quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

HRBA obtém recomendação para manutenção da ONA III


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), após passar por minuciosa auditoria, conseguiu obter recomendação para manutenção de uma das mais conceituadas certificações de qualidade no Brasil, o Certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) III – Acreditado com Excelência. A certificação reconhece a cultura organizacional de melhoria contínua da gestão, revelando a maturidade da instituição em todas suas dimensões, destacando a segurança do paciente e a alta resolutividade médica.
A avaliação, que possui critérios rigorosos sobre todo o funcionamento da unidade hospitalar, é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação. A certificação pode ocorrer em três níveis: Acreditado; Acreditado Pleno; e Acreditado com Excelência.
“A recomendação para a manutenção da Certificação ONA III é o reconhecimento de todo o comprometimento de nossa equipe com uma assistência segura, de qualidade, resolutiva e, acima de tudo, humana que destinamos a toda a população do Oeste do Pará”, afirma o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.
Para chegar ao nível de excelência, o hospital passou por uma crescente evolução que teve início em maio de 2008, quando a Pró-Saúde assumiu a administração e implantou um modelo de gestão moderno, reconhecido pelo Ministério da Saúde, conforme os padrões internacionais de administração hospitalar. O processo do HRBA foi iniciado em 2012, quando conquistou a certificação ONA I. Em outubro de 2013, apresentou um significativo crescimento e evolução de serviços, conquistando a ONA II e, em 2015, conseguiu o Certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) III – Acreditado com Excelência.
O HRBA é o único hospital SUS do Pará e da região Norte a possuir o ONA III. No Brasil, apenas 1,2% dos hospitais (entre públicos e privados) possuem a certificação máxima. Em um universo de 8 mil hospitais aproximadamente, em todo o país, 100 possuem o título de ONA III.

REFERÊNCIA
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é referência no Pará, e Norte do Brasil, quando o assunto é tratamento de câncer. Atende a uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do oeste do Pará. O HRBA foi o primeiro hospital público da região Norte do país a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial.
O HRBA tem se tornado referência, também, no ensino e pesquisa, sendo credenciado pelos Ministérios de Saúde e de Educação. Mais de 60 trabalhos já foram apresentados em congressos e fóruns nacionais e internacionais. E o hospital, atualmente, conta com 12 programas de residência médica, incluindo Cirurgia Oncológica, Neurocirurgia e Ortopedia e Traumatologia.

ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Paciente de longa permanência do HRBA recebe, pela primeira vez, visita de colegas da escola


Élida Sousa, de 7 anos, realiza tratamento de longa permanência no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) desde os seis meses de vida. Ela tem neuropatia congênita, que acarreta problemas no funcionamento dos nervos. Para não ter prejuízo educacional, Élida recebe o ensino no próprio leito. Ela cursa o 2º ano do ensino fundamental na escola municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em Santarém.


Na quinta-feira (10), a menina recebeu a visita de colegas de turma e de funcionários da escola. “É a primeira vez que tenho uma estudante dentro de um hospital. É superimportante essa visita, porque mostra uma nova realidade aos colegas, que ficaram impressionados com a situação em que ela está. É enriquecedor, porque proporciona uma nova forma de ver o mundo”, diz o diretor da escola, Raimundo Melo.


“Infelizmente, ela fica restrita ao espaço do hospital, tem pouca oportunidade de se retirar. E essas visitas, a educação que vem até ela, os projetos que desenvolvemos são importantes para mostrar que a vida não é só ficar ao lado de aparelhos. Isso dá uma perspectiva melhor de crescimento e desenvolvimento a ela”, conta o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA, Luiz Fernando Gouvêa.


O projeto de escolarização hospitalar iniciou-se em março de 2014 e possibilita que as crianças não tenham prejuízo educacional enquanto estão em tratamento, recebendo atendimento tanto da professora do ensino especial, como também da professora do ensino regular.


“Aqui no HRBA nós percebemos o ser humano em todos os seus aspectos. É com muita alegria que conseguimos inserir a Élida e outros pacientes no programa escolar do município. Dessa forma, ela pode participar das atividades escolares como qualquer outra criança, mesmo estando internada, de forma permanente, no HRBA. Isso é verdadeiramente colocar em prática uma assistência humanizada”, afirma o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.


“A Élida é uma pessoa muito boa de se trabalhar. Ela é muito inteligente e interessada, e tem progredido bastante. É muito importante esse acompanhamento porque ajuda no seu desenvolvimento”, explica a professora do ensino regular, Samara de Moraes.



Para a mãe de Élida, a visita dos colegas de turma à filha foi um momento muito especial. “Para mim, como mãe, é uma emoção sem tamanho. Melhor presente do que esse não existe. Ela poder ver pela primeira vez os coleguinhas é uma emoção demais”, fala Eda Ferreira.