quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Humanização: Programa “Família no HRBA” estreita laços entre a rotina de trabalho e a vida familiar


Com objetivo de estreitar os laços entre o ambiente de trabalho e a família de seus profissionais, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que à administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, realizou na manhã da última quinta-feira, 21, o Programa “Família no HRBA”. O programa beneficiou crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, que além de ganharem uma manhã repleta de atividades lúdicas e de recreação, também puderam conhecer de perto um pouco da dia a dia de seus pais dentro do maior hospital público do Oeste do Pará. A ação, que visa promover maior interação e vivência das crianças com a atividade laboral desenvolvida pelos seus pais, reuniu aproximadamente 40 crianças que além de visitarem o HRBA também receberam orientações sobre saúde, ganharam presentes e agradeceram a Deus pelas bençãos recebidas.

A programação foi iniciada às 8 horas na área externa do HRBA, e após o aquecimento com uma ginástica laboral e a presença do Cerestinho e da Mãozinha mascote da CCIH, as crianças participaram de várias atividades como: palestra sobre a higienização das mãos, plantio de mudas. Houve ainda um piquenique e a visita à alguns setores específicos do HRBA, além de assistirem ao Teatro Batista, no auditório do HRBA, e tirarem um momentinho para falar com papai do céu e receber a lembrancinha da visita.“Eles estão muito felizes porque estão visitando o trabalho dos pais e estão conhecendo os colegas, e até os pacientes que são as pessoas que fazem parte do dia a dia dos pais” , falou Jeovânia Cruz, coordenadora do Setor de Recursos Humanos (RH) do HRBA.

A coordenação do projeto ficou por conta do Setor de Recursos Humanos (RH), porém o trabalho em equipe com os demais setores garantiu sucesso ao evento. “A equipe de Gestão de Pessoas juntamente com os parceiros neste programa: Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) e os demais setores, organizaram tudo de uma forma bem lúdica e divertida. Percebemos que seria um sucesso já no processo de cadastramento dos filhos, onde as vagas foram preenchidas rapidamente e os pais demonstravam emoção em verem seus filhos sendo convidados a conhecer seu ambiente de trabalho. Esse retorno é algo que aquece o coração e deixa todo mundo feliz”, diz a psicóloga Edinéia Alves.
Entre as muitas crianças que visitaram o HRBA esteve a pequena Letícia Cunha, 8 anos, que aproveitou a visita para conhecer de perto o trabalho da mãe e também outras instalações do Hospital Regional, local que ela conhece das programações de interação, como a Festa Junina. “É muito legal conhecer o hospital. Minha mãe está trabalhando e eu estou no mesmo lugar que ela, não na mesma sala, mas eu estou perto. Depois eu vou lá na sala dela ai dá pra matar a saudade”, disse Letícia Cunha enquanto se preparava, com jaleco e máscara, para conhecer as instalações internas do HRBA.

Meire Barcelos, Diretora Administrativa e Presidente do Comitê de Humanização do HRBA, traduz esse programa dentro da Política de Humanização “O Programa “Família no HRBA” está alinhado a diretriz de Valorização do Colaborador no seu ambiente de trabalho, sendo que entendemos que esse dispositivo utilizado reflete de maneira significativa o quanto a Pró Saúde valoriza seus colaboradores. O programa tende a aumentar seu formato, incorporando para as próximas edições a visita também do cônjuge.”, explicou a diretora que já anunciou mudanças e adequações para o programa de reconhecimento e motivação dos colaboradores.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou que o objetivo maior do programa foi o de estreitar laços e promover interação e integração. “O profissional de saúde fica muito ausente, às vezes dá um plantão de 12 horas, trabalha em outra entidade e essa ausência familiar pode trazer prejuízos à vida familiar. A nossa preocupação é fazer com que os filhos destes profissionais de saúde conheçam e valorizem o trabalho dos pais, que eles saibam como é importante o trabalho do profissional da saúde que está dentro de um hospital para nossa sociedade”.

O programa, segundo o Diretor, também é uma oportunidade das crianças conhecerem um pouco mais sobre as profissões voltadas para o cuidado na assistência a Saúde, além de proporcionar motivação para os colaboradores do HRBA. “ É de criança que a gente começa a formar opinião sobre as profissões. Nós tivemos a preocupação de dar uniformes para eles, que às vezes é o mesmo uniforme que os pais usam no trabalho que é para eles sentirem a proximidade dessa relação. Esse estreitamento de relação hospital/família é muito importante e traz motivação para os profissionais que atuam aqui no Hospital Regional”, finalizou.

HRBA e Hemocentro Regional de Santarém realizam campanha para incentivar doação de sangue


Na segunda semana de novembro o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em parceria com a Hemocentro Regional de Santarém (HRS), realizou a campanha “Seja Amigo do HRBA. Doe Sangue e Salve Vidas!”. A campanha teve por objetivo sensibilizar os colaboradores, usuários e acompanhantes sobre a necessidade de realizar a doação voluntária de sangue e ajudar a salvar vidas. Em Santarém um dos maiores consumidores do estoque do Hemocentro Regional é o HRBA por ser um hospital de média e alta complexidade realizando mensalmente mais de 350 cirurgias mês, além de possuir um centro de Terapia Renal Substitutiva que atende mais de 150 pacientes.

Nesta nova etapa da Campanha que é coordenada pelo Comitê Transfusional do HRBA e Hemocentro Regional a meta era coletar 80 bolsas de sangue. Esse número, segundo a coordenação, poderá ser superada até o final da campanha. “É uma parceria que já vem acontecendo há alguns anos e  temos um boa expectativa de coletar e quem sabe até ultrapassar metas estipuladas. Existem altos e baixos. Há momentos em que registramos quedas no número de doações e com isso a oferta diminui. Em compensação a demanda sempre é crescente e nós não temos como controlar”, falou Anaídis Silva, Assistente Social do Hemocentro.

A Enfermeira da Agência Transfusional do HRBA, Paula Maia, falou sobre a importância da sensibilização e do trabalho da Agência Transfusional dentro de um grande hospital como o HRBA. “Com a campanha nós realizamos não apenas a sensibilização dos colaboradores e usuários, além dos acompanhantes. Mas, também buscamos por meio das doações voluntárias repor os hemocomponentes utilizados nos procedimentos de média e alta complexidade realizados no Hospital Regional”, falou a Enfermeira que realiza palestras nos ambulatórios em conjunto com o Grupo de Trabalho de Humanização do HRBA. 

Sobre do ato solidário de doar sangue, a enfermeira complementou que uma única doação pode salvar até quatro vidas e que, ao contrário do que muita gente pensa, doar sangue não causa malefícios a saúde do doador. “O ato de doar sangue não causa anemia, não emagrece ou engorda, não vicia, não engrossa o sangue e muito menos gera risco de contaminação para o doador. Vale ressaltar que a bolsa de sangue após passar pelo processo de fracionamento gera os hemocomponentes: Concentrado de hemácias, plasma fresco, concentrado de plaquetas e hemoderivados, que podem ajudar a salvar até quatro vidas”, enfatizou. 

Podem realizar as doações voluntárias pessoas que estejam na faixa etária de 16 a 65 anos, em bom estado de saúde, com peso superior a 50kg. Para realizar a doação é necessário estar bem alimentado, descansado e apresentar documento de identidade com foto. Em Santarém, o Hemocentro Regional fica localizado na Avenida Frei Vicente, S/N, Bairro do Aeroporto Velho e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.
















terça-feira, 26 de novembro de 2013

Projeto “HRBA na Escola” atende Comunidade Santarena com ações preventivas voltadas à saúde infantil


Desde o mês de outubro, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, está participando do projeto do Governo Federal que tem por objetivo promover ações de prevenção em crianças e adolescentes que integram a rede pública de educação básica do país. O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e foi lançado oficialmente em Santarém em 11 de agosto devendo atender mais de 80 estabelecimentos de ensino, entre Unidades de Ensino Infantil, Escolas Estaduais Urbanas, Escolas Municipais Urbanas, Institutos Federais, Escolas Municipais Rurais, Rios e Planalto até 2014.
 

Parceiro do Programa em 2013, o HRBA já realiza o projeto “HRBA na Escola” desde 2012, quando na época foram beneficiadas algumas escolas de Santarém. “Esse projeto, que iniciou pequeno e hoje atingiu uma grande dimensão, tem o objetivo de trabalhar ações preventivas relacionadas às doenças que ocorrem no período da educação infantil, com diversos temas como: alimentação saudável, a importância da higienização das mãos na prevenção de doenças, a postura correta, o uso e peso adequado das mochilas, entre outros assuntos importantes para a criança”, declarou uma das Coordenadoras do projeto Enfermeira Sheila Bezerra.

Em 2013, o programa, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), ganhou força e apoio Federal. Entre os temas abordados estão: Segurança Alimentar, Alimentação Saudável, Promoção da Cultura, de Paz e de Direitos, Promoção da Saúde Mental no Território Escolar, Saúde e Prevenção nas Escolas (Direito Sexual, Reprodutivo e de Prevenção das DST/AIDS, Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco, “Crack” e outras Drogas) Promoção das Práticas Corporais, Atividades Físicas e de Lazer nas Escolas, além da Promoção da Saúde Ambiental e Sustentabilidade.

Pelo HRBA, as equipes intensificaram o PSE e a expectativa é que o trabalho realizado nas crianças em idade escolar seja multiplicado para os pais, como forma de prevenir a educação não apenas no ambiente educacional. “Esse ano nós entramos com o tema de lavagem das mãos, já que este é o ano mundial de lavagem das mãos. Nós estamos realizando palestras nas escolas e a equipe se desloca até as escolas com vídeos, paródias e todo material lúdico. Levamos nosso mascote e orientações para os alunos sobre a importância da higienização das mãos para a prevenção de doenças  que muitas vezes são causadas pela falta da higienização das mãos, e o importante é que elas levam estes conhecimentos pra casa”, enfatizou a Coordenadora.
 
O Diretor do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância deste projeto para a comunidade. “ Além de prestar assistência de média e alta complexidade, nós do HRBA acreditamos que a prevenção é sempre o melhor caminho. E para isso, educar nossas crianças hoje é fundamental para que tenhamos adultos saudáveis no futuro. Considero o Projeto “HRBA na Escola” um dos maiores projetos que temos. Tenho a  certeza de que educação e saúde é uma parceria importantíssima para nossa população e os resultados dessa parceria serão fundamentais para qualidade de vida Santarém e o Oeste do Pará”, concluiu Hebert Moreschi.