sexta-feira, 18 de maio de 2012

Hospital Regional de Santarém: Sustentabilidade é o tema central da Semana de Enfermagem 2012.



“Enfermagem e a Sustentabilidade” foi o tema central da Semana de Enfermagem 2012 do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, ocorrida no período de 08 a 10 de maio. A programação foi extensa e contou com palestras, apresentação de projetos de sustentabilidade, exposições, danças, blitz educativa, músicas, gincana e sorteio de brindes para os profissionais e usuários do HRBA.
A abertura feita pelo Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, que falou aos presentes sobre a relação estreita dos serviços de saúde com a Sustentabilidade, como também da importância da equipe de enfermagem no desenvolvimento das ações sobre esse tema. Também enfatizou  que a Semana de Enfermagem do HRBA 2012 seria repleta de muitas informações sobre o assunto que é tão importante para o futuro de nossas próximas gerações. A Diretora de Enfermagem do HRBA, Daniela Mengon, fez uma apresentação de todos os projetos voltados à Sustentabilidade do Hospital Regional, como por exemplo, Projeto Economia de Copos Descartáveis, Projeto Implantação da Reciclagem do Óleo de Cozinha, Projeto Economia de Energia Elétrica, Projeto Reaproveitamento de Papéis e o Projeto da Árvore de Natal com Material Reciclável. A professora Nelcilene Panhano abordou a sustentabilidade em sua palestra para os profissionais presentes na programação de encerramento da manhã do primeiro dia.
À tarde foi a vez dos artesãos regionais das comunidades do interior de Santarém mostrarem suas obras de arte feitas a partir de materiais recicláveis, como papel, plásticos, garrafas pet, e também do aproveitamento do látex e sobras de madeira das reservas florestais que se transformam em lindos arranjos para decorações, utensílios domésticos, material para escritório e outros.
O segundo dia da programação foi bem diversificado com duas palestras desenvolvidas nos turnos da manhã e tarde, seguidos por uma exposição de diversos serviços do HRBA feitas no salão do acesso principal do hospital, como por exemplo, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, apresentado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o Grupo de Parada Cardio-Respiratória, Fonoaudiologia, Fisioterapia e da CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Os profissionais e usuários também puderam participar da palestra “Relações Interpessoais: Relações Humanas e a Inteligência Emocional”, ministrada pela psicóloga Thayane Pereira, durante a parte da manhã. No período da tarde o Educador Físico do SEST/SENAT, Rodrigo Martins, desenvolveu uma apresentação especial sobre a “A importância da Atividade Física para a Saúde”.
O encerramento da Semana de Enfermagem 2012 aconteceu em conjunto com o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A Equipe de Enfermagem e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), apoiados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) promoveram diversas atividades lúdicas, teatrais e uma grande gincana para envolver e conscientizar os profissionais e usuários sobre a importância da lavagem correta das mãos durante as atividades executadas no ambiente hospitalar e familiar para evitar a possibilidade de transmissão de doenças.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a Semana de Enfermagem foi sem dúvida um sucesso por movimentar todo o Hospital e conscientizar profissionais e usuários sobre diversos temas importantes, principalmente, a Sustentabilidade. “Com certeza absoluta, foi a melhor Semana de Enfermagem de já tivemos no HRBA. Esse ano nosso tema principal foi a Sustentabilidade. Apesar de ser um tema difundido mundialmente, em que se discuti a nossa qualidade de vida e a sobrevivência de nossas futuras gerações, é necessário transformar essa discussão em ações eficazes para que realmente possamos reverter um quadro que é extremamente preocupante. Estou muito feliz, pois com muita criatividade de nossa Equipe de Enfermagem, mais do que conscientizar todos os profissionais e usuários do HRBA sobre a importância do tema, conseguimos identificar e apresentar diversos trabalhos que tem resultado imediato para que a nossa relação com o meio-ambiente seja melhorada. A Semana de Enfermagem 2012 foi apenas o início do grande projeto “HRBA Sustentável”, que visa não somente educar e envolver nossos profissionais para uma mudança de atitude em relação ao meio-ambiente. Mas, principalmente, que eles sejam agentes transformadores, transcendendo os muros do hospital, levando essas informações para suas famílias, vizinhos e comunidade na busca de um novo comportamento”, conclui Hebert.

















quinta-feira, 17 de maio de 2012

Hospital Regional festeja o Dia do Trabalhador



O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, realizou uma programação especial para comemorar o Dia do Trabalhador, comemorado no dia 01 de maio. As atividades foram elaboradas pela Área de Recursos Humanos, em parceria com o Grupo de Humanização do HRBA.
Na primeira parte do dia, foi oferecido um café da manhã especial e atividades recreativas realizadas em parceria com o Programa Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, com ginástica laboral e brincadeiras lúdicas para os profissionais do HRBA.
No período da tarde, houve atividade de lazer com “Sessão Pipoca” para finalizar as comemorações do Dia do Trabalhador, proporcionando uma tarde descontraída para toda equipe, com o filme Toy Story 3, e realizando reflexões sobre trabalho em equipe e motivação. Também  foram sorteados diversos brindes  para os participantes.
Para a Diretora Administrativa e Financeira do Hospital Regional, Meredith Barcelos, o Dia do Trabalhador é um grande momento para confraternizar e festejar o esforço e a dedicação de cada profissional em fazer o Hospital Regional ser um dos melhores centros de saúde do Norte do Brasil. “Se hoje o HRBA é reconhecido como um dos melhores serviços de saúde do norte do país, isso se deve a todo o investimento que vem sendo realizado na valorização e desenvolvimento de todos que fazem parte dessa equipe vencedora. Sem isso, seria impossível atingirmos todas as conquistas que obtivemos até hoje. Afinal, nossos profissionais são o nosso maior patrimônio ”, afirma Meredith.

História

No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.
O Dia do Trabalhador é celebrado em diversos países no dia 01/05, no Brasil é comemorado desde 1985. É um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos sobre o tema.