terça-feira, 6 de abril de 2010

Hospital Regional de Santarém vive dia de solidariedade na Campanha "Vida por Vidas"



A camareira de 41 anos, Delair Tomazine, acompanha seu pai em um tratamento oncológico no Hospital Regional de Santarém e resolveu ajudar a Campanha “Vida por Vidas” por entender a importância do ato de doar sangue. “Eu to achando ótima essa iniciativa do Hospital Regional e do HEMOPA, pois todos podem precisar um dia”, enfatiza Delair.
E foi com o objetivo que a Fundação HEMOPA, a Igreja Adventista e o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará se uniram no Setor de Triagem do HRBA para realizar mais um dia da Campanha “Vida por Vidas” e arrecadar mais de 50 bolsas de sangue junto aos usuários, acompanhantes de pacientes e funcionários.
A iniciativa da parceria com o Hospital Regional foi do Grupo de Humanização, que segundo a coordenadora do GTH, a psicóloga hospitalar Gabriela Fortes, este tipo de iniciativa faz parte da Política Nacional de Humanização. “A campanha é bem clara quando diz que não falta sangue, faltam pessoas. Então o GTH abraçou a causa para estar resgatando pessoas e dessa forma contribuímos com um benefício para a sociedade”, comenta a psicóloga.
Para o enfermeiro do HEMOPA, Maurício Tapajós, várias dependências do HRBA podem ser perfeitamente adaptadas para utilização na Campanha, sendo transformadas em salas de coletas, triagem de enfermagem, entrevista e refeitório para os lanches dos doadores. “Essa parceria entre Hospital Regional e HEMOPA é um grande sucesso a muitos anos, sendo executada aqui ou no  Hemocentro, todas resultam em um grande número de bolsas coletadas”, enfatiza Maurício.
Hebert Moreschi, Diretor Geral do Hospital Regional, comenta que já ocorreram casos de pacientes que deixaram de realizar procedimentos cirúrgicos importantes devido à falta de sangue. “O que nós precisamos é de pessoas com boa vontade, pois é um gesto simples mais extremamente importante para salvar vidas”, afirma Hebert.
E foi com a participação de pessoas de boa vontade, como a estudante Eliane Moraes, de 23 anos, que a Campanha foi um sucesso. Ela veio buscar um agendamento de exames para sua mãe e aceitou o convite para doar sangue pela primeira vez. “Eu creio que se mais pessoas se preocupassem em ajudar através da doação de sangue, nós poderíamos salvar mais vidas”, enfatiza a estudante.
Mais ações desenvolvidas pelo Hospital Regional, através do Grupo de Humanização, em parceria com outras intuições, irão acontecer durante o ano. “As parcerias voluntariadas trazem um atendimento mais humanizado, não só para os pacientes, mas também para os acompanhantes e para os colaboradores. A intenção dessas parcerias é tornar o ambiente hospitalar mais agradável e menos carregado de tensão para quem necessita da nossa assistência”, afirma Gabriela Fortes.