sexta-feira, 28 de agosto de 2015

HRBA compartilha experiências bem-sucedidas como Hospital Ensino




Coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) participou de uma oficina sobre compartilhamento de experiências de processo de certificação de hospitais de ensino Pará. A oficina aconteceu no Hospital Ophir Loyola, semana passada, em Belém. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Comissão Estadual de Apoio à Certificação dos Hospitais Públicos em Hospitais de Ensino (CCHE).
A Coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão, esteve presente e expôs a experiência bem sucedida do hospital sediado em Santarém. “Foi uma troca de experiências; levei todos os pontos que temos como positivo e o que podemos melhorar. E conhecemos a experiência de outros hospitais”.
Em 2016, o HRBA - hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) – passará por uma nova certificação como Hospital de Ensino. Claudiléia constatou que o HRBA está adiantado nos processos e já é referência para outros hospitais pleitearem a mesma certificação. 
O evento teve como objetivo apoiar e avaliar  processos de Certificação e Recertificação, com base na Portaria Interministerial nº 285, de 24 de março de 2015, que Redefine o Programa de Certificação de Hospitais de Ensino no país.


 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

HRBA participa de ação social nos bairros Jutaí e Santana




O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) participou do projeto Viva Vida, organizado pelo Sistema Tapajós de Comunicação, nos bairros Jutaí e Santana, na segunda (17) e na sexta-feira (21), respectivamente. Equipes do hospital fizeram atendimentos de nutrição e fisioterapia, e divulgaram informações sobre doação de órgãos.
A Organização de Procura de Órgãos tem como objetivo esclarecer dúvidas da população, mostrar como este trabalho é realizado e quem pode ser um doador de órgão, informa Renê Pimentel, enfermeiro responsável pela ação do setor.
Sobre cuidados com a alimentação, foram realizados dezenas de atendimentos, sendo repassadas orientações e dicas para se ter saúde de qualidade.
Atendimentos fisioterapêuticos também foram realizados. Além disso, o projeto ‘Pisada Certa HRBA’ ressaltou a importância de se usar o tipo correto de calçado ao se fazer atividades físicas.
As equipes do HRBA – hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) – chegarão ao bairro Vigia, na quinta-feira (27), onde será oferecido o mesmo padrão de atendimento de fisioterapia e nutrição. Nesta etapa, também será realizado atendimento médico.