quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Hospital Regional escolhe novos membros da CIPA


O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna escolheu em novembro os 16 novos membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes – CIPA. A eleição contou com a presença de aproximadamente 400 colaboradores. Nesta semana, os membros eleitos e indicados da empresa estão participando do curso preparatório promovido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho – SESMT.
No curso os colaboradores do Hospital Regional recebem orientações sobre procedimentos de segurança, medidas de primeiros socorros, combate a incêndios, elaboração de mapas de riscos, DST/AIDS. Assim os membros da CIPA irão poder cumprir com as suas funções básicas de avaliar os riscos existentes nos locais de trabalho, avaliar a eficácia das medidas adotadas na prevenção e orientar e discutir, com os trabalhadores da empresa, questões de saúde e segurança.
Os membros eleitos em votação pelos colaboradores foram:
Titulares
Vanja Mayra Kzan Colares Neves
Lilian Repolho Blair
Rodrigo Fraze Bezerra
Oziel Silva da Conceição
Suplentes
 Ádrio Vianney de Jesus Neves
 Ana Lúcia Ferreira da Silva
 Ana Patrícia Santos Corrêa
 Vicente de Paula Gonçalves Júnior

A direção do Hospital Regional indicou mais oito colaboradores, são eles:
Titulares

Ádria Patrícia Monteiro da Silva
Adiléia Caroline Kroessin
Andréa Reni Mardok
Maria Elisa Imbiriba dos Santos
Suplentes
Leonardo Felipe dos Santos
José Pedro de Sousa
Carmem Silva Barros e Silva Félix
Kélvia Braz Coelho

A nova Comissão Interna de Prevenção a Acidentes será empossada para gestão 2009/2010 no próximo dia 11 de dezembro no auditório do Hospital Regional.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

HRBA é o único hospital a ter uma Agência Transfusional na região





O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna é o único Hospital da região a possuir uma Agência Transfusional para serviços de distribuição interna de hemocomponentes, como sangue, plaquetas, hemácias. A Agência tem a responsabilidade de realizar o trabalho de preparação das bolsas de hemocomponentes utilizadas em pacientes que necessitam de transfusão. Este trabalho segue um processo rigoroso, tudo para oferecer aos pacientes agilidade, qualidade e segurança.
A Agência Transfusional do HRBA conta com uma equipe multiprofissional especializada, sob a responsabilidade da Dra. Terezinha Leão, e composta ainda por uma Enfermeira de Hemovigilância, Cintya Patrícia Maia Duarte, uma Farmacêutica Bioquímica, Rose Grace Brito Marques, e quatro técnicos de laboratório. Todos possuem uma larga experiência em Hemoterapia.
Por mês, o Hospital Regional realiza mais de 200 transfusões. Em novembro, foram 258. Por se tratar de um Hospital de alta e média complexidade e por atender a mais de 19 municípios da região, o Hospital Regional tornou-se o maior consumidor de bolsas de hemocomponentes da região e a parceria com o Hemocentro de Santarém funciona de forma coordenada de modo a suprir a demanda.
Desde a inauguração da Agência Transfusional, em agosto de 2008, o Hospital Regional já realizou três campanhas de doação de sangue em parceria com o HEMOPA. Na última campanha que teve como tema “Ajude a estocar solidariedade – Doe Sangue”, em comemoração ao Dia do Doador Voluntário, mais de 300 bolsas de sangue foram coletadas. A Agência Transfusional enfatiza a importância da doação de sangue, pois uma única bolsa de sangue pode ajudar a salvar a vida de até três pacientes.
No ano de 2010, o Hospital Regional e a Pró-Saúde pretendem manter e aprimorar a parceira com a Fundação HEMOPA, para assim continuar oferecendo segurança aos pacientes de média e alta complexidade, atendendo às necessidades da população dos 19 municípios da região oeste do Pará.

 


Hospital Regional proporciona maior segurança aos usuários e colaboradores




Atendendo aos requisitos de segurança e acessibilidade, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Dr. Waldemar Penna, através do Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e do Serviço de Engenharia Hospitalar, concluíram a adaptação de alguns espaços externos do hospital para a maior segurança de seus usuários e colaboradores.
Espaços como rampas de acesso ao prédio ganharam corrimão oferecendo aos usuários portadores de deficiência física e colaboradores da unidade de saúde mais segurança e acessibilidade aos vários setores do Hospital. A cisterna do Hospital também recebeu modificações que agora redobram a segurança dos colaboradores durante a execução de suas atividades, a escada marinheiro ganhou mais extensão.
Além disto, os setores do Hospital recebem inspeções diárias e o resultado disso são índices mínimos de acidentes de trabalho. Assim, o Hospital Regional reforça seu compromisso de oferecer segurança a seus usuários e colaboradores, aumentando a qualidade de atendimento prestado à população.