sexta-feira, 4 de setembro de 2015

HRBA é homenageado por empenho na redução de impactos ambientais

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) recebeu placa comemorativa de reconhecimento pelos esforços, dentro da instituição, dedicados à redução dos impactos ambientais. A homenagem aconteceu durante o ‘Seminário Hospitais Saudáveis 2015’, realizado nos dias 1 e 2 de setembro, em São Paulo.
“O HRBA tem várias iniciativas, com foco na sustentabilidade, que têm como objetivo a minimização dos impactos ambientais. E o projeto encaminhado à organização do evento mostra a estratégia de redução dos impactos ambientais no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde no hospital”, explica a técnica responsável pelo Projeto de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), Sheila Mara.
Os resultados alcançados pelo hospital são expressivos. A quantidade de lixo encaminhado para a reciclagem aumentou 20% após a implantação do PGRSS. Consequentemente, houve uma queda no montante de resíduos comuns destinados ao aterro sanitário, que passou de 85% para 64%. Foi sentida, também, uma diminuição de 2% de resíduos infectantes enviados para tratamento.
“Os resíduos de serviços de saúde podem trazer muitos danos à população quando não são tratados de forma adequada. Por isso, nossa preocupação é de investir constantemente em tecnologias e no desenvolvimento das pessoas para que tenhamos as melhores práticas implantadas em nosso serviço. E é com enorme satisfação que recebemos mais esse reconhecimento”, afirma o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.

PREMIAÇÃO
Três unidades geridas pela Pró-Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar) receberam o prêmio ‘Amigo do Meio Ambiente’. O Complexo Estadual do Cérebro, composto pelo Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) e pelo Hospital Estadual Anchieta (HEAN), o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) e o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT). Em 2013, o HRBA foi agraciado com esta premiação. O Hospital Regional Público do Sudeste (HRPS) também recebeu placa de reconhecimento. Assim como a Pró-Saúde, só que na categoria Sistema de Saúde.




quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Psicologia é essencial no ambiente hospitalar, destaca simpósio


O psicólogo tem importante função na recuperação plena dos pacientes. Tanto que o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou, na sexta-feira (28), o VIII Simpósio de Psicologia, com essa temática: ‘O Papel do Psicólogo no Contexto Hospitalar’. O encontro aconteceu como forma de compartilhar conhecimentos entre acadêmicos e profissionais, aproveitando a passagem do Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto. O simpósio contou com quatro palestras.
“Todo e qualquer paciente que apresenta um problema físico, também apresentará um desequilíbrio emocional. E é nesse momento que a psicologia adentra no ambiente hospitalar, equilibrando o possível desgaste emocional do paciente internado”, explica a coordenadora do setor psicossocial do HRBA, Gabriela Fortes.
Em casos de extensão do tratamento, o paciente precisará de um acompanhamento ainda mais minucioso. Segundo Gabriela, é nesse momento que ocorrem algumas perdas, como a identidade, o distanciamento da família, do trabalho ou escola. “Outros contextos podem estar interferindo na psique e no cognitivo do paciente. O profissional da área da psicologia intervém, não só na área psíquica, para minimizar as dores e melhorar o tratamento”, reforça.
Todas as palestras foram ministradas por psicólogas do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Samara Hosn abordou a questão da ‘Psico-Oncologia: Suporte Psicológico ao Paciente com Câncer’; Susiane Canuto ressaltou a ‘Atuação do Psicólogo na Unidade de Terapia Intensiva’; Luciana Sampaio enfatizou a importância de ‘Intervenções Grupais no Contexto Hospitalar’; e Christianne Silva trouxe como tema a ‘Atuação do Psicólogo na Assistência aos Pacientes Renais Crônicos em Hemodiálise’.






quarta-feira, 2 de setembro de 2015

HRBA encerra participação no projeto Viva a Vida 2015




O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) encerrou sua participação no projeto Viva a Vida 2015 - organizado pelo Sistema Tapajós de Comunicação - no dia 27 de agosto, levando atendimentos ao bairro Vigia. Ao todo, moradores de quatro bairros foram atendidos. As ações do HRBA chegaram ao Jutaí, Santana e São Francisco. Foram realizados, além dos 60 atendimentos médicos da última etapa, atendimentos de nutrição e fisioterapia. A equipe da Organização de Procura de Órgãos também esteve presente para passar informações e tirar dúvidas sobre doação.
O Diretor Geral do HRBA – hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) -, Hebert Moreschi, ressalta a importância de se oferecer serviços diretamente nos bairros. “Participar do projeto Viva a Vida é motivo de muita satisfação para todos nós do HRBA. É impossível pensarmos numa sociedade mais justa sem o exercício da cidadania. Além disso, trabalhar a conscientização e o combate às drogas é fundamental para o desenvolvimento social. As drogas destroem o ser humano e por consequência, a sociedade”.
O projeto Viva a Vida já atendeu mais de 85 mil pessoas em 13 anos. Por meio do projeto, são oferecidas diversas ações de cidadania, educação e saúde à população de Santarém. As atividades deste ano começaram dia 3 de agosto e terminaram em 29 de agosto.







terça-feira, 1 de setembro de 2015

Palestras no HRBA advertem sobre câncer do pulmão




De 2009 a 2014, foram diagnosticados, no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), 65 casos de câncer de pulmão. Este é o sétimo tipo com maior  incidência no oeste paraense, seguido pelo câncer de colo de útero, pele, mama, próstata, estômago, entre outros.
Aproveitando o Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado em 29 de agosto, o setor de Oncologia do HRBA realizou, na sexta-feira (28), palestras chamando atenção dos participantes para os riscos do fumo. Em média, 85% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo cigarro.
De acordo com a coordenadora de enfermagem da oncologia do HRBA,  Janete Aguiar, o objetivo é informar e conscientizar as pessoas, em especial pacientes e acompanhantes, sobre os males causados pelo tabagismo, que aparece como o principal responsável pelo câncer de  pulmão.
As palestras ocorreram nas recepções de três setores do hospital: Ambulatório, Imagem e Quimioterapia. As informações foram repassadas para mais de 80 pessoas.