quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Hospital Regional de Santarém: Dr. Édson Ferreira Filho e Dr. Manuel Alvarenga são eleitos para novo mandato na Direção Clínica



No início do ano, os médicos que compõem o Corpo Clínico do Hospital Regional de Santarém realizaram a eleição para a Direção Clínica da Entidade. E mais uma vez, o Dr. Edson Ferreira Filho e Dr. Manuel Alvarenga foram eleitos como Diretor e Vice para representar a equipe médica junto à Diretoria do HRBA.
A Diretoria Clínica foi escolhida pela primeira vez em dezembro de 2007 com o objetivo de congregar os médicos do HRBA para oferecer um bom serviço à população do Oeste do Pará. Nesses dois anos, a Diretoria Clínica acompanhou as mudanças ocorridas no Hospital e hoje tem participação ativa junto à Gestão do HRBA.
Dr. Édson Filho e Dr. Alvarenga realizaram diversas atividades, principalmente como mediadores nas conversas entre o Corpo Clínico e a Administração, sempre objetivando a manutenção da qualidade dos serviços do HRBA.
 A Diretoria Clínica acompanhou a organização de diversos serviços, o início do processo das internações e realização de procedimentos cirúrgicos, negociações com as equipes das UTI(s), formação da Agência Transfusional, sendo o intermediador junto ao HEMOPA. Participou da ativação da Hemodiálise, Oncologia, da primeira Hemodinâmica em Santarém, Serviço de Imagem, com todos os seus modernos equipamentos e o Setor de Métodos Gráficos, com seus múltiplos diagnósticos. Acompanhou o sucesso nos atendimentos das Clínicas Pediátrica, Médica, Cirúrgica e Oncológica; a instalação da UTI Neonatal, única da região; a Neurocirurgia, Ortopedia, Cirurgia Vascular, Buco-maxilo, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Plástica Reparadora e Urologia.
Também auxiliou a Direção Geral na contratação da equipe de Anestesiologia, diversas especialidades ambulatoriais como a Cardiologia, Neurologia, Endocrinologia, Mastologia e outras. Neste mesmo período, acompanhou o processo de adequação do perfil do Hospital a sua razão de existir, que é para Média e Alta Complexidade.
Dr. Édson Filho diz que o Hospital Regional de Santarém está em uma nova fase e espera que os desafios sejam superados o quanto antes. Afirma também que pretende dedicar-se ao aprimoramento do Corpo Clínico através de cursos, congressos, jornadas e simpósios científicos, além de fortalecer a relação do hospital e equipe médica com a População de todo Oeste do Pará, atuando com palestras de prevenção e serviços voluntários de caráter social. “Para mim foi uma grande honra ser o primeiro Diretor Clínico do Hospital Regional de Santarém, junto com o Dr. Alvarenga, amigo de todas as horas. Nesse período enfrentamos alegrias e tristezas, grandes vitórias e algumas decepções, mas o saldo foi positivo. Agradeço ao Corpo Clínico do Hospital, meus colegas médicos, por terem depositado novamente a confiança para mais um mandato nesta diretoria. Aos que tem críticas, as recebemos para o nosso aperfeiçoamento e agradecemos pela sinceridade. Aos que tem elogios agradecemos pela força e encorajamento”, enfatiza Dr. Édson.
O Diretor Geral, Hebert Moreschi e os demais Diretores de Áreas, desejam muito sucesso a Dr. Édson e Dr. Alvarenga nesse novo mandato frente à Direção Clínica do Hospital Regional de Santarém e tem certeza que em 2010 a parceria com o Corpo Clínico será fortalecida, contribuindo ainda mais para a segurança, qualidade e melhoria contínua dos serviços do HRBA.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Hospital Regional atinge a marca de 1.000 Procedimentos de Hemodinâmica


A Sra. Albina Coelho Gomes, 72 anos, aposentada, moradora da comunidade de Piraquara, região do Lago Grande, interior de Santarém (PA), foi a milésima paciente beneficiada com o exame de cateterismo realizado no Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna. O Serviço de Hemodinâmica foi inaugurado no dia 05 de setembro de 2008, oferecendo à população da região o que há de mais moderno e atual em procedimentos de cateterismo cardíaco diagnóstico e tratamento percutâneo de doenças cardíacas, como exemplo: angioplastia transluminal coronária. Hoje o HRBA superou a marca de mil exames realizados.

Através de uma solicitação do cardiologista, a Sra. Albina realizou no HRBA o segundo cateterismo, o primeiro aconteceu há mais de seis anos. “No exame que eu fiz em Belém, senti muita dor, sentia até o cateter percorrendo as minhas veias, mas esse de hoje não senti nada. O exame foi muito bom e eu recebi muita atenção do médico e dos enfermeiros. Gostei muito e faria mais uns 10 cateterismos se fossem necessários”, afirma a aposentada.

Da comunidade de Boa Esperança, a 43 km de Santarém, a Sra. Izabel Coelho Batista também foi beneficiada por esse serviço especializado oferecido pelo Hospital Regional. A aposentada de 76 anos fez um cateterismo cardíaco pela primeira vez como diagnóstico para retornar ao cardiologista. “Gostei muito de poder ter realizado esse exame aqui em Santarém, senão iria precisar ir para Belém. Quero agradecer a todos do Hospital porque eles foram muito atenciosos comigo, me explicaram tudo o que iria acontecer”, enfatiza Izabel.

A Hemodinâmica é uma técnica de estudo por imagem dos caminhos das artérias e veias, tendo como principal característica o tratamento do infarto agudo do miocárdio através da angioplastia e implantação de endoprótese (Stent). O HRBA possui uma equipe de profissionais formada pelo médico hemodinamicista, Dr. Jorge Hayashi, um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem e um técnico em radiologia. Os exames duram em média de 15 a 30 minutos, conforme o procedimento realizado.

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Regional os usuários podem realizar os procedimentos de Cateterismo Cardíaco (cineangiocoronariografia), Angioplastia coronariana e renal com implante de endoprótese (Stent), Aortografia, Arteriografia renal, Angiografia de membros superiores e inferiores, Angiografia cerebral, Angiografia de carótidas, Implante de eletrodo de marca passo provisório, e Retirada de corpo estranho.

O procedimento mais comum realizado no Hospital Regional é o Cateterismo Cardíaco que é um método diagnóstico invasivo pelo qual é avaliada a presença ou não de entupimentos nas artérias ou (veias) coronárias com "placas de gordura", além do funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco. Somente o médico cardiologista pode recomendar esse exame.

Para realizar o Cateterismo Cardíaco é necessária a introdução de um cateter em um vaso sanguíneo para se chegar ao coração. O cateter pode ser introduzido por uma artéria ou veia a partir da perna (virilha que é a técnica femoral) ou do braço (técnica braquial) ou do punho (técnica radial). A escolha de uma ou outra técnica ficará a critério do médico especialista, tendo sempre em mente o maior conforto e segurança do paciente. Pelo cateter é injetado um líquido chamado de contraste que permite visualizar, por meio de um aparelho de raio-X, os vasos e cavidades do coração. Ao mesmo tempo em que o exame é visualizado pelo médico, outra parte da equipe grava as imagens em sistema informatizado. Assim fornecendo consideráveis informações sobre a função cardíaca.

O paciente eletivo, depois que solicita a marcação do exame através da Central de Regulação do município de Santarém, é encaminhado ao Hospital Regional. Uma equipe de profissionais recebe o paciente no setor de triagem do HRBA, onde é informado pelo médico responsável de todos os procedimentos que serão realizados. Na próxima etapa o paciente é preparado e encaminhado à sala de Hemodinâmica, onde acontece o exame. Depois da execução do procedimento invasivo o paciente fica em observação por seis horas e deixando o hospital no mesmo dia com o resultado do exame revelado e gravado em CD, além do laudo médico.

Várias são as causas que podem determinar a formação de placas na luz do vaso e conseqüente obstrução do fluxo coronário que levam os cardiologistas a solicitar o exame, como o diabetes, taxas elevadas de colesterol e triglicérides, antecedentes familiares com histórico de infarto do miocárdio, obesidade, hipertensão, estresse, tabagismo, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.

Para o Dr. Jorge Hayashi, médico hemodinamicista com experiência de mais de 18 mil procedimentos realizados, o Hospital Regional de Santarém está se preparando para realizar cirurgias cardíacas e já possui uma excelente estrutura de apoio, como o serviço de Hemodinâmica. “A tendência é aumentar ainda mais os exames hemodinâmicos no HRBA com o início das cirurgias cardíacas. Esses mil procedimentos realizados representam uma faixa significativa de pacientes da região que deixaram de viajar para outros centros para poder realizar os exames. A Hemodinâmica auxilia diversos procedimentos cirúrgicos, principalmente as neurocirurgias, como por exemplo, para diagnosticar os casos de aneurisma cerebral e outros”, afirma Hayashi.

Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a marca de 1.000 exames realizados é expressiva e mostra claramente a importância do HRBA para a região. “Pensar que já realizamos 1.000 procedimentos de hemodinâmica é algo muito significativo, principalmente porque os maiores beneficiados vêm do interior, muitas vezes de locais de difícil acesso e só conseguiriam atendimento indo para Belém”, afirma Moreschi.

“A cada dia o Hospital Regional de Santarém consolida a sua atuação e abrangência no Oeste do Pará. Saímos de 160.000 atendimentos em 2008 para mais 410.000 em 2009. Hoje temos 92% da estrutura em plena atividade. E no segundo semestre de 2010 temos a previsão de iniciarmos a realização de Cirurgias Cardíacas, a Obstetrícia de Alto Risco e a Radioterapia, aumentando ainda mais a abrangência de nossa atuação e levando assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade com segurança e qualidade a toda a População do Baixo Amazonas”, conclui Hebert.