sexta-feira, 14 de março de 2014

Santarém forma primeira turma de residência médica do Oeste do Pará

Formandos acompanhados dos Diretores do HRBA, Vice-Coordenador do COREME e Reitor da UEPA

Dois anos de estudos intensivos, atuação nos Hospitais Regional e Municipal, dedicação plena que terá recompensa por toda a vida profissional e pessoal dos jovens médicos Jéssica Lisette Toledo Echeverria, Mariana Cardoso da Silva, César Augusto Raizer Cossio e Débora Cristina Pereira da Silva, especialistas em Cirurgia Geral, como também da médica Mariana Neves Leite, especialista em Medicina da Família, todos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). A solenidade de formatura da primeira turma de residentes no interior do Estado, em Santarém, região oeste do Pará, aconteceu na noite da quinta-feira, 13, no auditório da UEPA e contou com a presença do Reitor da Universidade, Dr Juarez Antônio Simões Quaresma, além de representantes das coordenações das Comissões de Residência Médica e demais autoridades presentes. 

A solenidade iniciou às 19h30min e foi marcada pelo discurso emocionado e emocionante da jovem médica chilena Jéssica Toledo, que falou sobre o significado dessa conquista. Jéssica fez questão de discursar em português, conteve a emoção por várias vezes e recordou momentos que também foram passados em um vídeo de despedida da residência e entrada em uma nova fase. “Me perguntaram a pouco qual a experiência mais linda que você leva? E, eu respondi que são tantas, foram tantos amigos, desde o pessoal da limpeza até os mestres professores, pacientes. Eu ganhei muito em amizades, amor. Aprendi muito da vida e o verdadeiro sentido em ser médica, ser uma cirurgiã. Eu acho que a Saúde em Santarém é muito mais do que as pessoas pensam e vale muito a pena fazer residência aqui”, declarou Jéssica. 


O vice-coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Marcos Fraga Fortes, recordou que foram muitos os desafios para promover a interiorização do curso de medicina e também da Residência Médica. “Pra gente o significado é muito forte, porque embora tivéssemos muitos desafios, nós conseguimos fazer uma interiorização adequada de ensino possibilitando a essas pessoas partir para qualquer outro tipo de sub-especialização. E eles estão mais que capacitados para ocupar um lugar dentro da sua cidade em qualquer região”, enfatizou o médico que também é tutor da residência no HMS e HRBA.

O Reitor da UEPA, Dr. Juarez Quaresma, falou sobre os avanços acadêmicos na área da saúde. “A formação dessa primeira turma de residentes do Oeste do Pará  consolida todo um processo de implantação da área da saúde nesta região. Segunda-feira iniciará uma nova turma, com cinco novas residências e teremos o lançamento de mais um edital de residência médica com quatro novas especialidades para o Oeste do Pará e o nosso plano é avançar cada vez mais”, enfatizou o reitor que aproveitou sua vinda à Santarém para reunir com a classe acadêmica da área da Saúde e debater melhorias para o campus.

Em Santarém já existem em andamento as Residências Médicas em Cirurgia Geral (4 vagas), Medicina da Família (2 vagas) e Ortopedia e Traumatologia (2 vagas) e a partir deste ano passam a fazer parte do cronograma as Residência Médicas nas áreas de Pediatria (2 vagas), Clínica Médica (6 vagas), Cirurgia Videolaparoscópica (2 vagas),  Anestesiologia (2 vagas) e Cancerologia Clínica (2 vagas). 

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi falou sobre a importância da Residência Médica para a região. “É realmente um momento histórico para o Oeste Paraense. O Governo do Estado do Pará adotou como estratégia importante para o desenvolvimento da saúde a descentralização da formação de profissionais médicos. Além do curso de medicina, hoje já contamos com a residência médica em diversas especialidades. A Pró-Saúde e o HRBA estão honrados em fazer parte dessa história. Temos profissionais médicos excelentes e comprometidos que atuam como coordenadores e preceptores das residências. Isso foi fundamental para que esse sonho se tornasse realidade. Temos a certeza de que os especialistas formados aqui terão um papel importante para a mudança no cenário desafiador da saúde em nossa região”, conclui Hebert.



quinta-feira, 13 de março de 2014

HRBA realiza ação no Complexo do Mercadão 2000 alusiva ao Dia Mundial do Rim




Durante toda esta quinta-feira, 13, a equipe multiprofissional do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela parceria entre Governo do Estado e Pró-Saúde, por meio da Life Care, esteve na área do Complexo Alimentício do Mercadão 2000, um dos Mercados de maior movimentação de Santarém, Região Oeste do Pará, realizando a Campanha de Prevenção às Doenças Renais alusiva ao Dia Mundial do Rim, 13 de março, e tem como tema: “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”. Desde às 8h da manhã, até às 16h, foram disponibilizados à população teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações nutricionais, médicas e de enfermagem sobre obesidade, diabetes e hipertensão, doenças que podem ser relacionadas às doenças renais, além de panfletagem.

O Coordenador do Serviço de Hemodiálise do HRBA, Dr. Emanuel Espósito, falou sobre a importância da prevenção como melhor arma contra o adoecimento dos rins.  Segundo o especialista, existem testes rápidos que podem identificar facilmente pessoas propensas às doenças renais. “Nós passamos o ano inteiro acompanhando os pacientes que estão enfrentando as doenças renais e mais de 60% dos pacientes que fazem hemodiálise tem como causa a hipertensão e a diabetes, então identificar pacientes com alterações na glicemia e na pressão arterial já é uma medida de prevenção das doenças renais crônicas”, complementou.

O especialista orientou a população sobre mudanças de hábitos que podem trazer benefícios para a saúde, além de prevenir as doenças renais que geralmente surgem silenciosamente. “A doença renal ela precisa ser lembrada, a população pode pedir para o seu médico solicitar o exame da creatinina que é um exame rápido e barato, as pessoas precisam perder o hábito de tomar medicação sem prescrição médica, é importante praticar atividades físicas e manter uma boa alimentação além de ingerir água, então são medidas simples”, falou o médico que lamentou o aumento dos casos de pacientes renais crônicos na região.

Para o administrador do Complexo do Mercadão 2000, que possui cerca de 950 permissionários, além dos produtores rurais cadastrados na Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan) e atravessadores que atuam diretamente na feira, a ação veio de encontro aos anseios da população. “Aqui os permissionários e os feirantes não tem assim um tempo de sair e ir procurar um médico num Posto de Saúde, ou em um Hospital como está sendo ofertado aqui. Pra gente, isso é muito válido porque beneficia também as pessoas que vêm realizar as suas compras. Eu também vou aproveitar e fazer os exames”, falou sorrindo  o administrador Claudio Pimentel.

Atualmente, 142 pacientes são atendidos pelo Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), popularmente conhecido como Hemodiálise, tratamento que não promove a cura e sim ameniza o mal estar provocado pelo adoecimento dos rins. “Hoje é o Dia Mundial do Rim. Recentemente, nós tivemos o nosso Serviço de Hemodiálise ampliado, e mesmo assim já estamos com todas as vagas completas. Então, além de investirmos no tratamento, é necessário destinarmos esforços para a prevenção, que é sempre o melhor caminho. Por isso, nós estamos aqui trazendo informações para a população no Complexo do Mercadão para as pessoas que estão trabalhando e também para aqueles que estão realizando suas compras”, declarou o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Além da ação externa, no período de 18 a 21 de março, acontece no acesso principal do HRBA a campanha interna. Podem participar da campanha usuários, colaboradores, acompanhantes, além de familiares de pacientes renais em tratamento dialítico no HRBA, uma vez que segundo especialistas o fator genético também deve ser levado em consideração. No dia 27, a Campanha atenderá o Grupo de Obesos e Hipertensos do HRBA. 









quarta-feira, 12 de março de 2014

Melhores Práticas na Prática: HRBA é destaque na HEALTHCARE IT, Revista da Philips

Equipe que integra o Setor de Tecnologia da Informação (TI) do HRBA

Há pouco menos de um mês, no dia 6 de fevereiro de 2014, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, foi destaque na HEALTHCARE IT, Revista da Philips, pela implantação de um projeto piloto de gestão de organização de saúde, o TASY, que colocou um ponto final ao uso das planilhas tradicionais e iniciou um processo de implantação de um sistema integrado de gestão. O projeto é de responsabilidade da Área de Tecnologia da Informação (TI) do HRBA e inicialmente foi implantado no Serviço de Nutrição e Dietética (SND)

O texto de Gisélle G. Olimpio está disponível na versão impressa, com uma tiragem de 3.000 exemplares e também na internet no site www.healthcareit.com.br com link de página: http://www.cilatam.philips.com.br/pageflip/11/
Tecnologia implantada é destaque em revista e pode ser conferida na internet




terça-feira, 11 de março de 2014

Programa “Café com Diretor” presta homenagem às Mulheres que constroem o HRBA

Recepcionistas, enfermeiras, técnicas, administradoras, contadoras, médicas, telefonistas, serviços gerais, cozinheiras, terapeutas, fisioterapeutas, psicólogas, pedagogas, assistentes sociais, diretoras e tantas outras profissionais que atuam diariamente na construção e funcionalidade de um dos maiores hospitais do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, foram representadas nesta semana por 12 colaboradoras em mais uma edição do Programa “Café com o Diretor” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O programa foi instituído no HRBA há um ano e visa promover a Gestão Integrada e Participativa, além de fortalecer os laços de Humanização entre os profissionais dos diversos serviços do HRBA e nesta edição homenageou as colaboradoras Doralice Amazonas R. Miranda (SPP), Divanice Vieira dos Santos (CME), Silvia Sousa da Silva (Acolhimento), Isaura dos Santos Nascimento (UTI PED), Michelle Elis C. de Oliveira (Farmácia), Alana Calderaro Queiroz (Radioterapia), Mª Selma Rocha de Freitas (Agência Transfusional), Terezinha Leão (Agência Transfusional), Raimunda Carla Sá Serique (SHL), Maura Aparecida da Costa (SND), Vanessa Higenia B. Cesari (Engenharia Hospitalar) e Darlene Maria da Cruz Ferreira (Processamento da Roupa) em nome de todas as mulheres que trabalham no HRBA.

A Psicóloga e Coordenadora de Recursos Humanos do HRBA, Jeovânia Cruz, declarou que por meio do “Café com o Diretor” é possível promover a aproximação, troca de informações, identificar oportunidades de melhoria e ideias para o aperfeiçoamento contínuo dos processos e da qualidade assistencial do HRBA. Nesta edição as mulheres falaram sobre as suas conquistas. “Nós fizemos um Café com o Diretor bem diferente. Geralmente, nós mesclamos homens e mulheres, hoje nós chamamos só as mulheres, e aquelas que trabalham aqui no HRBA há mais tempo para que pudéssemos ouvir as histórias e também que elas se sentissem valorizadas. Tivemos histórias sobre o hospital, de como ele cresceu, de como elas também cresceram e construíram uma nova história em suas vidas”, afirmou Jeovânia.

A Auxiliar Administrativo do SPP, Doralice Miranda, caracterizou com um mútuo aprendizado o programa.  “É um privilégio participar do Café com o Diretor, eu estou há quase sete anos aqui e pela primeira vez participei de uma programação como essa onde cada setor mostrou suas habilidades, problemas, vitórias, conquistas e acredito que está tudo certo, foi um aprendizado também. Eu só tenho a agradecer, até porque eu adoro o que eu faço e daqui pra frente é pra melhor”, declarou a colaboradora que tem formação em pedagogia e atua em um dos setores de maior concentração de informações dentro do HRBA.

Entre as homenageadas durante o Café com o Diretor também estava a Técnica em Patologia Clínica, Maria Selma Rocha de Freitas, que atua na Agência Transfusional do HRBA.   “Eu só agradeço a Deus as horas e os momentos. O que eu puder passar de conhecimento eu passo, não quero guardar comigo o aprendizado. Assim eu posso aprender um pouco mais também. Foi muito bom conhecer a rotina das colegas. Jamais eu pensei que estivesse tão avançado o trabalho do CME. Eu gostei muito de saber das melhorias do HRBA, que só vêm a contribuir para o nosso crescimento”, complementou a Técnica em Patologia Clínica.

O programa “Café com o Diretor” acontece sempre na primeira semana de cada mês e além de estreitar laços também promove a integração, interação e humanização entre os diversos serviços do HRBA. Segundo o Diretor Geral, Hebert Moreschi, os resultados do programa tem sido excelentes. “Realmente o Programa “Café com o Diretor” tem sido um sucesso. É um momento de estreitar laços, compartilhar experiências e aprender com nossos profissionais. Nesse mês, tivemos uma programação especial, voltada para as nossas mulheres. Cerca de 73% de nossos profissionais são mulheres, ou seja, podemos dizer que as mulheres são as principais responsáveis pelo sucesso dos nossos resultados e construir um hospital melhor a cada dia”, concluiu Hebert.