No último sábado, 05 de junho, o Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna realizou a segunda etapa do Projeto “Hora de Cuidar das Mães”. O projeto foi idealizado pelo Serviço de Oncologia do HRBA e é desenvolvido em parceria com a Secretária Municipal de Santarém, Projeto Saúde e Alegria e outras entidades públicas e privadas.
Dessa vez, os beneficiados foram os remanescentes de quilombolas residentes na Comunidade Ribeirinha do Arapemã, localizada às margens do Rio Amazonas, em Santarém. Diversos serviços foram disponibilizados pela parceria, como por exemplo, atendimento médico, odontológico, ações de enfermagem, vacinação, emissão de cartão SUS e cadastro em projetos sociais.
O HRBA contou com a presença de uma equipe do Grupo de Humanização, do Coordenador do Serviço de Oncologia, Dr. Marcos Fortes e do Diretor Geral, Hebert Moreschi .
O Barco Abaré, que é um barco-hospital muito bem estruturado, atracou às margens do Rio Amazonas na escola da Comunidade. Aos poucos foram chegando os remanescentes quilombolas. Famílias inteiras vinham em barcos e, em sua maioria, em canoas a remo para participarem do Projeto e receberem assistência.
Os casos mais urgentes que necessitavam de assistência imediata, identificados pelo Dr. Marcos, foram triados e encaminhados ao Serviço de Oncologia do Hospital Regional para início de tratamento. Isso só é possível porque o Projeto conta com o apoio da SESPA – Secretaria Estadual de Saúde e Central de Regulação de Santarém, que viabilizam o encaminhamento direto ao HRBA nessas situações.
“Os resultados obtidos com a união dos Projetos Hora de Cuidar das Mães, do Hospital Regional, e o Gente que Cuida de Gente, da Prefeitura Municipal de Santarém, são excelentes! Pois leva assistência e cidadania às Comunidades que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde, pela distância e meios de transporte”, afirma o Diretor Geral, Hebert Moreschi .
“O Projeto Hora de Cuidar das Mães é uma forma de concretizarmos um dos principais Valores da Pró-Saúde, que é a Responsabilidade Social. Com certeza, realizaremos outras etapas e beneficiaremos mais Comunidades”, finaliza Hebert.