quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Hospital Regional de Santarém inicia as obras para ampliação das UTI(s)



No dia 16 de agosto, foi realizada pelos técnicos do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT/HRBA, a Integração de Segurança, com orientações importantes para prevenção de acidentes no local de trabalho, para os profissionais da Compacta Construtora, empresa que venceu a licitação para executar as obras de ampliação das UTI(s) no Hospital Regional do Baixo Amazonas. As obras iniciaram na sexta-feira, 17, com a  abertura do acesso para entrada de equipamentos e matéria prima necessária para iniciar a fundação da obra. Segundo o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, o investimento feito pelo Governo do Estado do Pará  na obra será de R$ 2.719.942,30.  O prazo de execução é de 150 dias, conforme informou Jaciclei Antônio Aguiar, Engenheiro responsável.
Coma ampliação das UTI(s), o Hospital Regional do Baixo Amazonas passará dos atuais 24 para 49 leitos. Hoje, o hospital dispõe de 07 leitos de UTI Adulto, 07 de UTI Pediátrica, 07 de UTI Neonatal e 03 leitos de Cuidados Intermediários (UCI). Após a conclusão da obra estarão disponíveis 20 leitos de UTI Adulto, 10 de Neonatal, 10 Pediátricos e 09 de UCI.
“O Hospital Regional, por ser um Hospital de média e alta complexidade,  único desse porte na Região Oeste do Pará, atende a uma demanda muito grande de pacientes críticos, ou seja, que precisam de terapia intensiva. Atualmente, o número de leitos que temos disponíveis não atende a essa demanda, mesmo contando com atendimentos no Hospital Municipal que também tem 7 leitos. O Hospital cresce a cada dia e expandiu vários serviços e especialidades, como a Oncologia, Ortopedia, Captação de Órgãos,  e futuramente, a realização de Transplantes e Cirurgia Cardíaca. Então, nós precisamos ter uma UTI ampliada pra atender a essa demanda de pacientes. Essa obra vem em um momento importantíssimo, não somente para o Hospital Regional, mas, para toda a região oeste do Pará”, afirmou Mirna Brito Malcher, Enfermeira Supervisora das UTI(s) Neo Natal e Pediátrica.
Para o Coordenador da UTI Adulto no HRBA, Dr. Antônio Carlos Alves, é uma obra importante, pois promoverá a expansão nos atendimentos, e consequentemente maior qualidade e resolutividade nos serviços prestados pelo hospital. “Com a ampliação dos leitos de UTI, a população de Santarém e toda Região Oeste só tem a ganhar. Vamos passar de 07 leitos para 20 na UTI Adulto, isso vai permitir além de uma melhor prestação de serviços, a possibilidade de expandir os procedimentos cirúrgicos da alta complexidade. Hoje, temos uma certa limitação por conta do número de vagas, pois quase todos os nossos pacientes necessitam de UTI. Esta ampliação será extremamente importante por conta de solucionar estes problemas”,concluiu Dr. Antônio Carlos.






terça-feira, 28 de agosto de 2012

Hospital Regional de Santarém promove palestras em comemoração ao Dia do Psicólogo


Em comemoração ao Dia do Psicólogo, o Grupo de Humanização e o Serviço Psico-Social do HRBA realizaram nesta segunda-feira, 27, no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, uma programação abordando o “Atendimento de Alta Complexidade”, voltada para estudantes e profissionais externos de psicologia. O ciclo de palestras discutiu os seguintes temas: “Aspectos psicológicos do paciente oncológico”, “Grupos terapêuticos e escuta ativa nas UTI(s)” e “Paciente renal crônico e seus aspectos psicológicos”, ministradas pelas Psicólogas Gabriela Fortes, Thayanne Pereira e Edilmara Patrícia Rocha.

 A I Jornada em homenagem ao Dia do Psicólogo foi estruturada com objetivo de disseminar conhecimento, através da troca de experiências.  O público alvo, a princípio, eram estudantes de psicologia e profissionais da área. Porém, também contou com a participação de residentes de medicina, profissionais internos e médicos do Complexo Oncológico do HRBA, que contribuíram debatendo e compartilhando informações com o público presente. “O objetivo deste evento foi proporcionar uma troca de conhecimentos entre os profissionais, mostrando a função complementar colaborativa da psico-oncologia ao trabalho dos médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais da equipe multidisciplinar. Nosso propósito é promover a aproximação das especialidades para que elas entendam a importância da atuação da psicologia no ambiente hospitalar.  Durante o tratamento, o psicólogo faz uma leitura individual do paciente, para que ele fique mais acessível e aceite melhor o tratamento a que está sendo submetido. Ajuda também a incluir a família nesse processo de aceitação e adesão do tratamento”, afirmou Gabriela Noronha Fortes, Coordenadora do Grupo de Humanização e Serviço Psico-Social do HRBA. 
A Psicóloga Thayanne Pereira, que acompanha pacientes nas UTI(s) do HRBA, repassou informações sobre os aspectos psicológicos deste paciente, e explicou sobre a função do psicólogo enquanto formador da “base emocional”, tanto para o paciente como para seus familiares, com objetivo de dar o suporte necessário para a melhora do quadro emocional e auxiliando na melhoria do quadro clínico.
Acompanhando os pacientes em fase terminal a Psicóloga Edilmara Rocha, que atua na Terapia Renal Substitutiva do HRBA, utiliza  suas próprias experiências para orientar os acadêmicos sobre a metodologia de tratamento. “ Abordei hoje sobre as características psicológicas dos pacientes da hemodiálise, que  quando iniciam seu tratamento, em alguns casos,  vêm com o sentimento de serem um “paciente terminal”. Então, é necessário identificar a melhor maneira de trabalhá-los, saber quais são as suas expectativas, e como envolver a família para que ela venha  contribuir para a adesão do paciente e consequente melhora da qualidade de vida durante o tratamento que não tem tempo pré-estabelecido e o paciente pode apresentar diversas intercorrências”, concluiu a psicóloga.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, o Serviço Psico-social exerce um papel fundamental dentro da estrutura do HRBA. “Não podemos enxergar o ser humano apenas sob o aspecto físico. Comprovadamente, os fatores psicológicos influenciam de forma determinante no sucesso do tratamento proposto. Por isso, é necessário que todos os profissionais da equipe multidisciplinar entendam plenamente o papel do Serviço Psico-social dentro do nosso hospital e que trabalhem todos os aspectos envolvidos na assistência, em perfeita harmonia. Parabéns aos Psicólogos pelo seu dia e a nossa equipe do Psico-social pelo excelente dia de atividades”, conclui Hebert.