sexta-feira, 27 de maio de 2016

Gestores do HRBA passam por treinamento de aperfeiçoamento profissional



Os gestores do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), tiveram, durante duas semanas, treinamentos dinâmicos e intensos focados no desenvolvimento profissional. Durante os encontros presenciais, os 14 participantes aprenderam conceitos e técnicas sobre quatro temáticas principais: foco no resultado, organização e planejamento, negociação e tomada de decisão. Os treinamentos aconteceram nos dias 16 a 18 e 23 a 25 de maio.

O Hospital Regional de Santarém possui um programa específico voltado para o desenvolvimento dos colaboradores. Quem possui mais de um ano executando alguma função dentro do hospital passa por uma avaliação de competências. A mensuração é feita por meio de uma ferramenta que contempla os resultados em diferentes aspectos dos profissionais, além de entrevistas realizadas pelos superiores. Com base nessas informações, é formulado um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para que os colaboradores possam melhorar os pontos detectados. Cada competência tem um peso, e o treinamento é específico para as deficiências apontadas.

A coordenadora de Recursos Humanos (RH), Auricléia Castro, fala da importância de investir no aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na unidade. “Como recursos humanos, isso é importante porque somos quem tem a responsabilidade de desenvolver esses profissionais e fazer com que eles estejam aptos a desenvolver todo o seu potencial, de acordo com suas competências para cada função. É importante que cada profissional esteja na área certa, exercendo aquilo no que é bom.”

Em 2014, foram avaliados os supervisores, coordenadores e gerentes do hospital. O ciclo de avaliação e aperfeiçoamento tem a duração de dois anos. Ou seja, em até dois anos o hospital detecta as deficiências dos profissionais, elabora o PDI e aplica os treinamentos. Em 2015, os diplomados que não exercem cargo de liderança também passaram por avaliação. Este ano será a vez dos colaboradores que não possuem ensino superior.

O primeiro módulo do treinamento abordou os tópicos foco no resultado e planejamento e organização. “Trabalhamos isso intensamente durante esses dias, focando o comportamento. O ser humano repete os comportamentos quando está no lúdico, sob pressão, ou com poder. É onde ele revela os comportamentos em sua essência. Então, por meio das dinâmicas, nós aplicamos essa teoria para que a própria pessoa consiga ver. É uma mistura muito forte de teoria e prática”, explica a consultora Renata Grunthal, responsável pela aplicação do treinamento.

Segundo a coach, todos os comportamentos são baseados nos modelos mentais de cada um, naquilo que se acredita. Para trabalhar essa essência, é preciso que a própria pessoa veja a necessidade de mudança e trabalhe para melhorar suas ações. “A mudança não acontece de uma hora para outra, é um processo. É importante ter essa paciência. Às vezes têm comportamentos que vêm de uma vida inteira e não é de uma hora para outra que as pessoas vão mudar”, diz Renata.

O segundo módulo abordou negociação e tomada de decisão. O consultor Alfredo Duarte conta que é fundamental trabalhar esses aspectos com quem exerce cargos de liderança. “Enriquece muito o trabalho e a percepção de todo mundo para a possibilidade de que essas situações trabalhadas no treinamento são reais. Temos que negociar o tempo inteiro, e tomar as decisões. Isso amplia a possibilidade de a pessoa enriquecer a contribuição dela no dia a dia, de fazer entregas melhores. Mas, também, desenvolver as equipes que respondem a elas, as outras pessoas com quem elas interagem, com quem estão relacionadas. O trabalho de uma influencia o trabalho da outra”.

Após os treinamentos são realizadas outras avaliações para verificar se os estímulos surtiram o efeito desejado. “Todos os nossos profissionais buscam a excelência, e isso é obtido através dos resultados. É importante, para isso, que estejam bem desenvolvidos. É importante se sentirem parte desse resultado e verem que todo o esforço individual para a melhoria constante tem a recompensa, que são esses reconhecimentos. É a consolidação de tudo”, finaliza Auricléia Castro.

Gestão premiada
O constante aperfeiçoamento profissional dos colaboradores tem apresentado resultados positivos. Exemplo disso é que o HRBA recebeu mais um reconhecimento nacional em 2016. A unidade foi premiada pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH) por ter o segundo melhor projeto de gestão hospitalar do Brasil. O hospital já havia ficado em primeiro lugar em 2014. Em maio, a revista Exame publicou em seu site a lista com os dez hospitais públicos de excelência no Brasil, incluindo o HRBA na relação.

Hospital
O Hospital Regional de Santarém é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.  Atualmente, no interior do Pará, o HRBA é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade. São 30, incluindo oncologia e neurocirurgia. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).




Hospital Regional de Santarém é destaque em Congresso de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foi destaque no 39º Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde / 9º Congresso Latino-Americano de Administradores da Saúde. O evento, realizado pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH), aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, de 17 a 20 de maio. O HRBA foi convidado a apresentar os projetos bem sucedidos realizados pela unidade, que possibilitaram estar na lista dos melhores hospitais do país, recebendo, inclusive, o reconhecimento da FBAH como segunda melhor gestão hospitalar do Brasil.

O Hospital Regional de Santarém - primeiro hospital público, no Norte do Brasil, a obter a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência - possui projetos inovadores, além das ações que buscam garantir a segurança do paciente, que chamam a atenção de outros hospitais brasileiros. O HRBA, por exemplo, implantou o projeto de Compostagem e Horta Orgânica, em 2015, que pretende reaproveitar 100% do lixo orgânico produzido pela unidade e transformá-lo em composto para cultivar até 90% de todos legumes e verduras consumidos pelo hospital.

A assessora de qualidade do hospital, Veruska Ramalheiro, palestrou sobre as iniciativas da unidade. Ela diz que a troca de informações e boas práticas com outros hospitais é importante para agregar e dar ideias para desenvolver ainda mais trabalhos focados na assistência segura e de qualidade. “Representar o HRBA palestrando sobre os casos de sucesso que o hospital conseguiu conquistar ao longo do tempo é de extrema importância não só para motivar a equipe, como para mostrar que todo o trabalho desenvolvido diariamente tem sido exemplo para muitos hospitais do país, e o paciente pode sentir mais segurança em ser assistido na nossa instituição”.

O diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, reforça a importância do hospital para a região e destaca a estratégia do Governo do Pará ao investir na interiorização da saúde. “Compartilharmos experiências de sucesso e ter o reconhecimento com certificações e premiações mostra que a parceria entre governo do estado e a Pró-Saúde tem dado resultado excelente, contribuindo de forma significativa para melhoria da saúde da população do Oeste do Pará”.

Moreschi também fala da satisfação em ver o HRBA sendo destaque, também, fora da região Norte. “Ser convidado para estarmos num congresso nacional e internacional de saúde, falando das experiências desenvolvidas, das tecnologias que nós desenvolvemos em Santarém, com toda dificuldade logística, num cenário completamente diferente dos grandes centros do país, que ficam no eixo Rio-São Paulo-Minas é motivo de orgulho para todos nós. Todo esse investimento que é feito em qualidade de segurança do paciente se reverte unicamente para o paciente, quem ganha com o sucesso do Hospital Regional são os nossos usuários”, finaliza.

Hospital
O Hospital Regional de Santarém é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.  Atualmente, no interior do Pará, o HRBA é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade. São 30, incluindo oncologia e neurocirurgia. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).





Assistentes sociais palestram sobre direitos dos usuários de saúde


Oferecer uma assistência completa em saúde pressupõe compreender todos os aspectos dos pacientes, acompanhantes e familiares envolvidos no processo, incluindo e integrando a parte física, mental e social. E os assistentes sociais, dentro desse quadro, possuem a função de orientar e buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos dessas pessoas que precisam de atendimento. Quando se trata de pacientes crônicos e de longa permanência, como é o perfil dos usuários do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), a atuação dos assistentes sociais se torna imprescindível. Por isso, a unidade promoveu o 2º Simpósio dos assistentes sociais da saúde do HRBA, no  dia  19 de maio.

A coordenadora do Psicossocial do HRBA, psicóloga Gabriela Fortes, conta que a presença do assistente social é fundamental para atender aos anseios dos usuários e acompanhantes, principalmente quando estes se deparam com doenças crônicas. “O serviço social, hoje, se tornou fundamental dentro dos hospitais, porque as informações que são repassadas pelos profissionais, muitas vezes são totalmente desconhecidas pelos pacientes. O assistente social vai orientar e encaminhar esses usuários a buscarem os seus direitos, e isso vai facilitar e aumentar a qualidade de vida desse paciente, no momento de dor, de perda”.

O Hospital Regional de Santarém atende a uma população estimada em 1,1 milhão de habitantes. São pessoas de 20 municípios do Oeste do Pará com hábitos e culturas diferentes em busca de ajuda para os mais diversos problemas. “O usuário já chega fragilizado ao hospital. Muitos pacientes enfrentam viagens de dois, três dias de barco, enfrentam temporais. Eles chegam aqui muito fragilizados, precisando de atenção, de um olhar como um todo para os seus anseios. Não teria como o hospital existir se não tivesse um profissional do serviço social, que norteia os atendimentos, os acessos”, contextualiza a assistente social Sílvia Monte.

Simpósio
O 2º Simpósio dos Assistentes Sociais da Saúde do HRBA teve na programação seis palestras que trataram, principalmente, do papel do assistente social na garantia dos direitos dos usuários da saúde. “A ideia foi ampliar esse conhecimento e trocar experiências buscando beneficiar, no final de tudo, o usuário, porque o nosso foco é sempre no melhor para o usuário”, diz Gabriela Fortes.

O evento fez referência, também, ao Dia do Assistente Social, lembrado em 15 de maio. “É importante o hospital dar esse espaço, em alusão ao nosso dia, para fazermos o simpósio que permitiu coletivizar a informação e mostrar para a comunidade como é o nosso trabalho e como nós atuamos dentro dessa instituição de média e alta complexidade”, finaliza a assistente social Sílvia Monte.

Hospital
Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA foi o primeiro hospital público da região Norte do país a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial. No interior do Pará, é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade.