sábado, 19 de dezembro de 2009

Crianças internadas no Hospital Regional recebem antecipadamente presentes de Natal





Na última sexta feira (12), no Espaço de Brincar do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna mais de 20 crianças, que estão em tratamento na clínica pediátrica, receberam antecipadamente presentes de Natal. Os brinquedos foram entregues pelo Núcleo de Educação Permanente – NEP do Hospital e por voluntários que trabalham como “brinquedistas”. A doadora dos presentes, que prefere não ser identificada, recebeu a ajuda do NEP para realizar uma pesquisa com os familiares dos pequenos pacientes para saber o que eles desejavam ganhar no Natal. A entrega dos presentes foi cercada de muita alegria. Sorrisos e felicidade marcaram o momento.


Espaço de Brincar
Inaugurado em fevereiro deste ano, o Espaço de Brincar do Hospital Regional faz grande diferença na vida das crianças internadas. Livros, DVDs, brinquedos e muitas atividades coordenadas pelos profissionais, que são voluntários capacitados pelo Hospital, fazem a alegria da criançada na clínica pediátrica.
O local é adaptado para atender às normas de segurança e higienização do ambiente. O Espaço de Brincar funciona em dois horários, pela manhã das 09h00 às 11h00 e a tarde das 15h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira. Segundo o Núcleo de Educação Permanente, as atividades desenvolvidas refletem positivamente no tratamento. As mães trocam experiências, falam sobre suas dúvidas e encontram apoio emocional junto a outras mães. Os pacientes percebem também que existem outras crianças que, como eles, estão passando por tratamentos e que também sentem dor e medo, superação e força. O convívio nesse ambiente hospitalar em um círculo de amizades com crianças da mesma faixa etária e contribui significativamente com o desenvolvimento psicossocial dos pequenos.



terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Hospital Regional recebe ornamentação natalina




Na última sexta-feira o Grupo de Humanização do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna organizou a ornamentação natalina de vários setores do Hospital. Já em tempo de Natal, os colaboradores da unidade de saúde se uniram em uma grande confraternização para deixar o hospital em clima natalino.
Cada setor ficou responsável pela decoração do ambiente, momento de descontração e muita alegria, tudo para que o Hospital fique pronto para receber seus usuários. Na recepção já é possível perceber as mudanças, os enfeites, guirlandas, bolas coloridas, chamam a atenção de quem chega.
Com essa iniciativa o Grupo de Humanização pretende que os usuários e visitantes sintam-se em um ambiente agradável e mais humanizado. O Natal é um momento de reflexão e alegria, assim o Hospital Regional está pronto para oferecer saúde de qualidade em um clima de boas festas.

 


Comunicação e Imagem das Organizações de Saúde é tema de discussão em Pós-Graduação




Nos dias 11 e 12 de dezembro nas dependências da Universidade do Estado do Pará – UEPA, a Pró-Saúde promoveu o módulo Comunicação e Imagem das Organizações de Saúde que faz parte do curso de Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde. O módulo foi ministrado pelo Mestre em Administração Hospitalar e Doutorando pela PUC-SP em Comunicação e Simiótica, Prof. Isaac Gil.
O curso abordou principalmente as diferentes formas de comunicação, os processos de comunicação semióticos para a construção da imagem de uma instituição de saúde, e os cuidados com o marketing hospitalar. Mais de 40 profissionais de saúde da região oeste do estado participaram da aula.
O próximo módulo acontecerá nos dias 29 e 30 de janeiro de 2010 com o tema “Metodologia da Pesquisa I ”e será ministrada pela professora Terezinha Covas Lisboa.

Professor Isaac Gil
 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SESPA capacita profissionais de saúde




A Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA através da 9ª Regional realizou  no fim do mês de novembro no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Dr. Waldemar Penna o primeiro Módulo do Curso de Formação de Agentes de Planejamento em Saúde. A atividade está sendo ofertada pelo Planeja SUS, Ministério da Saúde, é executado pela Escola Técnica do SUS em parceria com a SESPA. Participam do treinamento Secretários de Saúde e técnicos que trabalham na área de planejamento e gestão em saúde de 14 municípios da 9ª Regional. No município de Itaituba, oeste do Pará, um segundo pólo, também sob a jurisdição da 9ª Regional, reuniram-se mais cinco municípios para participar da mesma atividade.
 Neste primeiro módulo estão sendo ofertadas disciplinas de Epidemiologia, Sistema de Informação, Produção Textual e Metodologia do Trabalho Científico. Até março de 2010, encerramento do curso, mais três módulos deverão ser ministrados. O objetivo principal do curso é formar e capacitar os profissionais de saúde para trabalhar com os instrumentos de planejamento em saúde: Plano Municipal de Saúde, Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de gestão.
 O segundo módulo do curso deverá acontecer no período de 25 a 29 de janeiro de 2010. De acordo com a avaliação dos participantes, a partir deste primeiro módulo já é possível aproveitar o conteúdo do curso para detectar, diagnosticar e promover mudanças em seus pólos de atuação.