção da doença renal aguda, que ocorre em pacientes que não tem problemas renais e que por algum motivo, como por exemplo a auto-medicação, podem adoecer de maneira repentina”, explicou o médico que também citou o risco da leptospirose e acidente ofídico (acidente com animais peçonhentos) como causas de insuficiências renais .

Entre as pessoas que participaram da ação esteve a paciente do HRBA, Luzenira Araújo, que há três meses faz tratamento renal. Só que dessa vez, Dona Luzenira não foi em busca de orientação. Mas, de levar seu testemunho e alerta a população sobre os riscos da patologia que, geralmente, surge silenciosamente. “Nunca pensei em ter uma doença desse tipo. Só tenho um rim e quando cheguei ao hospita só tinha duas horas de vida. Hoje sinto que o meu rim está funcionando e talvez eu nem precise de transplante”, falou otimista a paciente que por diversas vezes buscou auxilio médico em postos de saúde até diagnosticar a sua patologia.

Diferente da história da Dona Luzenira, a comerciante Marlene Aguiar aproveitou a oferta dos serviços gratuitos e foi verificar como estava sua saúde. “A gente passa o dia aqui no centro e não tem tempo de ir ao médico. Então quando surge uma oportunidade como esta temos mesmo é que aproveitar. Os exames “deram tudo normal”. Só que a nutricionista disse que eu tenho que controlar um pouco o peso”, falou sorrindo e aliviada a comerciante após receber os atendimentos da equipe multiprofissional do HRBA.

Além dos exames e atendimentos médicos a ação também foi uma oportunidade de esclarecer algumas informações sobre o transplante de órgãos uma vez que mais de 30 mil brasileiros aguardam pela realização desse procedimento. No Brasil, para ser doador de órgãos não é necessário deixar nada por escrito, basta avisar sua família. Em caso de doador falecido, podem ser doados rins, coração, pulmão, fígado, pâncreas e também tecidos como córnea, pele e ossos. Já de doadores vivos podem ser doados rins, medula óssea, e ocasionalmente, parte do fígado ou do pulmão. 

Este ano o tema da ação foi "Pare de agredir seu rim" e para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a iniciativa é louvável em função do seu caráter preventivo. ‘’Nossa equipe da Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise) está de parabéns por essa brilhante iniciativa! A prevenção é sempre o melhor caminho. Cerca de 80% dos pacientes renais crônicos assistidos pelo HRBA tiveram como causa de sua patologia a hipertensão e a diabetes, doenças que podemos prevenir com hábitos saudáveis, como por exemplo, alimentação balanceada, atividade física regular e controle do peso. Além disso, divulgaram informações importantes sobre a importância da doação de órgãos. Estamos preparando o HRBA para ser uma referência em transplantes e só podemos realizar o procedimento se tivermos doadores, e só teremos doadores se a nossa população tiver consciência da importância desse ato de amor ao próximo e respeito a vida’’, afirmou Hebert.