quinta-feira, 12 de julho de 2012

Hospital Regional de Santarém realiza a segunda Captação de Órgãos para Transplantes



Aconteceu na tarde da última quarta-feira, 11, e durou mais de 4h a cirurgia para segunda captação de órgãos  no Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, em Santarém, Oeste do Pará. A pedido da família, não foram divulgadas informações sobre o doador.
Neste segundo procedimento foram captados rins e córneas e encaminhados para Belém, sendo que as córneas já foram transplantadas em dois pacientes, um da capital e outro da cidade de Altamira. Os rins foram encaminhados para a Central Nacional de Transplantes, em Brasília, para transplantes em outros hospitais do país.
Participaram desta segunda captação a equipe da Central de Transplantes do Pará, composta pelo Dr. Maurício Iase, Dr. Luiz Nazareno Moura e pelo Enfermeiro João Paulo Nascimento. Também acompanharam o processo de captação Dr. Charles Pará, anestesiologista, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes - CIHDOTT do HRBA, Dr. Antônio Carlos, Coordenador das UTI(s), Dr. Emanuel Espósito e a médica residente Dra. Jéssica Toleto. “Quero destacar a importância do trabalho da equipe da UTI Adulto do HRBA que realizou perfeitamente o processo de manutenção do doador até a hora da captação”, ressalta Dr. Emanuel Espósito.
Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, essa segunda doação mostra a sensibilização da População do Oeste do Pará para a importância de se realizar a doação. “Estou muito feliz com a segunda captação de órgãos no HRBA. Estamos desenvolvendo um trabalho contínuo de conscientização sobre a importância da doação. Claro que entendemos perfeitamente que é um momento complexo para a família do doador. Mas, esse ato representa vida para muitas pessoas. Agradeço a família do doador pela decisão tão nobre que foi tomada. Que ela represente um estímulo para outras famílias que passarem pela mesma situação. Parabenizo também a nossa equipe pelo brilhante trabalho realizado. Estamos caminhando a passos largos para a implantação dos transplantes ainda esse ano no HRBA, o que representa uma salto gigantesco para o desenvolvimento da saúde em nossa região”, conclui Hebert.