quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Hospital Regional do Baixo Amazonas comemora o Dia Nacional da Saúde


Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, o Grupo de Humanização do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, promoveu na segunda-feira, 06, uma programação voltada para pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital Regional com a apresentação de vídeos informativos nos ambulatórios do Hospital e palestras sobre “Dor crônica e dor aguda” e “Estresse no ambiente de trabalho”.
Dr. Luciano e Dra. Gabriela
“A comemoração aqui no Hospital Regional foi desenvolvida com o objetivo de disseminar informações para a melhoria da qualidade de vida de nossos profissionais e usuários. Sendo que pela manhã foram exibidos vídeos de combate ao fumo nos ambulatórios para pacientes e acompanhantes, e durante à tarde foi realizado um ciclo de palestras de caráter informativo no auditório do HRBA, onde os profissionais de diversos serviços do hospital puderam conhecer um pouco mais sobre “Dor crônica e dor aguda”, suas causas, sintomas e tratamento adequado, em palestra ministrada pelo Médico Anestesiologista, Dr. Luciano Azevedo. Também aprenderam sobre fatores que causam o “Estresse no ambiente do trabalho”, com a Psicóloga Thayane Pereira”, contou Gabriela Fortes, Coordenadora do GTH.
Psicóloga Thayane
Para a palestrante Thayane Pereira o tema abordado é bastante atual, principalmente na área de saúde. “Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, tanto para nossos profissionais quanto usuários  do Hospital, nós resolvemos repassar mais detalhadamente sobre o estresse, as implicações negativas deste quadro e da Síndrome de Burnout. Também falamos sobre os  meios para  minimizar esta situação, como, por exemplo, dicas para manter uma melhor qualidade de vida no trabalho, organizando melhor seu tempo, cuidando do corpo e cultivando as relações pessoais. Tudo para que se tenha um ambiente de trabalho que proporcione bem estar e satisfação e obtendo melhor rendimento em suas atividades”, concluiu a palestrante.
Hebert entregando brinde a colaboradora
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a iniciativa vai contribuir não apenas para o melhor desenvolvimento profissional dos colaboradores, mas também para o dia-a-dia pessoal, junto com a família e amigos. “Quero parabenizar ao Grupo de Humanização pela iniciativa. No dia Nacional da Saúde foi feita uma programação especial pensando naqueles profissionais que são responsáveis pela nobre arte de cuidar. Além de aplicar os conhecimentos recebidos nas atividades de trabalho, nossos profissionais levarão essas informações para a sua vida em família e comunidade. Com certeza as pessoas que fazem parte de nossa equipe são nosso maior patrimônio e zelar por um ambiente de trabalho melhor significa trabalhar para uma assistência mais humana, de qualidade e segurança para nossos usuários”, conclui Hebert.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Hospital Regional do Baixo Amazonas: Ações em Saúde em Parceira com o Projeto Viva a Vida 2012



No último dia 1° de agosto, teve início mais uma etapa do Projeto Viva a Vida, organizado pelo Sistema Tapajós de Comunicação. O projeto que está em sua 10ª Edição, e conta com o apoio de várias entidades parceiras. O Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, está participando do evento promovendo ações de saúde e humanização, através de orientações nutricionais, consultas médicas, e atividades lúdicas abordando os bons hábitos em saúde para crianças, utilizando sala de pintura e teatro de fantoches.
A Coordenadora da Equipe Multidisciplinar e Treinamento Nutricional, Dênia Pimenta,  que participa pela primeira vez no Projeto Viva a Vida, falou sobre a atividade da equipe de nutrição do HRBA no projeto. “O Serviço do Nutrição e Dietética do Hospital Regional veio até à Comunidade com o objetivo principal de conhecer mais sobre a nossa população, as carências nutricionais de cada bairro, e também fornecer orientações sobre uma alimentação saudável. Nossa meta não é somente abordar a prevenção. Mas, também orientar as pessoas que já tem diabetes, hipertensão e, mantendo um bom estado nutricional, estes pacientes tenham melhor qualidade de vida”, afirmou a nutricionista.
Participando do evento, também estavam membros do Grupo de Humanização do Hospital Regional desenvolvendo atividades do projeto “Brincar não dói”, que é realizado também nas dependências do HRBA há cerca de um ano para pacientes da Clínica Pediátrica. O projeto  proporciona momentos de entretenimento e alegria para os pequenos usários do hospital e seus acompanhantes, visando aliviar a carga emocional e o estresse muitas vezes presentes em razão da complexidade dos tratamentos. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HRBA, utilizou o teatro de fantoches para a interação direta com as crianças dando orientações sobre um comportamento saudável e demonstrando a importância da higiene adequada das mãos, conforme relatou Paloma Contente, Enfermeira do NEP no HRBA.
A médica residente em cirurgia geral, Dra. Mariana Neves Leite, diz que a iniciativa é muito importante, por assistir aos moradores dos bairros mais afastados onde a carência no atendimento é maior. “ Acho o projeto essencial, pois leva um atendimento de qualidade às Comunidades que não tem acesso facilitado a estes serviços.  Muitas vezes isso acaba comprometendo o estado clínico de alguns pacientes que precisam manter tratamento contínuo com medicação, mas, não tem condições de adquiri-los”, disse Mariana.
Para a Gerente de Marketing do Sistema Tapajós de Comunicação, Marlen Castro, a parceria entre Hospital Regional e o Sistema Tapajós de Comunicação é muito importante para o Projeto Viva a Vida. “ A parceria entre Hospital Regional e Projeto Viva a Vida é bastante antiga e vem se fortalecendo a cada ano, com ações de saúde, orientações de oncologia, palestras informativas sobre doenças e tratamentos, e atendendo a um número cada vez maior de pessoas. São parceiros socialmente responsáveis e comprometidos com a causa, como o Hospital Regional, que fazem com que a comunidade realmente acredite no Projeto”, concluiu a Coordenadora do Viva a Vida.
Hebert Moreschi, Diretor Geral do Hospital Regional, esteve presente no primeiro dia do Projeto, participando das atividades e incentivando cada vez mais as ações de saúde diretamente à Comunidade. “O Viva a Vida é um sucesso! A cada ano cresce e torna o atendimento mais abrangente. A Pró-Saúde e o Hospital Regional tem orgulho e entendem que ele é uma forma de abrirmos as portas do HRBA e irmos até a Comunidade, levando nossos profissionais e, principalmente, ações que visam informar e prevenir. Afinal, a prevenção é sempre o melhor caminho”, conclui Hebert.