sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Reconhecimento nacional para Residência em Neurocirurgia do HRBA



A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) certificou o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) como qualificado para cumprir o Programa de Residência Médica em Neurocirurgia do Ministério da Educação. Além do reconhecimento do empenho do hospital na área da neurocirurgia, a SBN considerou, no processo de certificação, o papel do neurocirurgião Erik Jennings para que Santarém tenha um centro de excelência nessa área da medicina.

QUEBRA DE PARADIGMA
A certificação inclui a cidade de Santarém entre 83 localidades do país onde são formados neurocirurgiões.  Isso é importante para quebrar paradigmas a respeito da falta de especialistas no interior do país, ao tempo que reconhece o empenho de universidades e de e hospitais dedicados à qualificação profissional.
A certificação concedida ao HRBA – administrado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) - é particularmente importante para o estado do Pará ao assinalar que está sendo superada a carência de médicos no interior. E remete à decisão política do governo estadual, no curso do primeiro mandato do governador Simão Jatene, de vincular ao projeto do Hospital Regional de Santarém o curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

CONQUISTANDO ESPAÇO
De acordo com o neurocirurgião Erik Jennings, que atua no hospital, o reconhecimento da SBN é o reflexo dessa estratégia. “Há 15 anos, quando cheguei à cidade, não tínhamos UTI, faltava respirador no centro cirúrgico, faltavam materiais básicos de neurocirurgia. Mas conquistamos espaço ao longo dos anos, daí a importância desse reconhecimento”, diz o médico.
Em 2014, foram realizadas 219 neurocirurgias. E, neste ano, de janeiro a agosto, outras 153 cirurgias neurológicas aconteceram  no HRBA.  Esse número cresce, principalmente, em função dos acidentes de trânsito, que provocam traumas cada vez mais complexos, repercutindo na rede pública de saúde e sobrecarregando o hospital regional que, entretanto, tem atendido adequadamente a demanda. Hoje, o hospital dispõe de estrutura cirúrgica e de internação para pacientes de neurocirurgia, além de uma equipe completa de médicos e profissionais multidisciplinares.

SERVIÇOS MELHORES
Para o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia demonstra que o hospital está no caminho certo para formar profissionais altamente qualificados. “O hospital está se consolidando como centro de formação profissionais em saúde, indo ao encontro a uma das maiores necessidades da região, a disponibilidade de médicos. O Estado se beneficia como um todo, pois esses médicos aqui formados podem atuar em outras localidades, melhorando a qualidade dos serviços públicos”, conclui Hebert. Ele considera merecida a referência ao médico Erik Jennings, “na condição de pioneiro em neurocirurgia no oeste do Pará, estando entre os melhores profissionais do Brasil”.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

HRBA abre vagas em quatro cargos para pessoas com deficiência




O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) disponibiliza vagas para pessoas com deficiência (PCD), para ocuparem os cargos de: Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Higiene e Limpeza, Auxiliar Administrativo e Técnico de Enfermagem.
Os currículos devem ser enviados para o email trabalheconosco@hrbaprosaude.org.br, com o assunto “PCD”, até o dia 2 de outubro de 2015.

Gestores do HRBA participam de palestra motivacional


Nelma Penteado é uma das mais conceituadas palestrantes do país quando o assunto é motivação. Ela é especialista em relacionamentos profissionais e afetivos e já palestrou para 4 milhões de pessoas durante os seus mais de 20 anos de carreira.
Na terça-feira (29), os gestores e líderes de equipes do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) - hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) - ouviram sobre o tema “Inteligência Profissional e Afetiva”. O evento foi uma iniciativa conjunta do setor de Recursos Humanos (RH) e do Departamento Pessoal (DEP) do hospital.
“Sabendo que a equipe é o reflexo do seu gestor, é importante trabalhar estes líderes para que eles estejam motivados e consigam dar um bom direcionamento para suas equipes, fazendo transparecer no paciente o resultado desse trabalho realizado”, diz a coordenadora do RH, Auricléia Corrêa.
O objetivo da palestra foi de trabalhar o equilíbrio constante e a qualidade de vida dos líderes gestores para que estes, ao exercer seus trabalhos, se sintam motivados pessoalmente e profissionalmente.
“As palavras mudam o mundo. Elas são ferramentas poderosíssimas para mudar mentes. Primeiro, escutando e absorvendo o conhecimento e, depois, usando esse conhecimento como atitude de transformação no ambiente onde está inserido, aí está a diferença”, afirma Nelma Penteado.





terça-feira, 29 de setembro de 2015

HRBA realiza workshop com ênfase no tratamento a pacientes em UTIs


Mesa de abertura do evento.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) - hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) - realizou a 18ª edição do Workshop de Saúde, com a temática voltada para a 'Qualidade da Assistência Multiprofissional Com Boas Práticas ao Paciente Crítico em UTIs'. O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro, no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), e reuniu mais de 200 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da área da saúde.
As palestras apresentaram propostas inovadoras e orientações para oferecer assistência de qualidade. “Os avanços alcançados pelo hospital são motivo de orgulho, pois eleva a qualidade dos atendimentos prestados. Com o trabalho e parceria de todos, os resultados só tendem a melhorar ainda mais”, declarou o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, na mesa de abertura do evento.
Para a Diretora de Enfermagem do HRBA, Daniella Mengon, a temática abordada no workshop é fundamental, pois engloba diversos especialistas que atuam na área. “Trazer esses profissionais para compartilhar um pouco de suas competências e experiências fortalece ainda mais o trabalho das equipes multiprofissionais do HRBA, além de enriquecer o conhecimento dos acadêmicos e futuros profissionais que podem vir a trabalhar conosco. O HRBA é um campo de ensino em expansão constante, então precisamos orientar e capacitar todos esses profissionais”, explicou Daniella.
A médica intensivista e coordenadora da UTI Adulto do Hospital Saúde da Mulher, em Belém, Leila Rezegue, falou da importância do constante aperfeiçoamento da equipe multiprofissional.  “O workshop não é importante apenas para os profissionais do HRBA, mas também para os pacientes que serão atendidos por uma equipe que já está vendo tudo de maneira diferente, melhorando assim a qualidade dos atendimentos”.
A fisioterapeuta Milene Duarte ressaltou a necessidade de qualificar bem os agentes que atuam dentro das equipes multiprofissionais. Segundo ela, os profissionais ainda sentem muitas dúvidas, principalmente no que diz respeito à ventilação mecânica. “Nós percebemos, dentro das Unidades de Terapia Intensiva, que ainda há muitos questionamentos de procedimento e essa temática vai ajudar os multiprofissionais a lidar com tais situações e assegurar o sucesso e recuperação dos pacientes, auxiliando melhor os médicos e fisioterapeutas”, destacou Milene.