terça-feira, 21 de junho de 2016

Hospital Regional de Santarém recebe visita de estudantes dos EUA


Estudantes Norte Americanos visitaram as instalações do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) para conhecer a estrutura da unidade e os serviços oferecidos de alta e média complexidades. A visita faz parte do intercâmbio promovido pela organização não governamental Amizade, com base nos Estados Unidos. Seis alunos e o professor Brent Bailey chegaram a Santarém no dia 17/06 e vão ficar até o dia 29/06, conhecendo a realidade do serviço público de saúde do município. A primeira parada do grupo foi no Hospital Regional de Santarém.

Ayita Verna, de 23 anos, está no segundo ano de Medicina na Universidade de West Virginia, localizada em Morgantown, nos EUA. Ela ficou surpresa com a estrutura do HRBA e diz ser valiosa essa oportunidade de conhecer novas realidades. “Eu não imaginava encontrar um hospital nessa condição. Notei a atenção primária em saúde e sei a distância que é para chegar a um hospital desta qualidade. É importante ter essa experiência daqui para poder aplicar nos EUA”, diz Ayita.

Outro estudante que se admirou com o que viu no Regional de Santarém foi Corey Keenan, de 21 anos, que se prepara para cursar Medicina. “Eu não tinha muitas expectativas e fiquei muito impressionado com estrutura do hospital, a maneira como os pacientes são tratados e a capacidade de tratarem a alta complexidade”, conta.

O oncologista do hospital, Carlos Hummes, acompanhou os acadêmicos e mostrou os diversos serviços oferecidos pela unidade. “A importância dos estudantes americanos e de outros países conhecerem nosso hospital é basicamente para mostrar que se pode fazer medicina de qualidade aqui na Amazônia, que nem tudo é só dificuldade. Mostrar que há uma boa possibilidade de termos profissionais de qualidade e equipamentos que possam levar ao usuário do Sistema Único de Saúde o melhor tratamento possível”, explica Hummes.

O médico conta que “eles ficam muito impressionados com a qualidade e com a estrutura do hospital, que é um hospital de primeiro mundo, com todas as necessidades atendidas. A gente vê muita surpresa da parte deles”, revela Carlos Hummes.

Hospital
Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.

Crianças em tratamento no HRBA se emocionam com passagem da tocha olímpica


A passagem da tocha olímpica por Santarém, nesta sexta-feira, 17/06, transformou-se em um dia histórico para a população. Mais marcante ainda foi para as dez crianças que estão em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) - enfrentando graves doenças, como câncer e neuropatia congênita - e puderam acompanhar esse momento de perto. Quando passavam poucos minutos das 18 horas, a tocha surgiu em frente ao hospital, iluminando os olhares e sorrisos das crianças, como também das dezenas de pessoas que se aglomeravam no local.

A filha de cinco anos de Cristiane do Prado está em tratamento de leucemia há um mês. Para ela, o dia 17 de junho vai ser inesquecível. “Apesar de estarmos passando por um momento difícil aqui, enfrentando essa doença, ver a tocha foi muito gratificante. Tanto que ela se emocionou bastante, gostou demais de poder participar, ver a tocha. Foi muito bom, graças a Deus”, conta Cristiane.

O momento também foi especial para a filha de Eliane Marques, que tem um ano e quatro meses e há três meses luta contra o câncer. As duas irmãs foram ao hospital para presenciar esse momento ao lado dela. “Ela estava muito feliz, achou muito bom também porque pôde encontrar as irmãs dela. Foi muito especial”, conta Eliane.
O coordenador do revezamento da tocha olímpica no município, Ney Bendelack, disse que o esforço de um ano para organizar o evento valeu a pena e se transformou em um momento único para Santarém. “A imagem que fica desse evento para mim é a imagem das crianças em frente ao Hospital Regional, porque aquela chama simbolizou a chama da vida para elas, como se aquilo ali pudesse deixar essas crianças com ainda mais vontade de viver, de manterem-se acesas para o que vier pela frente”.

Nelsimar da Silva, de 41 anos, foi o condutor 064 do revezamento. Cadeirante, ele foi o responsável por conduzir a tocha em frente às crianças. E mais que esse ato, ele deixou sua lição de vida. “Eu digo a essas crianças para que elas que nunca percam a fé em Deus, porque nada é impossível para ele, diz, emocionado, ao contar a sua história. “Este momento foi uma oportunidade que Deus me deu, porque pela vida que eu levava, eu não merecia. Eu tinha uma vida que era estar jogado na rua. Hoje estou transformado”. Nelsimar deixou de ser morador de rua há um ano e meio, quando foi acolhido pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centro POP.

O diretor da unidade, Hebert Moreschi, reforçou a honra que é participar de um momento tão importante para o Brasil e para o município e poder fazer algo a mais pelos pacientes internados. “O melhor foi poder proporcionar essa alegria para os nossos pacientes, principalmente nossas crianças da oncologia, que só têm oportunidade de ver isso pela televisão. Foi emocionante porque, mesmo estando internadas em um hospital, elas puderam viver este momento. Isso é o que torna a passagem da tocha por Santarém, e pelo HRBA, um momento tão especial”.

Hospital
O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade filantrópica Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital Regional de Santarém é referência no Norte do Brasil para o tratamento oncológico e ainda para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.


Enfermeiros do HRBA fazem curso para uso de cateter em pacientes de longa permanência


Os enfermeiros do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) que atuam nas unidades de terapia intensiva (UTI) e na clínica pediátrica participaram, no final de maio, de um curso de cateter central de inserção periférica (CCIP) - do inglês peripherally inserted central cateter (PICC) .

O cateter central de inserção periférica é indicado para pacientes em tratamentos por tempo prolongado. O procedimento, realizado desde 2010 no HRBA, exige que os enfermeiros tenham a habilitação necessária. “Isso gera maior conforto e segurança para o paciente, já que há diminuição comprovada das infecções hospitalares após a aplicação desses cateteres”, conta a diretora de Enfermagem, Daniella Mengon.

A qualificação é incentivada pelo HRBA, por meio de programa de capacitação específico. “É uma iniciativa para capacitar os enfermeiros do hospital que fazem uso da aplicação do cateter central de inserção periférica, que é uma técnica de inovação para os pacientes em que são necessárias medicações a longo prazo ou pacientes que tenham longa permanência no hospital”, explica a diretora Daniella Mengon.

Hospital
O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).O Hospital Regional de Santarém é referência no Norte do Brasil para o tratamento oncológico e ainda para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.



Pró-Saúde abre vagas para pessoas com deficiência

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar está com vagas para pessoas com deficiência para quatro cargos no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Quem desejar concorrer deve enviar currículo atualizado para trabalheconosco@hrbaprosaude.org.br, informando o cargo desejado no assunto do e-mail.

Oportunidades
Telefonista: necessário ter ensino médio completo.
Auxiliar administrativo: necessário ter ensino médio completo.
Auxiliar de higiene e limpeza: necessário ter ensino médio completo.
Técnico em Enfermagem: necessário ter ensino médio completo, curso técnico de Enfermagem, inscrição atualizada no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PA).

Hospital Regional faz parte do roteiro da tocha olímpica em Santarém


O símbolo dos Jogos Olímpicos vai desembarcar em Santarém na próxima sexta-feira, 17 de junho, às 9 horas. A tocha vai passar o dia no município, iniciando o revezamento na vila de Alter do Chão, às 10 horas, e percorrendo a cidade a partir das 16 horas. Ao todo, serão 20 quilômetros percorridos por 100 condutores. O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) faz parte do percurso. A tocha vai passar pela Avenida Sérgio Henn, em frente à unidade, com possibilidade de entrar na área do hospital para que os pacientes, acompanhantes e colaboradores participem desse momento único na história do município e do Brasil.

A chama olímpica se transformou em um forte símbolo de paz e união entre os povos. Assim como os anéis olímpicos, em que cada círculo representa um continente do globo. As cores representam todas as bandeiras dos países. “Para o Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma honra receber a tocha olímpica, que é um símbolo de união dos povos, de paz, de harmonia, e que nós tenhamos jogos que tragam isso para o nosso país”, diz o diretor geral do hospital, Hebert Moreschi.

O Comitê de Humanização da unidade já está organizando a passagem da tocha para que os pacientes tenham a possibilidade de aproveitar, mesmo que brevemente, esse momento especial. O hospital também vai disponibilizar um ponto de apoio com água para os participantes e observadores do revezamento. “Compartilhar deste momento histórico para o Brasil é motivo de muita felicidade, de muita honra. Nossa torcida é para que tenhamos excelentes Olimpíadas 2016 em nosso país”, deseja Moreschi.

A passagem da tocha pelo município será encerrada às 19 horas, na Praça Barão de Santarém.

Hospital
O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital Regional de Santarém é referência no Norte do Brasil para o tratamento oncológico e ainda para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.

Serviço de Radioterapia do HRBA completa seis anos de funcionamento


O serviço de Radioterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) começou a funcionar no dia 4 de junho de 2010, atendendo, desde então, mais de 1500 pessoas. O número de sessões passa de 105 mil. Somente em 2015, mais de 27 mil sessões foram realizadas. Atualmente, 60 pessoas estão em tratamento de radioterapia no hospital.

Uma das pessoas que tiveram a vida transformada pelo serviço do HRBA é a paciente Edinéia de Sousa, de 53 anos. Ela lutou contra o câncer de mama por sete anos. Passou por duas cirurgias, quimio e radioterapia. Hoje está curada, em fase de acompanhamento. “Antigamente eu tinha que sair daqui para conseguir atendimento, longe família. Ia para Belém, mas não conseguia realizar radioterapia. Fui para Teresina, mas uma única sessão custava R$ 3 mil. Cheguei a ir para São Paulo para conseguir ser atendida. Depois desse serviço aqui no hospital, ficou tudo melhor. O hospital é lindo, limpo e todo mundo atende com um sorriso no rosto. E isso faz muito bem para o tratamento”, conta, emocionada, Edinéia.

O vereador Valdomiro Pinto, de Monte Alegre, realiza tratamento de câncer de próstata na unidade. Em outubro de 2015 ele foi diagnosticado com a doença. Já em novembro, passou pela primeira das três cirurgias que foram realizadas no hospital. Agora, ele faz sessões de radioterapia. “Eu estou tendo essa felicidade de ter um hospital aqui em Santarém com todos esses equipamentos, médicos especialistas, salvando vidas de muitas pessoas. Os funcionários tratam a gente com tanto carinho que a gente já se sente curado só em ser bem tratado”.

O serviço de radioterapia complementa um dos principais tratamentos contra o câncer.  “Aqui em Santarém, com a instalação desse serviço, as pessoas tiveram mais chance de obter a cura, quando diagnosticadas. Deixaram de ir para outros estados, outros centros, tendo que deixar sua família, o que psicologicamente abala, além do alto custo, também, já que muitas pessoas não têm condição. Muitos pacientes evoluíam a óbito porque não tinham tratamento”, conta a responsável técnica pelo serviço de Radioterapia do HRBA, radioterapeuta Izabel Campos.

Atualmente 60 pessoas estão em tratamento de radioterapia no hospital, que possui quase 1100 pacientes oncológicos. São pacientes que não se restringem ao Oeste do estado. Várias pessoas de outros estados, como Amapá e Roraima, buscam tratamento no HRBA. Além da qualidade, o pouco tempo de espera para início do tratamento chama a atenção. “Para começar a radioterapia, o paciente demora, em média, três semanas. Em outros centros, a demora é bem maior. O nosso atendimento é rápido, considerado totalmente fora do padrão nacional, que é de três a seis meses. Aqui o nosso paciente não aguarda nem um mês para iniciar o tratamento. E, se for de urgência, entre em até uma semana”, explica Izabel.

Unacon
O Hospital Regional de Santarém é uma Unidade de Alta Complexidade (Unacon) para o tratamento oncológico, que se baseia em três pontos principais: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “Nós oferecemos um serviço de excelência. A radioterapia é um serviço que consegue atender não só a uma grande quantidade de pacientes, mas também ser bastante efetivo, inclusive, para cânceres que variam desde pele até tumores que são muito mais difíceis de tratamento. É uma honra completar seis anos de um serviço de excelência como é o nosso”, diz o coordenador do serviço de oncologia do HRBA, cirurgião Marcos Fortes.

O diretor geral, Hebert Moreschi, reforça a importância do hospital para mudar o quadro da saúde no interior do estado. “É importante o fato de esses pacientes poderem ser assistidos em Santarém, com resolutividade, segurança e qualidade. O HRBA é uma referência no tratamento oncológico para o Norte do Brasil, recebendo pacientes referenciados de outros estados. Hoje, a comemoração se dá pelo fato de que, há seis anos, pacientes necessitavam viajar para outros centros para fazer tratamento radioterápico, e hoje eles podem receber aqui mesmo, próximo de seus lares”.

Hospital
O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital Regional de Santarém é referência no Norte do Brasil para o tratamento oncológico e ainda para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.