sexta-feira, 7 de março de 2014

Residentes Multiprofissionais aprovados na UEPA participam de integração com Hospital Regional do Baixo Amazonas e Hospital Municipal de Santarém


Durante os dias 6 e 7, os 23 profissionais de enfermagem, psicologia, farmácia, terapia ocupacional e fisioterapia aprovados no processo seletivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA) para Residência Multiprofissional em Assistência à Ortopedia e Traumatologia participaram da II Jornada de Residentes do Baixo Amazonas. O evento abordou temas importantes como: Serviço Social: ação profissional na perspectiva hospitalar, Abordagem no leito do paciente poli-traumatizado, o papel do psicólogo na assistência, além da apresentação do programa de Residência Multiprofissional aos R1 e R2 e visita ao HRBA.  A Jornada teve abertura às 9h e contou com a participação da Direção Acadêmica da UEPA e de Residência da UEPA, além de representantes do Hospital Municipal de Santarém (HMS) e Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), hospitais que servirão de base de estudo e assistência multiprofissional.

Na avaliação da coordenadora do programa de residência Multiprofissional, Silvânia Takanashi, o quantitativo de profissionais de Santarém é um fator que deve ser levado em consideração. “Na primeira turma tivemos um percentual de 50% de egressos daqui de Santarém e, nesta segunda turma, estamos com um percentual também bem equivalente, aumentou também o número de egressos da UEPA”, declarou a coordenadora após citar que dentre os egressos há profissionais de outros municípios.

Em Santarém, a Residência Multiprofissional tem campo de estudo a trauma-ortopedia, área de grande carência e que a cada dia se torna uma das mais exigidas devido ao grande numero de acidentes de trânsito que vem ocorrendo na região. “A residência é uma oportunidade deles fazerem uma qualificação pelo Ministério da Saúde recebendo um apoio financeiro. Eles recebem bolsa, sem contar que a carga horária de assistência é muito grande, fora a formação de aula. Na verdade, é uma oportunidade de depois de formados se especializarem ainda mais em alguma área, e no caso deles em trauma-ortopedia, que é um foco muito importante aqui no município”, complementou Silvânia.

A Diretora de Enfermagem do Hospital Municipal de Santarém, Mirna Malcher, enfatizou que a formação de profissionais em Santarém e sua respectiva permanências na cidade só foram possíveis graças a parceria UEPA, HRBA e HMS.  “A parceria da UEPA com os Hospitais Regional e Municipal é um momento histórico não apenas para a saúde, como também para Santarém que até bem pouco tempo não existia. A residência multiprofissional veio agregar valores e isso é muito bom porque os profissionais colocam dentro dos hospitais um atendimento mais humanizado”.

Em 2013, o HRBA recebeu 13 profissionais aprovados no certame para exercerem a função de residentes multiprofissionais, neste ano, serão 23 profissionais inseridos na assistência hospitalar como R1 e R2. O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a chegada dos novos residentes. “É uma satisfação muito grande recebermos mais uma turma de residentes multidisciplinares. Nossa região ainda é muito carente de profissionais da saúde. Podendo formar esses profissionais aqui em Santarém, evitamos que eles vão para outros centros, façam a sua especialização e acabem por ser contratados, não retornando. O HRBA é um polo importante de formação de profissionais e termos a certeza que isso será um fator fundamental para desenvolvermos a saúde no Oeste do Pará.”, concluiu Hebert.