quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Hospital Regional de Santarém é destaque no XXI Congresso Brasileiro de Infecção Hospitalar

Exposição de trabalhos do HRBA no Congresso


              De 07 a 10 de novembro, aconteceu na cidade de Santos (SP) o XXI Congresso Brasileiro de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, e o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, foi destaque entre os mais de mil trabalhos expostos. A Enfermeira Sheila Bezerra representou o HRBA e apresentou cinco projetos desenvolvidos no Hospital Regional de Santarém, sendo quatro através de painéis e um com apresentação oral.
Enf. Sheila Bezerra - CCIH/HRBA
           O HRBA expôs sua experiência com Avaliação de Processos na Prevenção de Pneumonia associado à Ventilação Mecânica na UTI Adulto, Avaliação das Medidas Preventivas de Infecção da Corrente Sanguínea relacionadas à Inserção de Cateter Venoso Central, Perfil Epidemiológico dos Acidentes com Material Biológico e o Perfil Epidemiológico das Infecções Hospitalares.
Momento da exposição oral
            Com o tema “Impacto das Intervenções Educativas na Adesão à Prática de Higienização das Mãos”, a Campanha Interna de Higienização das Mãos do HRBA, desenvolvida este ano para conscientizar os profissionais sobre a importância da lavagem correta das mãos, foi escolhida pelos delegados do Congresso para ser apresentada oralmente pela Enfa. Sheila e chegou a ser uma das maiores referências e destaques do Congresso. Os profissionais médicos e enfermeiros que atuam em hospitais de todo Brasil com controle de infecção elogiaram a criatividade e a metodologia que a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do HRBA criou para conscientizar usuários e profissionais sobre a maneira correta da lavagem das mãos.
            “O grande desafio é tentar criar coisas novas para despertar nos profissionais o interesse pelo tema e a equipe da CCIH do Hospital Regional de Santarém conseguiu isso com uma paródia musical e apresentação coreográfica abordando a lavagem das mãos. Fomos citados por diversas vezes servindo de referência para outros hospitais do Brasil e até dos Estados Unidos”, destacou Sheila.
            A empresa multinacional GOJO INDUSTRIES, sediada nos Estados Unidos, através da sua pesquisadora científica, Professora Elizabeth Denardo, solicitou cópia do vídeo e da paródia para expor em unidades hospitalares americanas como caso de sucesso brasileiro. A Enfa. Sheila também foi convidada a participar do lançamento de um produto à base em álcool gel fabricado pela multinacional que estuda cientificamente a eficácia do álcool gel no controle da infecção hospitalar.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, o sucesso das experiências desenvolvidas em Santarém é reflexo da qualificação, profissionalismo e comprometimento da Comissão e do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares do HRBA. “As infecções hospitalares serão sempre um grande desafio para qualquer serviço de saúde. Ele é ainda maior em hospitais do porte do HRBA, pelos serviços de alta complexidade disponibilizados e número de profissionais envolvidos na assistência. Mas, nossos indicadores estão alinhados ou estão superando os melhores referenciais existentes. Esse resultado só foi possível porque temos uma equipe comprometida, qualificada e extremamente atuante, que permite levar as nossas experiências de sucesso para outros hospitais do Brasil e do exterior”, conclui Hebert.



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Hospital Regional de Santarém: Obras de Ampliação das UTI(s) em ritmo acelerado entram em sua segunda fase





Iniciada na segunda quinzena de agosto, a ampliação das UTI (s) do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde, entrou em sua segunda fase. O investimento feito pelo Governo do Estado, apenas na obra, é de R$ 2,7 milhões para que o HRBA disponibilize a População do Oeste do Pará mais 20 leitos de UTI Adulto, 10 de UTI Neonatal, 10 de UTI Pediátrica e 09 de Cuidados Intermediários (UCI). Para os equipamentos, a previsão é de se investir R$ 3 milhões.
Dr. Erik acompanhando a obra.
Segundo o Diretor Técnico do Hospital Regional, Dr. Erik Jennings, o prazo previsto para entrega da obra está mantido. “Estamos com tudo certo para que até a final de janeiro a obra esteja concluída e pronta para receber os equipamentos”, afirma Erik. Em breve serão iniciados os trabalhos de implantação da rede hidráulica e elétrica, e acabamento externo.
Preparação para concretação da laje.
Atualmente, o Hospital Regional de Santarém atende uma população superior a um milhão de habitantes em todo oeste paraense com apenas 07 leitos de UTI Adulto, 07 de UTI Pediátrica, 07 de UTI Neonatal e 03 leitos de UCI. Com os novos leitos de UTI, o HRBA poderá ampliar a realização de procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias cardíacas e os transplantes.
“A partir do próximo mês iniciaremos a fase de cotação para aquisição de todos os equipamentos das novas UTI(s), uma etapa importante e demorada devido às especificações técnicas de cada equipamento”, destaca Dr. Erik.
Para o Diretor Geral, Hebert Moreschi, essa conquista trará enormes benefícios a nossa população. “A ampliação das UTI(s) permitirá a expansão dos serviços de alta complexidade e o atendimento aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Para essa conquista, destaco o trabalho do nosso Diretor Técnico, Dr. Erik Jennings, que teve atuação fundamental para que esse sonho fosse viabilizado. 2011 e 2012 foram anos de grande evolução para o nosso hospital, e em 2013, caminhamos para tornar o HRBA uma referência nacional em assistência de alta complexidade”, conclui Hebert.