quarta-feira, 4 de março de 2015

Parceria entre UEPA e HRBA forma segunda turma de Residentes Médicos e primeira turma de Residentes Multiprofissional

Aconteceu na noite da segunda-feira, 2 de março, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA) a solenidade de formatura da segunda turma de Residentes Médicos do interior do estado e a primeira turma de Residentes Multiprofissional (Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social) fora da capital, formados pela UEPA e que teve como campo de prática o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) que possui o título de Hospital de Ensino concedido pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Em Santarém, o curso de Residência Médica teve início em 2012, com disponibilização de seis vagas nas especialidades de: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia e Medicina da Família e da Comunidade. Em sua segunda turma de Residência Médica, 12 profissionais nas especialidades de: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica e Medicina da Família e Comunidade recebem o título de especialistas durante a solenidade. A cerimônia também dará grau de especialista em Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia para 10 profissionais da Residência Multiprofissional de Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Farmácia.

A coordenadora da Residência Multiprofissional da UEPA, professora Silvânia Takanashi, comemorou a formação da primeira turma de profissionais especialistas com Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia por meio da Residência Multiprofissional.  “A ideia foi capacitar as diversas categorias profissionais para que também pudessem contribuir para a realidade de Santarém, nós tivemos o processo seletivo deste ano, tivemos pessoas aprovadas e agora vamos começar tudo de novo”, declarou Silvânia.

Vice coordenador da COREME do Estado do Pará, Dr. Marcos Fraga Fortes, falou sobre a importância da vinda do curso de residência médica para o interior do estado.  “Se existe uma maneira de fixar um indivíduo em uma cidade no interior do estado é dando condições de ele ter aprimoramento e especialização, então com a residência estamos conseguindo fazer com que estes médicos agora especialistas e até fazendo sub-especialidades aqui de maneira adequada, não só trabalhando na sua área mais também se inserindo em um sistema de ensino e pesquisa”, complementou.

Entre os 12 acadêmicos de medicina está o agora especialista em Ortopedia e Traumatologia, Dr. Kalil
Antonio, que após três anos de residência sabe o desafio que terá pela frente. “O trauma hoje em dia é considerado epidemia no Brasil todo, não só aqui mais em todo o país é crescente o índice de acidentes com vítimas, o que gera uma demanda muito grande e que há uma deficiência de profissionais atuando na área, então agora concluída a especialização nosso compromisso é atender essa demanda e, com certeza, daqui a alguns anos a população irá colher os frutos deste trabalho”, frisou.

Para o Diretor do HRBA, Hebert Moreschi, a conclusão dos 22 novos profissionais da saúde especialistas marca uma nova fase da saúde pública no interior do estado. “Um dos principais desafios na gestão da saúde, na nossa região e no interior de forma geral, é a disponibilização de profissionais especializados para estarem atuando junto à comunidade, e nós temos o privilégio de ter o curso de medicina aqui em Santarém e também de termos a residência médica em áreas imprescindíveis, hoje temos 12 profissionais médicos e 10 multiprofissionais, é um sonho que se realiza”, declarou Moreschi.

Atualmente estão em andamento às residências médicas nas especialidades de: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica, Neurocirurgia, Pediatria, Cancerologia e Anestesiologia. Neste ano iniciam as especialidades: Anestesiologia, Cancerologia Clínica, Cancerologia Cirúrgica, Clínica Geral, Clínica Médica, Medicina da Família, Medicina Intensiva, além dos cursos em andamento na Residência Multiprofissional em Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia.













terça-feira, 3 de março de 2015

HRBA realiza programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Alusiva à Semana da Mulher o Hospital Regional do Baixo Amazonas, por meio do setor de Recursos Humanos e da Comissão Interna de prevenção de Acidentes (CIPA) realizam de 2 a 6 de março uma vasta programação comemorativa e de homenagens para as colaboradoras do HRBA. A programação conta com realização de exames preventivos de Câncer de Colo de Útero (PCCU), ações de beleza (limpeza de pele, maquilagem, além de penteados nos cabelos), sorteio de brindes, e entrega de chocolate com mensagens homenageando as mulheres.

Segundo a coordenadora de RH do HRBA, Auricléia Correa Castro, a Semana da Mulher foi pensada este ano na valorização da figura feminina, na mulher que sai todos os dias para trabalhar, que é mãe, dona de casa, esposa e nem sempre dispõe de tempo para cuidar de si. “A intenção foi resgatar a auto-estima das nossas colaboradoras, aqui elas, além de cuidar da pele e dos cabelos, também estão aprendendo técnicas de como se cuidar em casa, para sempre estarem de bem com a vida e isso reflete na satisfação e motivação do trabalho e da vida pessoal das colaboradoras”, declarou.

De acordo com a presidente da CIPA, Kelly Poliana Oliveira, a realização de exames preventivos para as mulheres visa resguardar a integridade das colaboradoras do HRBA. “A CIPA trabalha tanto a segurança no trabalho quanto na saúde dos colaboradores e a gente sabe que quem cuida de pessoas nem sempre tira tempo para se cuidar, então a partir dessa concepção nós decidimos, na Semana da Mulher, proporcionar as colaboradoras a realização do PCCU, exame preventivo do câncer de colo de útero, que ainda é a principal causa de morte entre mulheres”, enfatizou a presidente.

Entre as colaboradoras que receberam um cuidado especial com a beleza está a auxiliar de higienização e limpeza do HRBA, Celeste Alves da Silvas, que falou da satisfação em receber este cuidado. “Me senti bem recebendo o cuidado das consultoras da Racco, que me falaram da importância de fazer a limpeza de pele pelo menos uma vez no mês. Agora estou me vendo outra, mais bonita e mais feliz”, declarou Celeste. A consultora da Racco, Sandra Gama, falou da parceria com o HRBA e da importância da mulher hoje no mercado de trabalho. “Nós deixamos o estigma de que a mulher nasceu para pilotar fogão, nós ganhamos nosso espaço e com isso nós temos que estar bem e, a aparência externa mexe com tudo. A mulher hoje pode ser o que ela quiser e a gente passa essa segurança para elas e a nossa parceria veio para isso. Espero ser a primeira de muitas”, enfatizou a consultora.

Na semana que antecedeu à programação, foram realizadas inscrições para as mulheres que tivessem em tempo de realizar o exame, que deve ser feito periodicamente. O diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância de trabalhar a prevenção também entre as colaboradoras. “Nas nossas campanhas, sejam elas externas ou mesmo as internas, nós sempre buscamos trabalhar a prevenção e o diagnóstico precoce por saber que as chances de cura serão sempre maiores. Na Semana da Mulher ter este cuidado mais humanizado com as nossas colaboradoras nos dá um retorno muito positivo. É importante ressaltar também que dos quase 1200 profissionais que compõem a estrutura do HRBA, quase 70% são mulheres, ou seja, cuidar de nossas mulheres é cuidar do nosso maior patrimônio, que são as pessoas que constroem o HRBA a cada dia”, finalizou o diretor.

Até o final da programação devem ser realizados 200 coletas de PCCU entre as colaboradoras do HRBA.