sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SUGESTÃO DE PAUTA


Retranca: I Workshop em Estomaterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas
Local: Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna – Av. Sérgio Henn, 1100. Bairro do Diamantino – Santarém – PA
Data: 29 e 30 de outubro de 2012
Hora: 08h30 às 18h00
Sugestão de Entrevistados:
  • Daniella Mengon – Diretora de Enfermagem do HRBA
  • Enfermeira Rilvana Cunha – NEP
  • Enfer Fábio Fonseca – GEF
  • Liviane Moreira – Enfermeira Estomaterapeuta
Informações:
Nos dias 29 e 30 de outubro, acontecerá no andar térreo do Hospital Regional do Baixo Amazonas - Dr. Waldemar Penna, o I Workshop de Estomaterapia. Com orientações sobre Controle de infecções em feridas; Manejo e tratamento de ferimentos; Atualidades em úlceras por pressão; Tratamento pré-diabético; Dermatites Associadas a incontinências, e Estomas intestinais e urinários. O evento é de responsabilidade do Núcleo do Educação Permanente (NEP), em parceria com o Grupo Especialista em Feridas(GEF), sob Coordenação da Diretoria de Enfermagem.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém promove “IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho”

Na semana passada foi realizada no Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde, a “IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho(SIPAT)”. O evento anual é coordenado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho em conjuto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e tem como objetivo orientar e conscientizar os profissionais sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho e não somente entender a prevenção em teoria, e sim estimular a prática das medidas preventivas de segurança no trabalho.
Na quarta-feira, 17, foi realizada a cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença da Diretora Administrativo-Financeira do HRBA, Meredith Barcelos, representando o Diretor Geral, Hebert Moreschi, da Presidente da CIPA, Juliana Cristina Pereira, da Médica do Trabalho, Dra. Marília Godinho, do Engenheiro de Segurança no Trabalho, Marlos Marques de Oliveira e do Tenente Satino Contes Loureiro, do Corpo de Bombeiros, que ministrou a palestra " Como prevenir acidentes" em que foram mostrados exemplos dos acidentes mais comuns nos locais de trabalho. Em seguida foram repassadas orientações práticas de como evita-los.
"A Semana Interna de Prevenção de Acidentes é um momento de reflexão e que devemos voltar no tempo para relembrarmos das péssimas condições de trabalho no século XVIII, na época da Revolução Industrial os ambientes não tinham ventilação, iluminação, higiene, equipamentos de proteção individual nem se sonhava em ter. Enfim, as condições de trabalho não eram boas e não se tinha a preocupação com a segurança.
Hoje o cenário foi modificado. Temos legislações específicas que tratam sobre o tema segurança e que protegem a saúde do trabalhador. Aqui no HRBA, segurança é fundamental. A CIPA tem a missão de disseminar o conhecimento sobre as medidas de prevenção de acidentes, e nós como profissionais de saúde, temos a obrigação de zelar pela nossa segurança e também nos nossos colegas de trabalho", afirmou Juliana Cristina Pereira – Presidente da CIPA Gestão 2011/2012.
Dr. Weslwy Muniz, Médico Urologista
No segundo momento, o Dr. Wesley Muniz, médico Urologista, falou sobre a "Saúde do homem", explicando sobre o acompanhamento adequado da saúde masculina, com exames físico e laboratorial adequados. Também ressaltou a importância de vencer os tabus da sociedade sobre o exame de próstata. " Quanto a importancia desses trabalhos, penso que ainda estamos longe de conseguir levar essa mensagem para a maioria dos homens, principalmente os que estão entre os 25 e 59 anos, que não procuram o médico para o diagnóstico precoce e prevenção de doenças. As crianças e adolescentes, assim como os idosos, muitas vezes são levados pelos familiares para avaliação médica. Porém, algumas doenças são diagnosticadas tardiamente, impossibilitando a cura.
A iniciativa do Hospital Regional de abrir espaço para palestras e orientações aos profissionais representa um ponto importante para nós médicos que trabalhamos com a saúde do homem. Dessa forma conseguimos passar a mensagem de que em todas as idades podem ser encontradas alterações que devem ser contornadas antes que se tornem doenças mais graves", concluiu o palestrante.
Psicóloga Edilmara Patrícia Rocha
Finalizando a programação do primeiro dia, a Psicóloga Edilmara Patrícia Rocha falou sobre o "Estresse no trabalho" , ou Síndrome de Burnout, também conhecido como Estresse Ocupacional. Suas causas, complicações no dia-a-dia e maneiras de manter o equilíbrio entre corpo e mente para evitar e tratar este que é o chamado "mal do século".
"A palestra procurou abordar questões pertinentes ao estresse no trabalho. Fizemos essa escolha em função do assunto estar alinhado ao tema da SIPAT “A minha segurança depende da sua” e devido as estatísticas apontarem que no Brasil 70% da população sofre de estresse. Como o profissional passa um período considerável do seu dia dentro do ambiente laboral, é necessário saber identificar quais os sintomas, as causas e o que fazer para minimizar esse estado. Pois ele pode influenciar ou ser causadores de acidentes de trabalho ", explicou a Psicóloga.
No segundo dia do evento, foi montada uma estrutura com profissionais de fisioterapia, fazendo verificações de pressão arterial, medindo o índice de massa corpórea dos profissionais e realizando testes de aptidão física. Paralelamente, a Médica do Trabalho, Dra. Marília Godinho, ministrou palestra sobre a " Saúde da mulher", falando sobre a importância de se conhecer bem o próprio corpo para identificar e tratar doenças comuns. Mas, quando tratadas tardiamente, podem trazer uma série de complicações à saúde. Após a palestra foi apresentado o filme: Um Golpe do Destino. O filme é centrado na vida de um renomado cirurgião, arrogante, egoísta e até mesmo indiferente aos seus pacientes. Mas, sua postura começa a mudar quando ele descobre um câncer na garganta e passa a receber o tratamento que ele destinava a seus pacientes.
Walda Gambôa, Nutricionista
Na sexta-feira, 19, a programação iniciou com a Palestra “ Alimentação como forma Preventiva de Doenças”. Onde foi aplicado um teste aos participantes sobre hábitos saudáveis, e foi vericado que poucos sabem cultivar esses habitos. "O público mostrou-se bastante participativo. Evidenciamos hábitos comuns ao dia a dia, que mesmo parecendo simples e esquecidos fazem uma enorme diferença no final. O conjunto alimentação saudável e atividade física regular trazem beneficios à saude da criança ao idoso e evitam inumeras doenças", concluiu a Nutricionista Walda Gambôa, que ministrou a palestra.
Na sala de vacinação do HRBA, foram aplicados testes rápidos de HIV e realizada a distribuição de preservativos para os profissionais pelo Enfermeiro do SESMT, Wilde Nelison.
A programação foi encerrada com uma "Sessão Pipoca" com o filme: O diabo veste Prada. O objetivo foi levantar o debate e a reflexão quanto aos efeitos de uma liderança autoritária, a importância do trabalho em equipe e da preservação de valores como respeito, comprometimento e ética para a construção de um ambiente harmonioso de trabalho.

Hospital Regional de Santarém recebe visita do Coordenador da Residência em Neurocirurgia da Universidade de São Paulo

Na primeira quinzena de outubro, o Hospital Regional do Baixo Amazonas recebeu a visita do renomado neurocirurgião Dr. Mário Gilberto de Siqueira, que atua no Hospital das Clínicas e coordena a Residência em Neurocirurgia da Universidade de São Paulo.
Ele visitou as instalações do HRBA, para conhecer e avaliar a estrutura do hospital acompanhado pelo Diretor Geral, Hebert Moreschi, e do Diretor Técnico, Erik Jennings. Dr. Mário já esteve em Santarém em 2001 e afirma tem notado uma grande evolução assistencial na cidade, principalmente com a estrutura do Hospital Regional, o que serve de estímulo para que ele continue a prestar retaguarda técnica no projeto da consolidação do HRBA, como referência também em Neurocirurgia no Pará.
Mário Siqueira (ao centro) e Cirurgiões do HRBA
"Trazer o Dr. Mário Siqueira aqui no HRBA foi um passo muito importante para o hospital. Ele é uma das pessoas mais importantes em termos de produção científica e mesmo em produção cirúrgica na área de nervos periféricos e plexo braquial no Brasil. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente. A vinda dele teve também o objetivo de dar suporte em termos de orientação para o projeto de implantarmos a Residencia Médica em Neurocirurgia aqui no nosso hospital. Ele ministrou aula para os acadêmicos da UEPA, e também para nós que atuamos aqui, repassando conhecimentos modernos sobre o que se está fazendo na área de Neurocirurgia de Nervo Periférico. Ele é uma referência nos casos mais complexos, a quem recorremos em caso de dúvida sobre determinados procedimentos que precisamos realizar", explicou o Diretor Técnico do HRBA e Neurocirurgião, Dr. Érik Jennings.
Dr. Mário Siqueira
Para o Coordenador de Cirurgias de Nervos Periféricos e Residência Médica em Neurocirurgia da Universade de São Paulo(USP), a evolução em Neurocirurgia na região Oeste do Pará é evidente. "Essa é minha terceira visita a Santarém, estive anterirormente em 2001 e 2002, e foi uma grata surpresa em termos da evolução da Neurocirurgia, que é minha especialidade, por isso que observo uma grande melhoria esta área. A neurocirurgia que eu vi em 2002 não tem nada a ver com o que eu vi agora em 2012. O avanço foi muito grande e isso graças a excelente estrutura do Hospital Regional. Acho que a meta de se desenvolver a residência médica em neurocirurgia aqui é muito importante, e dada a evolução desta especialidade na região, este projeto tem o que precisa para ser colocado em prática. Os requisitos estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia são bem difíceis de serem atingidos. Mas, o caminho está preparado para ser trilhado, e eu estou à disposição para o que precisar. Essa parceria está firmada e a equipe está de parabéns pelo que já se conseguiu nesses anos aqui em Santarém", afirmou Dr. Mário Siqueira sobre a visita ao Hospital Regional.
No sábado, 13, Dr. Mário ministrou aula com o tema: "Condutas cirúrgicas em lesões traumáticas de nervos periféricos" para 15 (quinze) acadêmicos de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), profissionais de Neurocirurgia que atuam no HRBA, Dr. Érik Jennings, Dr. Luiz Rodolfo Carneiro e Dr. César Augusto e o Coordenador do Serviço de Fisioterapia do HRBA, Jonas Rocha.
"Para nós é uma honra termos a presença de Dr. Mário Siqueira em nosso hospital. Seu trabalho tem reconhecimento internacionalmente. Nosso objetivo é transformar o HRBA em uma referência não só na assistência de alta complexidade. Mas, também na formação de profissionais médicos em diversas especialidades para o Pará e Região Norte do País. A Neurocirurgia é uma delas. Sem dúvida que é um grande desafio, e estamos nos preparando para isso”, concluiu Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém realiza “Ação Rosa” na Comunidade São Miguel das Missões no Rio Arapiuns.

Na última quarta-feira, 17, a equipe de Oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde, realizou campanha de prevenção ao Câncer de Mama em São Miguel das Missões, no Rio Arapiuns. A comunidade fica a 5h (cinco horas) de Santarém e o acesso é unicamente fluvial.
A equipe multiprofissional do HRBA foi composta pelos profissionais: Dr. Marcos Fortes, Dr. Carlos Hummes, Dr. Alberto Tolentino, Psicóloga Gabriela Fortes, Assistente Social Alessandra Paz, Enfermeira Assistencial da Radioterapia, Hatalvany Gimenes, Karine Niess, Coordenação de Radiodiagnóstico e Imagem, a Diretora dos Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento, Tatiane Santos e do Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, além de outros profissionais da Diretoria Técnica e Grupo de Humanização do HRBA, saiu de Santarém às 6h00 e chegou à São Miguel às 10h40 min. A triagem dos pacientes atendidos foi feita pelos Agentes Comunitários de Saúde(ACS) da área do Rio Arapiuns, coordenados pela Enfª Zuleide Gomes, do Projeto Saúde da Família, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Foram realizados no total 70 atendimentos. A campanha faz parte da programação das ações do HRBA na “Campanha Outubro Rosa 2012”, que encerra no dia 31 de outubro com um debate sobre o tema com profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Santarém.
Enfermeira Hatalvany Gimenes
As atividades foram iniciadas com a palestra da Enfermeira Hatalvany que falou sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, os fatores de risco para a sua ocorrência como: obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada e histórico familiar de câncer de mama. Também fez demonstrações da maneira adequada de se realizar o auto-exame. Ressaltou que o auto-exame não substitui o exame clínico realizado pelo profissional de saúde especializado e este deve ser realizado ao menos uma vez ao ano.
"A princípio seria uma campanha simples, apenas com palestras internas e mobilização dos médicos. Mas, surgiu a idéia de se estender os atendimentos médicos para as Comunidades Ribeirinhas com foco nas solicitações de mamografia e de prevenção do câncer de mama. Escolhemos a Comunidade São Miguel, por ser uma lugar distante onde as pessoas não tem muito acesso a consultas, atendimentos e estes exames. Foi algo diferente do que estamos acostumados a desenvolver. Tivemos um total de 70 atendimentos e obtivemos um resultado muito positivo. Fomos muito bem recebidos e vamos estender estas campanhas no decorrer do ano para atingirmos mais comunidades que não tem acesso à esses atendimentos", afirmou a Diretora de SADT(s) do HRBA, Tatiane Santos.
O câncer de mama é um tumor maligno que ocorre no seio da mulher e em alguns casos, mais raros, em homens também. No Brasil, a ocorrência do câncer de mama é a segunda maior, perdendo apenas para o câncer de pele. Quanto mais cedo for identificado, melhor o corpo responde ao tratamento e maiores são as chances de cura. Porém, se não tratado pode se espalhar pelo corpo atingindo pulmões, figado, óssos e até mesmo o cérebro.
O tratamento do câncer de mama é feito através de cirurgia, para a retirada total ou parcial do tumor. Eventualmente, utiliza-se a Quimioterapia, a Radioterapia, Imunoterapia ou a Hormonioterapia.
Dr. Carlos Hummes, Oncologista
"O objetivo da vinda do HRBA à comunidade São Miguel é estender a nossa busca por casos de câncer de mama em comunidades onde o acesso ao hospital é mais difícil. Então, sabendo da condição socio-econômica e das dificuldades em termos de distância dessas famílias, nós procuramos ir de encontro à população para que possamos rastrear este tumor no estágio inicial. A campanha Outubro Rosa é mundial, e serve justamente para incentivar as pessoas a ter consciência da importância do auto-exame, da importância da mamografia, de procurar descobrir o câncer de maneira mais precoce para que seja tratado e evitar que chegue a estágios mais avançados, onde sejam incuráveis", concluiu o Dr. Carlos Hummes, Oncologista.
Para a Agente Comunitária de Saúde da Comunidade Atodí, Neucimar Castro Martins, a realização da Ação Rosa na Comunidade foi uma excelente oportunidade para estimular a prevenção e busca pelo tratamento.
"Estamos muito agradecidos por este grande evento. É um privilégio para nós recebermos a competente equipe do Hospital Regional que vem trazendo essa campanha. Estou com 51 anos, e é a primeira vez que tive acesso a essa consulta. Isso mostra o quanto é difícil, principalmente para nós que moramos em àreas mais afastadas conseguirmos esse atendimento especializado. Além do atendimento, a campanha trouxe muita informação e isso vai nos ajudar a melhorar nossa qualidade de vida. O Hospital Regional está de parabéns pela iniciativa de vir até aqui, e de se preocupar com a população ribeirinha", afirmou Neucimar Castro Martins, que reside na Comunidade Atodí, no Rio Arapiuns.
Dr. Marcos Fortes
"O fator que torna o tratamento do câncer mais difícil é o diagnóstico tardio. É isso que nós procuramos disseminar cada vez mais. Quanto mais cedo o diagnóstico desse tumor, melhor será a resposta ao tratamento. Outra barreira é a solicitação destes exames, que por vezes, não são realizados simplesmente pela preenchimento inadequado do protocolo de solicitações, comprometendo o tratamento de eventuais casos de câncer de mama. Viemos até a Comunidade São Miguel para realizar consultas, avaliações e já encaminhar essas solicitações para a realização da mamografia e assim facilitar o tratamento, caso tenhamos alguma confirmação de tumor maligno", acrescentou Dr. Marcos Fortes, Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA.
"Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a atividade inédita foi uma experiência de sucesso e que deverá ser estendida. “Estou muito feliz com o resultado desse trabalho. De todas as 70 mulheres atendidas, e que já estão no perfil para realização da mamografia, apenas uma relatou ter realizado o exame. Isso retrata claramente que a nossa região tem características específicas, de grande extensão e o acesso da maioria das Comunidades aos serviços de saúde em Santarém é difícil, só podendo ser realizado por barcos. Precisamos nos adaptar a essa realidade. Em função da receptividade e do sucesso desse projeto, ele será estendido pra outras Comunidades da região. Parabéns aos nossos profissionais que, além de competentes, demonstraram toda a preocupação em levar assistência de qualidade para áreas que são tão distantes”, afirmou Hebert.