sexta-feira, 5 de março de 2010

Nota de Solidariedade

O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna vêm a público externar sua solidariedade aos usuários e profissionais do Hospital Municipal de Santarém, visto o incidente ocorrido na manhã desta sexta-feira, 05.
O Hospital Regional e o Hospital Municipal de Santarém são parceiros e partes importantes no Sistema de Saúde do Oeste do Pará.
A Direção do Hospital Regional está à disposição do Hospital Municipal para qualquer contribuição que for necessária.


Santarém, 05 de março de 2010.




Hebert Moreschi
Diretor Geral
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará
Pró-Saúde – A. B. A. S. H.

Hospital Regional comemora sucesso do Serviço de Hemodinâmica


Na tarde desta terça-feira (02) uma solenidade marcou a comemoração do sucesso do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna realizados nos últimos 17 meses, totalizando mais de 1000 procedimentos executados. Estiveram presentes ao evento toda a Direção, Coordenadores, Médicos, Enfermeiros, e outros profissionais do HRBA. Compareceram também representantes de instituições públicas e a imprensa local.
O evento educativo teve por objetivo também orientar os profissionais sobre a importância da hemodinâmica para os atendimentos de média e alta complexidade oferecidos pelo Hospital Regional, bem como esclarecer dúvidas seus procedimentos, como por exemplo, o cateterismo cardíaco, angioplastia, angiografia e outros.
O enfermeiro Domício Farias abordou o tema “Cateterismo Cardíaco” e informou com detalhes todo o processo de preparação, realização e pós-exame. Domício demonstrou exemplos de exames realizados com recursos de imagens radiológicas e vídeos dos procedimentos, fator importante para a maior compreensão dos presentes.
Dr. Jorge Hayashi, médico hemodinamicista responsável pelo serviço, mostrou o perfil dos atendimentos realizados, sendo 75% de exames de cateterismo, 9% de angioplastia e seguidos pelos demais exames ofertados. Hayashi entende que diversos fatores devem ser levados em consideração para o grande número de exames de cateterismo, como por exemplo, o sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e até o clima favorecem o aparecimento de problemas cardíacos nos pacientes da região, além da pré-disposição como pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade, taxas elevadas de colesterol e triglicérides, antecedentes familiares com histórico de infarto do miocárdio, estresse e tabagismo.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, o sucesso do se dá ao esforço que o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA, a Pró-Saúde, Organização Social que administra o Hospital e a Equipe do HRBA estejam fazendo para levar tecnologia e saúde, com segurança, qualidade e competência à toda População do Baixo Amazonas. “Alguns anos atrás pensar na existência de um Serviço de Hemodinâmica na região era um sonho. Com o Hospital Regional de Santarém, hoje esse sonho é uma realidade. A cada dia que passa o HRBA se torna cada vez mais abrangente, afinal esses 1.000 procedimentos realizados representam muitas vidas salvas e também muitos usuários que tiveram melhoria na sua qualidade de vida. Isso é motivo de muita alegria e orgulho!” afirma Hebert. No segundo semestre de 2010, o Serviço de Cirurgias Cardíacas será inaugurado e a Hemodinâmica ampliará ainda mais a sua atuação e importância.



quinta-feira, 4 de março de 2010

Diretor Geral e Diretores de Áreas do Hospital Regional visitam o Jornal de Santarém



Na manhã desta terça-feira (02), o Diretor Geral, Hebert Moreschi, o Diretor Técnico, Dr. João Batista, a Diretora de Enfermagem, Daniela Mota e a Diretora dos Serviços de Diagnóstico e Tratamento, Renata Cavalcante visitaram o Jornal de Santarém e Baixo Amazonas a convite da equipe de jornalismo para uma entrevista sobre os novos planos do HRBA para 2010. Os diretores foram recebidos pelo editor-chefe do Jornal, Alailson Muniz, e pelo repórter Marco UHL.
 Hebert iniciou a conversa falando sobre o funcionamento do Sistema de Saúde  e esclarecendo aos jornalistas dos procedimentos que os usuários devem fazer para ter acesso aos serviços do Hospital Regional. Enfatizou a importância da parceria com a Central de Regulação do município de Santarém, dirigida pelo Dr. Walter Sinumbú, e falou sobre as atividades desenvolvidas pela Central na gestão da demanda de atendimentos dos 19 municípios da Região Oeste do estado e a distribuição das vagas ofertadas pelo HRBA.
O Diretor Geral também comentou em detalhes sobre o estágio da implantação do Serviço de Radioterapia do Hospital Regional. Hebert informou que os equipamentos já foram comprados e pagos. Mas, que a empresa fornecedora não realizou a entrega dentro dos prazos acertados. Ainda foi informado que foram tomadas medidas judiciais para que essa situação fosse resolvida e que nos próximos meses os equipamentos faltantes serão entregues. Após o recebimento será realizado o procedimento de testes e solicitação de licença de funcionamento junto aos órgãos competentes. Esse processo é necessário para que todas as normas técnicas sejam respeitadas e a segurança do usuário esteja garantida.
Hebert também fez questão de frisar a importância de uma comunicação fluente com os meios de comunicação: “A imprensa e os meios de comunicação em geral exercem uma função importantíssima na sociedade. No nosso caso, levam informação e conhecimento sobre os serviços, funcionamento e das conquistas do  Hospital Regional em Santarém”, afirma o Diretor Geral.
“O Hospital Regional de Santarém está de portas abertas e a disposição para levar à Comunidade todas as informações necessárias sobre o seu funcionamento através de entrevistas a Jornais, Programas de Rádio e TV”, conclui Hebert.
Os agendamentos para entrevistas ou participação em qualquer atividade de informação à Comunidade podem ser feitos através da Assessoria de Comunicação (ASCOM) do Hospital Regional pelo email ascom.hrba@gmail.com ou telefone (93) 2101-6240.

Pró-Saúde promove capacitação em Hotelaria e Hospitalidade para profissionais de saúde da Região Oeste do Pará


 Nos dias 26 e 27 de fevereiro aconteceu nas dependências da Universidade do Estado do Pará o décimo módulo do Curso de Pós-Graduação em Administração de Serviços de Saúde, como o tema “Hotelaria e Hospitalidade”, promovido pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e Faculdade INESP (SP).
A capacitação contou com a presença aproximada de 40 profissionais de saúde de Santarém e de municípios vizinhos. O tema foi ministrado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar, Marcelo Boeger. O professor atua em cursos de Pós-Graduação de Gestão de Negócios e Hotelaria Hospitalar, é Mestre em Hospitalidade, Graduado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Hotelaria.
 Neste módulo os participantes puderam conhecer a fundamentação da Hotelaria na saúde, humanização da assistência, organização da equipe de atendimento, gestão da estrutura física e de apoio, terceirização de serviços de apoio, gestão de contratos, e por fim, a estruturação de processos. Hotelaria Hospitalar é a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes conforto, segurança e bem estar durante seu período de internação.
Segundo o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Regional, o próximo módulo de capacitação acontecerá nos dias 26 e 27 de março com o tema ainda a ser confirmado.
 
  
  
  
  
  
 

segunda-feira, 1 de março de 2010

Diretores do Hospital Regional participam de Programa de Rádio


 Na manhã deste domingo (28) o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, Hebert Moreschi, acompanhado pelo Diretor Técnico, Dr. João Batista, e pela Diretora dos  Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento (SADT), Renata Cavalcante, participaram do Programa “Eu sou Mulher” na Rádio Tropical AM, em Santarém.
O Programa levou a população informações gerais sobre o funcionamento do Hospital. O Diretor Geral do HRBA respondeu ao vivo todas as perguntas feitas por telefone pelos ouvintes da rádio. De maneira simples e clara, Hebert fez esclarecimentos sobre o papel do Hospital Regional no Sistema de Saúde do Oeste do Pará, sendo a referência de Média e Alta Complexidade na Região e os Planos para 2010. Dr. João Batista explicou aos ouvintes sobre o funcionamento de alguns serviços e realização de alguns procedimentos, como por exemplo, a Hemodinâmica, que atingiu na semana passada a marca de 1.000 (um mil) procedimentos realizados. Renata Cavalcante a interação do hospital com a Central de Regulação do município e Santarém e o sistema de agendamento das consultas, cirurgias e exames disponibilizados aos usuários.
O Diretor Geral também destacou a evolução do Hospital nos últimos dois anos, saindo de 160.000 atendimentos em 2008, para mais de 412.000  atendimentos em 2009.
Para Hebert Moreschi, imprensa e os veículos de comunicação em geral atuam como porta-vozes da comunidade. “Estamos sempre abertos aos convites para participar de programas e entrevistas, porque sabemos que a imprensa é a voz da comunidade, e a interação do HRBA com seus usuários é importantíssima para construirmos um Hospital Regional melhor a cada dia.”
 No próximo domingo o Programa da Rádio Tropical será especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e o Hospital Regional já confirmou sua participação com a presença da Diretora de Enfermagem, Daniela Mota e da Diretora dos Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento, Renata Cavalcante.
Qualquer dúvida, convite para participação de Programas de Rádio e TV, ou solicitação de entrevistas podem ser feitas à Assessoria de Comunicação (ASCOM) do Hospital Regional através do email ascom.hrba@gmail.com ou pelo telefone (93) 2101-6240.
 
  
  
 

Nota à Imprensa - Influenza H1N1


O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna informa, através da sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que em 2010, até a presente data, não recebeu nenhum caso suspeito de contaminação por Influenza H1N1.  O HRBA possui uma estrutura preparada para receber pacientes que necessitem de assistência para essa patologia.
Lembramos que informações serão noticiadas pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) do Hospital Regional através de notas oficiais e com publicação no BLOG do HRBA (http://blogdohrba.blogspot.com/).
Em caso de dúvidas ou informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação através do email ascom.hrba@gmail.com ou pelo telefone (93) 2101-6240.



Assessoria de Comunicação
Pró-Saúde – A.B.A.S.H.
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará