sexta-feira, 11 de junho de 2010

Hospital Regional: Projeto “Hora de Cuidar das Mães” leva assistência à Comunidade Ribeirinha remanescente de Quilombolas


 No último sábado, 05 de junho, o Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna realizou a segunda etapa do Projeto “Hora de Cuidar das Mães”. O projeto foi idealizado pelo Serviço de Oncologia do HRBA e é desenvolvido em parceria com a Secretária Municipal de Santarém, Projeto Saúde e Alegria e outras entidades públicas e privadas.
Dessa vez, os beneficiados foram os remanescentes de quilombolas residentes na Comunidade Ribeirinha do Arapemã, localizada às margens do Rio Amazonas, em Santarém. Diversos serviços foram disponibilizados pela parceria, como por exemplo, atendimento médico, odontológico, ações de enfermagem, vacinação, emissão de cartão SUS e cadastro em projetos sociais.

O HRBA contou com a presença de uma equipe do Grupo de Humanização, do Coordenador do Serviço de Oncologia, Dr. Marcos Fortes e do Diretor Geral, Hebert Moreschi    .

O Barco Abaré, que é um barco-hospital muito bem estruturado, atracou às margens do Rio Amazonas na escola da Comunidade. Aos poucos foram chegando os remanescentes quilombolas. Famílias inteiras vinham em barcos e, em sua maioria, em canoas a remo para participarem do Projeto e receberem assistência.
 
Os casos mais urgentes que necessitavam de assistência imediata, identificados pelo Dr. Marcos, foram triados e encaminhados ao Serviço de Oncologia do Hospital Regional para início de tratamento. Isso só é possível porque o Projeto conta com o apoio da SESPA – Secretaria Estadual de Saúde e Central de Regulação de Santarém, que viabilizam o encaminhamento direto ao HRBA nessas situações.
“Os resultados obtidos com a união dos Projetos Hora de Cuidar das Mães, do Hospital Regional, e o Gente que Cuida de Gente, da Prefeitura Municipal de Santarém, são excelentes! Pois leva assistência e cidadania às Comunidades que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde, pela distância e meios de transporte”, afirma o Diretor Geral, Hebert Moreschi    .
“O Projeto Hora de Cuidar das Mães é uma forma de concretizarmos um dos principais Valores da Pró-Saúde, que é a Responsabilidade Social. Com certeza, realizaremos outras etapas e beneficiaremos mais Comunidades”, finaliza Hebert.

Hospital Regional: Moção de Aplausos dos Vereadores de Santarém pela Corrida Pró-Saúde Ambiental 2010


A Câmara de Vereadores de Santarém manifestou Votos de Aplausos a Direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna pela importante iniciativa da criação da Corrida Pró-Saúde Ambiental, realizada no último dia 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente.
A Moção foi registrada com o número 126/2010 e é de autoria do Vereador Nélio Aguiar. Segundo o vereador, a homenagem a coordenação da Corrida Pró-Saúde Ambiental é um reconhecimento por incentivar o replantio de árvores na Amazônia, através de doações feitas ao Instituto Gestor de Pesquisa na Amazônia (IGPA), que promoveu a III Maratona Internacional da Biodiversidade e do Meio Ambiente na Amazônia.
Veja abaixo a Moção:

terça-feira, 8 de junho de 2010

Hospital Regional: Saúde, Cidadania e Respeito ao Meio-Ambiente na Corrida Pró-Saúde Ambiental

 Num dia de muita alegria, descontração, saúde e cidadania, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Pena, administrado pela Pró-Saúde desde maio de 2008, comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, (05), promovendo a Corrida Pró-Saúde Ambiental. O evento foi organizado pela Assessoria de Comunicação e pelo Grupo de Humanização do Hospital Regional e contou com a participação de colaboradores e profissionais parceiros. Ao todo foram mais de  60 participantes, todos devidamente identificados com a camisa personalizada em comemoração ao Dia do Mundial do Meio Ambiente e alusiva à Copa do Mundo 2010.
A Concentração e Largada aconteceram em frente do Hospital às 18h20m e após 30 minutos de corrida  o primeiro atleta do HRBA chegou à Praça da Igreja Matriz, Centro de Santarém, percorrendo os 5 km do evento. A colocação da Corrida Pró-Saúde Ambiental 2010 ficou assim:
Categoria: Masculino
1° Lugar: Jeremias Paixão – Laboratório de Análises Cínicas;
2° Lugar: Rosinaldo do Santos – Manutenção de Caldeira;
3° Lugar: Francisco Oliveira – Serviço de Nutrição e Dietética.
Categoria: Feminino
1° Lugar: Silvia Somera – Serviço de Hemodiálise;
2° Lugar: Dayane Caroline – Laboratório de Análises Clínicas;
3° Lugar: Gleicy Costa – Serviço de Oncologia.
O Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, entregou aos vencedores medalhas e prêmios, como forma de agradecimento pela brilhante participação no evento. “Hoje tivemos um dia realmente muito especial. A Valorização do Ser Humano e do Meio-Ambiente em todas as atividades e decisões é um dos principais valores da Pró-Saúde, pois é impossível desvincular o homem e a saúde do meio-ambiente. Nossos profissionais entenderam essa mensagem e assumiram esse compromisso conosco. O engajamento de todos na realização da Corrida Pró-Saúde Ambiental demonstra isso. Parabéns a nossa Assessoria de Comunicação e ao Grupo de Humanização do HRBA pela organização desse belo evento”, afirma Hebert.
Pelo terceiro ano seguido o Hospital Regional de Santarém, através da Corrida Pró-Saúde Ambiental, colabora com a Maratona Internacional da Biodiversidade e do Meio Ambiente na Amazônia. Um evento coordenado pelo Instituto Gestor de Pesquisa na Amazônia (IGPA) que visa arrecadar recursos para plantar árvores na Amazônia. O principal resultado da Maratona é a doação de árvores para replantio e a manutenção do Desenvolvimento Sustentável na Região.
                  “A Pró-Saúde entende que a excelência da Gestão em Saúde passa necessariamente pela formação técnica. Mas, além de formar profissionais competentes é necessário que formemos cidadãos social e ambientalmente responsáveis. Dessa forma estamos colaborando para a preservação do meio-ambiente, do homem e da qualidade de vida de nossas futuras gerações”, finaliza Hebert.