quarta-feira, 23 de outubro de 2013

HRBA celebra Semana das Crianças com festa e entrega de brinquedos


As duas últimas semanas no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, foram de festa pela comemoração do Dia das Crianças, 12 de outubro. Este ano, a data foi comemorada em duas semanas de muita festa, distribuição de brinquedos, lanches e brindes, tanto para as crianças internadas no HRBA, quanto para aquelas que frequentaram a unidade de saúde nos ambulatórios, recepções, serviços de imagem e laboratório. A programação principal ficou por conta do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) em parceria com o Grupo de Assistência Espiritual do Serviço Psicossocial do HRBA, em parceria com voluntários da ULBRA e da Igreja Batista.
A Coordenadora do Grupo de Humanização do HRBA, a Psicóloga Gabriela Noronha Fortes, falou sobre o trabalho realizado nas dependências do Hospital Regional. “O GTH organizou uma ação diferenciada para as crianças que estão internadas ou mesmo de passagem pelo HRBA. Este ano nós tivemos o apoio de dois grupos da assistência espiritual, o da ULBRA, que apresentou para as crianças da clínica pediátrica um teatrinho de flanelas, que foi um momento de total descontração e o grupo da Igreja Batista, que ficou na capela e também nos ambulatórios. Eles fizeram apresentações teatrais, musicais e distribuição de presentes”, disse a coordenadora, após citar que as ações contribuem de forma significativa para a recuperação dos pacientes.
Além da contação de histórias, apresentação de teatro de flanelas e distribuição de brinquedos, as crianças puderam vivenciar outros momentos lúdicos. “Todos os anos, e em outras datas comemorativas, nós sempre buscamos meios de minimizar a dor e proporcionar um conforto aos nossos pacientes . Com as crianças a nossa preocupação é muito maior e a assistência espiritual têm essa função, de confortar, proporcionar alegria, e os “Doutores da Alegria”, que são nossos parceiros constantes, nos ajudam nesta missão”, enfatizou Gabriela.

Serviço de Nutrição e Dietética também realiza ação voltada para o Dia das Crianças

Celebrar o Dia das Crianças é algo que alegra muito quem recebe. Mas, principalmente quem faz o ato de acolher com amor as crianças, que em muitos casos, não receberiam nenhum tipo de lembrança nesta data. Com este sentimento, a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Regional do Baixo Amazonas, (HRBA), realizou no dia 12 de outubro a distribuição de lanches e brindes para as crianças que se encontravam na Clínica Pediátrica do HRBA.

A ação foi coordenada pelas nutricionistas Bartira Lopes e Dênia Pimenta, que presentearam cerca de 20 crianças internadas, ou que se encontravam de passagem pelo HRBA. “A ideia foi proporcionar alegria para as crianças. Muitas delas estão internadas e a gente procurou minimizar o desconforto de não estar em casa. Além disso, muitas crianças passam esse dia sem receber presentes ou mesmo uma atenção especial . O que nós fizemos foi acolhê-las com carinho”, disse Bartira.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Humanização e diversos serviços do HRBA voltado ao atendimento humanizado. “O HRBA é um hospital de média e alta complexidade e oferece aos seus usuários um serviço de qualidade e segurança. Mas, não tenho dúvidas que carinho, atenção e respeito ainda são o melhor remédio para quem passa vários dias, às vezes anos, realizando tratamento conosco. E esse é o nosso diferencial. Nosso Grupo de Humanização e todos os serviços do HRBA tem a preocupação de tornar o ambiente hospitalar mais receptivo, mais acolhedor, e acima de tudo, mais humano. Temos a certeza que isso influencia diretamente a interação com os profissionais de saúde, na adesão ao tratamento e nos resultados propostos”, conclui Hebert.

Fotos ações do GTH e SND










HRBA finaliza com sucesso atividades de sensibilização e incentivo à Doação de Órgãos


Durante todo o mês de setembro e primeira quinzena de outubro o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, realizou em Santarém inúmeras atividades de sensibilização e incentivo à Doação de Múltiplos Órgãos para Transplantes. Palestras internas, atividades extramuros, seminário para profissionais médicos e acadêmicos de medicina, além da I Caminhada de Sensibilização sobre a Doação de Órgãos que percorreu as principais ruas de Santarém foram algumas das ações realizadas pela Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) que também participou do “Çairé”, na Vila de Alter do Chão, maior manifestação cultural de Santarém, que desde 2008 faz parte do Patrimônio Cultural do Povo Paraense.

A abertura da programação contou com palestras para a equipe multiprofissional do HRBA, com o objetivo de formar multiplicadores. “Quando se fala em transplantes e captação de órgãos, o primeiro passo é sensibilizar a equipe multiprofissional interna do hospital para que eles tenham conhecimento de como ocorre todo o processo e serem multiplicadores de conhecimento. Desta forma, a CIHDOTT pensou em uma programação que abrangesse todos os setores, e colocamos em prática durante uma semana com palestras de orientação para os profissionais do HRBA”, declarou o Enfermeiro Renê Pimentel, vice-coordenador da CIHDOTT. 
 
Após uma semana de palestras internas o trabalho foi direcionado para a capacitação das equipes médicas e futuros médicos de Santarém e Região, através de um seminário específico sobre o assunto. “O seminário teve por objetivo o treinamento voltado a equipe médica no reforço da questão do diagnóstico da morte encefálica, no cuidado adequado com o potencial doador de órgãos, no cuidado geral com o paciente grave, no acolhimento da família e divulgar o HRBA como um futuro centro de transplantes no Oeste do Pará, e quem sabe Região Norte do País”, falou o médico cardiologista Antônio Carlos, Coordenador da CIHDOTT. 
 
Durante os festejos do “Çairé”, festa com mais de 300 anos de tradição, que aconteceu de 19 a 23 de setembro, a equipe da CIHDOTT também realizou panfletagem sobre a importância de se comunicar a família em vida sobre a vontade de ser um doador de órgão. Entre o público presente, inúmeras autoridades tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas no que se refere a captação de órgãos para transplantes e sensibilização sobre o tema. “É importante que este assunto seja debatido mais profundamente para que a população possa desmentir mitos e inverdades. Eu sugiro que a Câmara possa realizar uma sessão especial para debatermos abertamente este assunto tão importante”, declarou o Prefeito de Santarém, Alexandre Von.

No dia 27, dia Mundial e também Nacional do Doador de Órgãos para Transplantes, aconteceu a I Caminhada de Sensibilização para a Doação de Órgãos que reuniu dezenas de pessoas desde o início de seu trajeto, em frente ao HRBA, até o final do percurso na Orla da cidade. A Caminhada passou por ruas e avenidas importantes e além de colaboradores, pacientes e estudantes, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santarém também aderiu a causa. “Nós precisamos cada vez mais de iniciativas que mostrem à população o que está sendo feito para melhorar a saúde em Santarém. A Caminhada ajuda a chamar a atenção para um tema muito importante que é o da doação de órgãos e isso é muito gratificante”, falou a Vereadora Marcela Tolentino que com o Vereador Marcílio Cabral percorreram todo o percurso da Caminhada.

No mesmo dia, enquanto a caminhada ganhava as ruas de Santarém a equipe da CIHDOTT realizava a sexta captação de múltiplos órgãos. A doação aconteceu graças a sensibilização da família de um jovem de 22 anos que estava internado no Pronto Socorro Municipal, vítima de acidente de trânsito. A captação aconteceu no HRBA. “É muito importante esta iniciativa do Hospital Regional de capacitar novos profissionais para realizarem esse trabalho de sensibilização e busca. Aqui há toda uma estrutura moderna que dá condições de realizar este procedimento e nós agradecemos sempre e em primeiro lugar à família dos doadores que mesmo em um momento de dor se propõe a fazer este ato de amor”, falou o cirurgião hepatologista Luiz Nazareno Moura que acompanhou o processo de captação. A captação realizada em Santarém viabilizou o primeiro transplante hepático da Amazônia.“É um avanço para a medicina do Estado do Pará e de toda a Região Norte. Já temos entre nove e dez anos de trabalho de captação e até então todos os fígados eram transplantados fora e agora podemos beneficiar os nossos receptores daqui da Região Norte”, complementou o cirurgião.

No dia 16 de outubro, Dia Mundial do Pão e da Alimentação, foi realizada pelo Sindicato dos Panificadores e Confeiteiros do Oeste do Pará - SIPCOP, a distribuição de 22 mil pães nos bairros Jutaí, grande área do Santarenzinho, Mercadão 2000 e Mercado Municipal. Nesse dia o SIPCOP, em parceria com o HRBA realizou uma campanha de sensibilização da população para a doação de órgãos. O Presidente do SIPCOP, Gilmar Pastana falou da parceria com o Hospital Regional. “Pelo terceiro ano, nós fazemos a doação de pães em comemoração ao Dia do Pão. Neste ano unimos forças com o Hospital Regional do Baixo Amazonas para fazermos um trabalho maior, que é falar sobre a doação de sangue, médula óssea e órgãos”, informou o presidente após enfatizar o tema da ação deste ano “Divida o pão, compartilhe a vida e doe alegria. Seja um Doador de Sangue, Médula Óssea e Órgãos”.

Ainda no dia 17 de outubro, quinta-feira, a Direção do HRBA e a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplantes, participaram do lançamento regional do Banco Social de Órgãos em Santarém. Durante a solenidade, o Presidente da Federação das Industrias do Estado do Pará - FIEPA, José Conrado Santos, falou sobre a importância do lançamento do Banco Social de Órgãos, e que isso é viável porque Santarém possui atualmente um dos melhores hospitais públicos do norte do país, o HRBA, destinado a procedimentos de média e alta complexidade e que já realizou inúmeras captações de órgãos com sucesso. Lembrou também que a última captação de órgãos realizada pelo HRBA resultou no primeiro transplante de fígado da Região Norte do Brasil.

Com tantas ações para divulgação e sensibilização da população sobre a importância da doação de sangue, médula óssea e órgãos, a Câmara Municipal de Santarém encaminhou no dia 19 de outubro Moção de Aplausos a toda “Família HRBA”, como também para a família do doador de órgãos captados no Hospital Regional, que resultou no primeiro transplante de fígado da Região Norte. A Moção de Aplausos foi de autoria do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Vereador Henderson Pinto e teve a assinatura de todos os parlamentares santarenos no dia 2 de outubro de 2013. O documento foi endereçado à Direção do HRBA, Equipe Médica e Familiares do Doador de Órgãos.


Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, o trabalho desenvolvido pela CIHDOTT tem sido fundamental para a sensibilização de Santarém e Região quanto à Doação de Órgãos para Transplantes. “Parabenizo a CIHDOTT do HRBA pelo excelente trabalho que vem sendo realizado em prol da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Ele tem sido fundamental e tem contribuído para que possamos mudar um cenário ainda muito desafiador em relação aos transplantes no Brasil. Temos milhares de pessoas aguardando um órgão para que possam ter a oportunidade de renascerem. O número de doações ainda é pequeno, muito em função da falta de informação adequada sobre o que é a doação de órgãos. O HRBA caminha a passos largos para ser um centro de transplantes na Região Norte do País. Mas, não existem transplantes se as doações não ocorrerem. Por isso, é necessário que nossa sociedade esteja comprometida com esse projeto e que tenha a plena consciência que a doação de órgãos é um ato de amor, de cidadania e, principalmente, de valorização da vida”, concluiu Hebert.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

HRBA é parceiro da 1ª. Corrida contra o Câncer de Mama


Equipe do HRBA após a I Corrida e Caminha Contra o Câncer de Mama
No último sábado, 19, a Orla da Cidade ganhou uma coloração diferenciada devido a realização da 1ª. Corrida contra o Câncer de Mama realizada pela empresa de serviços de saúde, Sanclin. Por toda parte o rosa chamava a atenção para uma causa muito importante, a prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, doença que todos os anos mata milhares de mulheres e homens e que se diagnosticada precocemente possui grande chances de cura. O evento teve aproximadamente 30 minutos de prova em um percurso de 5 quilômetros de corrida e 2 quilômetros de caminhada, saindo da Praça do Pescador e percorrendo as principais vias do Centro de Santarém.
 
Dr. Bruno Moura e equipe HRBA
De acordo com um dos coordenadores do projeto, o médico radiologista Bruno Moura, o evento iniciado na década de 90 teve a participação maciça da população santarena. “Este movimento começou com uma corrida em Nova York na década de 90, foi a primeira corrida contra o câncer de mama. Depois esse movimento se tornou mundial onde vários prédios públicos, estabelecimentos comerciais são iluminados de rosa. A Sanclin começou a fazer parte desse movimento e estamos muito felizes com o resultado. As nossas expectativas foram superadas e a população aderiu a causa”, informou Dr. Bruno.

Equipe do HRBA com Valber Pereira Sousa, colaborador do SHL
Representando o Hospital Regional do Baixo Amazonas, diretores e  inúmeros profissionais participaram do evento, uma ação voluntária demonstrou o comprometimento de toda Equipe HRBA com as causas voltadas à saúde coletiva. O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância da realização de ações de sensibilização e conscientização na luta contra o câncer. “ Parabenizo o Dr. Bruno Moura e todos os profissionais da Sanclin pela realização da 1ª. Corrida contra o Câncer de Mama. Foi um evento maravilhoso e que chama a atenção para uma nobre causa: a prevenção e diagnóstico precoce do tipo de câncer que mais causa mortalidade entre as mulheres de todo o mundo. O HRBA e toda sua equipe é parceiro desse evento e de qualquer ação que tem por objetivo levar informação e qualidade de vida para nossa população”, afirmou Hebert.














 
 

HRBA presta homenagem alusiva ao Dia do Médico

Profissionais fazem oração em agradecimento pela data.

Na última sexta-feira, 18, os médicos e residentes do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, foram convidados a participarem de um café da manhã em comemoração ao Dia do Médico. A comemoração iniciou às 8h e foi coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e pelo Setor de Recursos Humanos (RH) que juntos promoveram homenagens alusivas a data. A programação contou com um ato ecumênico, café da manhã e distribuição de chocolate como forma de agradecer aos profissionais por toda dedicação, carinho e profissionalismo no desempenho das suas funções diárias na luta para salvar vidas. Profissionais em atendimentos clínicos e no Centro cirurgico também receberam homenagens.

 
Na segunda-feira, 21, a Direção Geral do HRBA recebeu da Câmara Municipal de Santarém , uma Moção de Felicitações aos Médicos, o documento é de autoria do vereador Dayan Serique. "O médico é um dos mais importantes profissionais presentes em nossa sociedade. Sua função está ligada á manutenção e restauração da Saúde. Este profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem estar físico, mental e social dos indivíduos" ressaltava parte do texto extraído da Moção de felicitações da Câmara Municipal de Santarém.
Profissionais em culto ecumênico no auditório do HRBA